Jackson 5 em Trinidad e Tobago


'Em 1978, eu era recém-saído da faculdade com grandes sonhos de ser um escritor e fotógrafo. Michael Jackson era nascido no mesmo ano que eu, e já tinha uma carreira de popstar. Com seus irmãos, ele cantava e dançava desde os cinco anos de idade e, no dia que ele chegou em Piarco, tinha registrado um número imponente de canções de sucesso, tanto com seus irmãos quanto como artista solo.

Os concertos em Trinidad e Tobago constituiriam uma parte da história do grupo, que tinha acabado de deixar a Motown e assinado com a Epic Records. Seu pai não os acompanhava, mas havia um 'homem grande' com eles, que as pessoas confundiram com Joe Jackson, disse Frank.

Os Jacksons chegaram a Trinidad em fevereiro de 1978, eles se hospedaram no Hotel Hilton, em seguida. Eles realizaram um desejo, quando eles foram apresentados a Miss Universo Janelle. Aqui eles realizaram três shows, dois no Parque da Rainha Savannah em Port of Spain e um em Skinner Park, San Fernando.

Através de uma confluência de eventos e oportunidades, acabei em uma pequena sala de reuniões no Hotel Hilton, onde os Jacksons foram atender artistas locais um dia antes do primeiro de seus concertos. New A Aguiton lfred, da empresa de relações públicas, AMPLA, teve a  ideia de trazer Penny Commissiong para encontrar os meninos. Seu irmão, William, trabalhava no hotel e facilitou o pedido, e assim veio a acontecer que o primeira Miss Universo negra veio atender o futuro Rei do Pop.






E eu era o único fotógrafo no quarto. Armado com Pentax o K1000 e um pequeno flash, eu registrei o encontro. A foto resultante de Penny e Michael agradou muito os representantes da Epic, que pediu cópias que foram prontamente divulgadas para a imprensa internacional.

Michael era o mais quieto do grupo, inclinando a cabeça como se o peso de seu enorme cabelo afro fosse um pouco demais para ele, falando um tom mais baixo do que seus irmãos e quando respondia, o fazia com um sorriso tímido.

Thriller, cirurgia cosmética e vitiligo ainda estavam no futuro deste jovem. A seu pedido, John Cupido e eu o acompanhamos  até o topo da Picton Road em Laventille, seus seguranças o acompanhavam em um carro, a uma distância respeitosa.

O jovem negro magro, com seus cabelos enormes que balançavam na brisa da tarde, caminhou ao longo da estrada, acenando, apertando as mãos e conversando com as pessoas surpresas, que descansavam em suas varandas numa tarde de domingo quente e ensolarado. Eu fotografei o encontro inteiro, e me disseram que eram seus scrapbooks,  as memórias de suas viagens.


Em troca de alguns 'trocados', eu entreguei meu filme deste passeio. Em algum lugar nas propriedades recolhidas de Michael Jackson, às vezes eu imagino, está um scrapbook antigo, cheio destas imagens, imagens que eu nunca vi.

Nós nos dirigimos de carro à noite, a caminho de Skinner Park, em direção a uma multidão que aguardava as estrelas pop. Mãos pressionadas contra o vidro fumê, tateando a maçaneta da porta do backdoor.

Eu não tinha conseguido fechar a porta, e ela se abriu com um barulho de gritos, agora claramente audível. Uma mão me empurrou de volta para meu lugar e fechou a maçaneta da porta com firmeza, abafando o som da multidão.  Ainda em choque, eu ouvi o grito do segurança: "Você nunca, nunca esqueça de trancar a porta."

Entrevista com Michael por telefone, da Califórnia, em 03 de agosto de 1978

LR Você tem sido visto com Janelle Penny Commissiong, a ex-Miss Universo. É um romance?

MJ [Risos] Essa é uma pergunta difícil de responder. Como a maioria das pessoas, você pode me ver com Tatum [O'Neal] e Janelle, elas são amigas, e [risos] ... Eu converso com elas. Não sei como descrever isso, realmente [mais risos]. Eu não sei o que dizer.

Toledo Blade, 08 de agosto de 1978

(uma pessoa próxima): 'Michael Jackson gastou $ 80.000 do seu salário do filme The Wiz  em um Rolls Royce novo - um presente para si mesmo - e passou para a fase 2: ele está aprendendo a dirigir para que ele possa convidar Janelle Commissiong, ex-Miss Universo, para o estréia do filme no dia 24 de outubro.'

Jermaine Jackson, 1984

'Mas ele tem outras mulheres, incluindo uma ex-Miss Universo e Tatum O'Neal.'

Mais imagens dessa viagem






O depoimento da menina acima se encontra publicado aqui












Título original do texto: 'Encontro com Michael Jackson' by Mark Lyndersay - publicado no 'Guardian', domingo 28 de junho de 2009.