A premiação ''MTV Video Music Awards'' em 2002


 Em 29 de Agosto de 2002, durante a cerimônia do MTV Video Music Awards que aconteceu no Radio City Music Hall em New York, Michael Jackson recebeu um prêmio especial. No início do show da MTV, a cantora Britney Spears chegou ao palco para apresentar o prêmio.

Como era o aniversário de Michael Jackson, havia um enorme bolo de quatro camadas, branco com notas musicais pretas e estrelas prateadas posicionadas nas costas. O prêmio, uma clave de prata, estava sobre a mesa com o bolo.

Britney Spears começou com as seguintes palavras:
"Estou muito feliz por estar aqui com vocês em New York em uma noite tão especial, e é mais especial porque é o aniversário de alguém especial, é alguém que me inspirou e a quase todos nesta sala e no mundo. Eu o considero o Artista do Milênio. Ele é um verdadeiro inovador que foi pioneiro da verdadeira arte do vídeo musical, quebrou inúmeras barreiras e vendeu mais discos do que qualquer outro artista ao longo do caminho. Então, feliz aniversário meu amigo, o Rei do Pop."
Então Michael entrou no palco para a introdução de Billie Jean e recebeu uma ovação de pé da plateia. Ele abraçou Britney Spears, recebeu o prêmio e caminhou até o microfone para o seu discurso de aceitação:
"Bem ... Deus lhes abençoe... Eu também amo vocês... [ele fala para os fãs que o chamam] Muito obrigado, Britney Spears, você está maravilhosa. Quando eu era um garotinho em Indiana, se alguém tivesse me dito... se alguém tivesse me dito que um dia eu estaria recebendo, como músico, o prêmio Artista do Milênio, eu não teria acreditado [risos]. É realmente incrível, não posso acreditar, muito obrigado. Mas há umas duas pessoas que tenho que agradecer a quem fez isso possível. Primeiro, eu gostaria de agradecer a Deus que torna todas as coisas possíveis. Minha mãe, Joseph Jackson, Katherine Jackson, Trudy Green, Howard Koffman, o gênio de John McClain, John Brenka, Berry Gordy, Diana Ross, Gladys Knight, Quincy Jones, eu te amo. David Blaine, sua magia é real e eu acredito em você. E eu gostaria de agradecer... Eu acho que James Brown é um gênio. E todos os fãs ao redor do mundo, eu amo vocês. Deus lhes abençoe. Obrigado."



Então Michael fez o sinal de paz, levou o prêmio, olhou novamente para o bolo e saiu do palco.


A Controvérsia

Na mesma noite houve uma controvérsia - se MTV realmente havia dado a Jackson um prêmio Artista do Milênio. É fato que MTV havia prometido honrar Michael Jackson com um prêmio especial naquele evento.

Mais tarde, MTV fez piada de todo o evento e isso aconteceu durante a queda de MJ com a gravadora Sony. Ou MTV fingiu que lhe entregaria tal prêmio, ou houve um "mal-entendido" de como ele estava sendo honrado naquela noite, coincidindo com seu aniversário pelo caminho.

Mas, aparentemente, ninguém avisou aos funcionários que dirigiam o site da MTV, porque eles haviam publicado as informações sobre o prêmio Artista do Milênio no site da MTV naquela noite:
''Um prêmio sem precedentes, Michael Jackson, o Artista do Milênio!''

Posteriormente, MTV se defendeu:
''Michael aparentemente ficou confuso, não entendendo o conceito de seu aniversário ou o grande bolo de aniversário no palco, e em vez disso, acreditou qeu MTV estava lhe honrando com um prêmio Artista do Milênio. Para este momento inestimável na história do Vídeo Music Awards, nós temos vindo a tentar lle entregar um autêntico Prêmio do Milênio desde então, mas ele nunca apareceu para recebê-lo.''
Vale lembrar que em 18 de Maio de 2000, Michael Jackson já havia recebido um legítimo Prêmio Artista do Milênio das mãos do príncipe Albert de Mônaco [imagem abaixo]. 
A matéria completa se encontra publicada aqui



O vídeo do VMA 2002 



As imagens 













Cm Hefner da Playboy









Fontes: 
Imagens do meu arquivo
http://www.mtv.com
http://www.mjjcommunity.com