As Memórias de Corey Feldman (03)


Texto extraído do livro Coreography: A Memoir de Corey Feldman

'Quando eu voltei para a casa de meus avós, eu estava muito feliz, pulando de cá para lá, ansioso com a espera. Mas quando eu disse à minha avó que Michael Jackson iria ligar para mim, ela me disse com os olhos perplexos: ''Você não acha que eu tenho coisas melhores para fazer?"

Bem, minha avó estava certa. Mas, eu estava sentado por horas à espera para essa chamada. Me recusei a comer o jantar. Eu só queria ficar na sala de estar, estava lá o tempo todo esperando - até as onze da noite quando meus avós me forçaram a ir para a cama. Minha avó me levou para o quarto e, tentando me consolar, ele disse:

"Ele é um homem ocupado, Corey. Você não pode acreditar em tudo, você sabe.''

Era verdade. Então, quando ele finalmente telefonou, eu quase desmaiei de emoção. Nós conversamos por duas horas e meia, até uma hora da noite. Era como falar com alguém da minha idade. Ele falou sobre Paul McCartney, Say, Say, Say, infelizmente o meu conhecimento sobre os Beatles se limitava a esta canção.

Então ele me disse que McCartney tinha escrito uma música para ele no final dos anos setenta.

"Se chama Girlfriend", disse ele. "Você a conhece?"

"Uh, eu não tenho certeza." 

Eu não conhecia essa música, mas eu não queria que ele soubesse.

"E como é que a melodia?"

Ele cantou o refrão. Meu Deus, pensei, Michael Jackson cantando para mim no telefone.

Pouco antes da conversa terminar [eu já não conseguia manter os olhos abertos], eu perguntei se nós poderíamos ser amigos.

"Claro, nós vamos ser amigos", disse ele.

"Tem certeza?"

"Sim!"

"Mas como você sabe?"

"Porque agora eu tenho o seu número de telefone. Eu já anotei na minha agenda.''

Esta é uma outra coisa que eu me lembro muito bem.

Conhecer o lendário artista era algo incrível. Mas manter contato - era uma história diferente. Naqueles dias não havia telefones celulares, internet, Michael estava constantemente viajando pelo mundo, vivendo em uma espécie de "bolha" a qual ele próprio havia criado em torno de si. 

Todos os meses, o seu número de telefone era alterado. Eu tomei consciência disso, um dia, quando eu telefonei e a secretária eletrônica informou que o número selecionado tinha sido desconectado.

"Acabou!", eu pensei. "Eu não vai falar comigo nunca mais." 

Mais tarde, ele explicou que era algo que ele fazia com frequência.

"Não, bobo, eu não mudei de número por causa de você", disse ele. Então eu aprendi cedo que quando Michael trocava seu número privado, também eram alterados todos os outros números.

Naquela época, ele vivia em Hayvenhurst em Encino, a casa da família Jackson. Na casa havia um estúdio de gravação com instalações de produção e um número de escritórios, incluindo espaço para o assistente pessoal. 

Cada área tinha a sua própria linha de telefone, com os números em sequência. Por exemplo, se o número privado de Michael fosse 788-8234, significava que os outros números [da casa, estúdio, escritórios e o segurança no portão] seriam 788-8235; 8236; 8237, etc. 

Então, se ele trocasse o número privado, geralmente eu também poderia encontrá-lo. Assim que eu digitava o número de sequência, alguém respondia "MJJ Productions" ou "MJJ" até encontrar o número do seu quarto.

Michael tinha uma coisa, quando você se tornava um amigo próximo, ele se comportava como uma pessoa normal. Se você ligasse para o seu quarto privado, não passava por um assistente, era ele próprio quem atendia. E as chamadas não tinham um processo de verificação, mas um grande senso de humor.

Michael era realmente muito bom em simular diferentes vozes. Uma de suas imitações favoritas era a voz do clássico conservador americano, semelhante ao que faz o comediante Dave Chapelle, quando imitava ser branco. 

Michael, por vezes, atendia o telefone com essa voz. Se alguém ligasse para Michael sem conhecer a brincadeira, ele poderia dizer: "Aqui não há nenhum Michael Jackson. Eu não sei de quem você está falando, senhor."

Mas se você fosse seu amigo, reconheceria imediatamente a voz, que mudava imediatamente para o familiar falsete.

"Oh, Olá, Corey, como você está?" Esta era uma maneira de ele evitar falar com algumas pessoas.

Outras vezes, ele pegava o telefone sem dizer uma palavra. Eu ouvia o receptor e dizia: "Olá? Hey, Michael! Você está aí?" Mas do outro lado, eu sentia apenas o silêncio. Isso me deixava realmente irritado. Normalmente, depois de uma longa pausa, e então ele começava a falar, mas às vezes, o silêncio durava literalmente por dez a quinze minutos. Claro, a maioria das pessoas desligava o telefone. Mas não um adolescente teimoso.

Ocasionalmente, eu podia ouvir um som estranho, como se alguém estivesse batendo o receptor sobre uma superfície dura. Perguntei a Michael sobre isso e ele respondeu que era provavelmente [o chimpanzé] Bubbles.

''Se ele ficar solto, às vezes, ele tenta atender o telefone."

Os trabalhos sobre Goonies estavam prestes a terminar, Michael e eu nos falávamos regularmente a cada duas semanas. Durante este tempo, eu decidi convidá-lo novamente para vir ao set como meu convidado pessoal.

"Há tantas outras coisas para ver", eu disse. "Você não viu todas as nossas aventuras."

"O que você quer dizer?"

"Eu gostaria de organizar um passeio privado, para que você possa ver o interior do navio pirata e todos os lugares secretos. Eu quero lhe mostrar como as coisas funcionam aqui. "

Eu também queria mostrar meu camarim. Quando você é uma criança e você tem um amigo, você não pode esperar para mostrar o seu quarto. Neste caso, o quarto era meu camarim da Warner Brothers Studios.

Michael permaneceu em silêncio por um longo tempo, e isso começou a me deixar nervoso. Finalmente, ele perguntou:

"O que eu devo vestir?''

Muitos anos se passaram antes que eu percebesse que a magia de Michael é um componente integral de seu gênio como artista. Óculos, trajes, lantejoulas, e até mesmo sua colônia - tudo estava subordinado à sua arte. Uma imagem que ele nunca negou. Não era mais Michael Jackson. 

Só mais tarde, eu comecei a realmente prestar atenção a todos esses detalhes. E, claro - eu queria imitar meu ídolo. Tudo o que ele fazia se tornava um modelo para mim, eu mesmo experimentava. Mas então eu simplesmente não entendi e eu pensei que seria bom vê-lo em roupas casuais.

"Não tem um jeans simples e camiseta?", eu perguntei.

"Claro, eu tenho'', disse ele.

Eu tinha planejado a visita no sábado, quando Hollywood não estava tão agitada como de costume. Eu, pessoalmente, arranjei a sua visita e informei os responsáveis através de Stephen. Mesmo Richard Donner. 

A entrada principal da Warner Brothers, eu mesmo verifiquei a passagem no posto de controle. Mas quando ele chegou em um Mercedes preto com vidros completamente escuros, ele usava sapatos pretos, meias brancas, calças pretas e uma de suas jaquetas absurdas, cravejada de lantejoulas. Seu cabelo estava perfeitamente enrolado, óculos na ponta do nariz, como de costume.

"Onde está o jeans?", eu perguntei.

Ele olhou as calças:

"Estas calças são jeans."

"Oh!" Eu disse ceticamente. "E, se ficar sujo, você não se importa?"

"Sim, tudo bem!"

E aqui eu notei que ele tinha trazido com ele Emmanuel Lewis. Tudo estava indo de acordo com o meu plano: Eu conheci outras crianças que eram seus amigos. Finalmente, eu fazia parte das pessoas próximas de Michael Jackson.''

Parte 1