Entrevista com Michael Jackson na revista 'Ebony''


Uma entrevista de Michael Jackson para a revista Ebony, edição Dezembro de 1982

MICHAEL, o Superastro dos Jacksons atinge mais um marco em sua carreira com a narração da história de E.T. e o lançamento de seu novo álbum, Thriller.

Michael Jackson está voando mais alto do que nunca ultimamente. Seus dois novos álbuns - Thriller e sua narração da história do filme E.T., o Extra-Terrestre - foram lançados e, como é comum a qualquer disco com o nome de Michael Jackson, são sucessos certeiros nas paradas.

Ele está feliz com o sucesso do single de Diana Ross, Muscles, que ele compôs e produziu. Ele está super animado sobre o filme que ele, o produtor-diretor de E.T. Steven Spielberg e o músico Quincy Jones planejaram, e ele e seus irmãos dos Jacksons vão se unir para mais uma turnê mundial.

Michael fez 24 anos em agosto. Ele diz que finalmente tomou as rédeas de sua vida e carreira ("Eu pago as pessoas e digo a elas o que fazer"). Há uma nova garota de quem ele gosta muito e ele está mais feliz do que nunca.

Feliz, exceto por uma coisa.

"Desde quando eu era um menino eu sonho em poder voar, e eu ainda sonho com isso o tempo todo", ele explica. Ele não está falando sobre voar alto no sentido de um jovem e rico superastro. Ele gostaria simplesmente de sair para o jardim de sua casa na Califórnia, dizer ou fazer algo mágico e alçar voo, por todo o vale de São Fernando. 

Ele sabe que nunca poderá fazer isso, um dos motivos por ter dito um rápido "sim" quando Spielberg mencionou o projeto do álbum de E.T. 

Ele conta, explicando: "Quando eu estava fazendo aquele disco eu realmente senti que eu era o E.T., e isto foi porque a história dele é a história da minha vida em muitos sentidos."

Michael Jackson e E.T., parecidos?

"Bem, olhe para a história dele", Michael diz. "Ele está em um lugar estranho e quer ser aceito - uma situação na qual me encontrei muitas vezes quando viajava de cidade a cidade ao redor do mundo. Ele se sente mais à vontade com crianças, e eu tenho um grande amor pelas crianças. Ele dá amor e quer ser amado de volta, exatamente como eu. E ele tem aquele super-poder que o faz levitar e voar quando ele quiser para se afastar das coisas na Terra, e eu consigo me identificar com isso. Ele e eu somos muito parecidos em vários sentidos."

Michael explica o disco. "É um pacote especial com um belo livro para que as pessoas possam ler a história enquanto eu a narro. Tem efeitos de som do filme e você consegue ouvir a voz de E.T. no fundo. Eu canto uma música especial que foi escrita para o álbum, e Quincy Jones a produziu. Vai ser lançado no mundo todo, e Spielberg vai usar umas técnicas de marketing que devem torná-lo um dos livros de história mais vendidos de todos os tempos." Leia mais aqui

E quanto a Thriller?

"É claro que é uma continuação de Off The Wall [O enormemente bem-sucedido álbum solo de Michael, que vendeu 7 milhões de cópias e teve cinco singles de sucesso, o maior número de qualquer performer solo na história] e também foi produzido por Quincy Jones," conta Michael. "O que é diferente nele é que nós resolvemos fazer algumas músicas mais rápidas, cativantes e modernas, com sons futuristas, e eu acho que teremos pelo menos sete singles de sucesso com este."

Enquanto Michael fala, há um som de máquinas de construção e trabalhadores em todos os cantos da casa da família Jackson. Michael está renovando e expandindo seu lar, e embora ele não diga o quanto custou ("Eu acho tedioso falar sobre o quanto qualquer coisa custa"), há notícias de que o orçamento está na casa do $1 milhão.

Michael diz que ele quer um "lugar muito legal para a minha mãe, porque nós somos muito, muito próximos" e "eu quero que seja um lugar bem bacana porque é aqui onde planejo passar a maior parte do meu tempo até eu me casar e mudar para a Suíça."

Casar? Quando?

"Eu não vou contar, mas será mais cedo ou mais tarde, e eu definitivamente planejo me casar."

Michael e a atriz Tatum O' Neal foram um "assunto quente" nas colunas de fofocas por muitos anos, então a pergunta é, Será Tatum O' Neal a garota sortuda?

"Eu não vou contar. Mas eu vou dizer que Tatum e eu tivemos um relacionamento muito sério. Nós dois estamos muito ocupados e as coisas meio que esfriaram, mas ainda somos muito bons amigos."

Você já teve muitas experiências com mulheres?

"Não, apenas Tatum."

E quanto a sexo?

"Eu acredito que você deve se casar antes de fazer coisas mais íntimas."

E tem alguém com quem você está namorando sério agora?

"Bem, Brooke Shields e eu conversamos muito no telefone - muito mesmo."

Então você está namorando ela?

"Digamos que nós conversamos muito."

Alguma moça negra na sua vida?

"Claro, mas você não me levaria a sério."

Diga.

"É Diana Ross. Eu a amo."

Você diz como uma irmã mais velha?

"Não, não é isso que quero dizer. Viu, eu disse que você não me levaria a sério."

Você não está dizendo que gostaria de casar com ela, está?

"Oh sim, estou dizendo isso."

Mas ela tem bem mais idade do que você. Você quer dizer que sente algo a mais do que apenas amizade por ela?

"Uh-hum. E o que idade tem a ver com isto? Veja desta maneira: quantos anos você teria se você não soubesse quantos anos você tem?"

Apesar dele estar guiando a renovação da casa da família, Michael não se importa com detalhes como supervisionar desenhos técnicos ou dar instruções aos trabalhadores. Ele parece se preocupar muito mais se o zelador alimentou ou não seus animais - uma lhama, dois veados, um carneiro e um pássaro exótico que ele mantém na área. 

"Participar dos detalhes das coisas que não tem nada a ver com a minha carreira me deixa realmente entediado," ele diz. "Se coisas criativas estão envolvidas, então eu estou interessado e tomo responsabilidade completa. Eu estou no controle de tudo."

Michael planejou o show espetacular (incluindo um número de mágica) apresentado pelos Jacksons durante sua última turnê, e ele diz: "Estou trabalhando em algo ainda melhor para o ano que vem." 

Ele diz que poderia escrever um best-seller sobre algumas das coisas que acontecem nas turnês - "Especialmente sobre o modo como as fãs nos perseguem," ele conta com uma risada. "Elas nos seguem de todo jeito que podem, e os caras pulam tanto quanto as mulheres. Os caras pulam no palco e geralmente tentam me agarrar ou agarrar Randy."

Mas isso significa que eles o admiram, não?

"E quando eles se escondem embaixo das nossas camas em alguns dos hotéis? Nosso seguranças têm de tirá-los de lá."

Michael diz que é grato pela adulação dos fás, mas espera que não seja por conta de atração sexual "ou qualquer coisa do tipo, porque nós nunca tentamos projetar sexo deliberadamente no palco. Se acontece, O.K., mas eu prefiro que os jovens nos amem por algum motivo mais positivo. Eu preferiria que eles nos vissem como garotos negros que tomaram seus talentos e o usaram e se transformaram em sucesso."

Michael é declaradamente um dos jovens artistas mais ricos da atualidade, mas ele diz que apenas ele, seus contadores e a Receita Federal sabem o quanto ele vale. "É um assunto do qual eu simplesmente não falo," ele diz. "Tudo o que eu posso dizer é que eu sou muito, muito rico e poderia me aposentar hoje."

Ele também é um dos artistas mais populares e queridos em Hollywood, embora ele diga que tem apenas "uns três amigos realmente próximos." Ele se recusa a nomeá-los porque "as pessoas que eu não citar ficariam chateadas."

As imagens da revista









Ebony, Dezembro de 1982

Por Charles L. Sanders
Traduzido por Bruno Couto Pórpora
Fonte: Arquivo Michael Jackson