Depoimento de Lawrence Schiller

A primeira vez em que os irmãos Jackson viram o mar [1969]
''O New York Times tinha me dado uma atribuição para fotografar Diana Ross e a Motown Records e um dia, quando eu estava fotografando Diana no Central Park, ela me disse: "Você também deveria fotografar um novo grupo de música que eu descobri."

E eu disse: "Eu não sabia que você estava descobrindo grupos de música."

Diana respondeu: "Alguém me descobriu e eu estou fazendo o mesmo. . o nome do grupo é Jackson 5."

Jackson 5 não significou nada para mim ..... Jackson 5, 5 pessoas, 5 crianças, o que quer que seja.

Então eu pedi ao presidente e dono da Motown - Sr. Berry Gordon - para fazer os arranjos a fim de que eu os fotografasse. Diana também tinha mencionado que o grupo estava vindo para a Califórnia, onde eu morava, para fazer um álbum.

De volta para casa, em uma tarde recebi um telefonema de uma das irmãs de Berry Gordy, que disse: "o Jackson 5 está em Los Angeles, onde gostaria de fotografá-los?"

"Bem, eles já estiveram na Califórnia antes?", perguntei.

"Não, eles nunca viram o Oceano Pacífico'', ela respondeu.

O que passou pela minha cabeça foi que eu deveria estar lá enquanto eles teriam a experiência de ver o Pacífico pela primeira vez.

Então ela arranjou para que eu os encontrasse perto do cais de Santa Monica e a próxima coisa que eu soube foi sobre um grupo de crianças subindo em um grande Mercedes. Eles tinham um chofer e tudo o que poderiam querer.

Mas o que me tocou mais.... sentado no banco de trás da limusine, um dos garotos parecia tão pequeno. E isso foi quando fui apresentado a Michael, por um de seus irmãos.

Eu sugeri descer para Malibu, onde haveria mais privacidade. Eu não tinha realmente nada em mente de que eu queria fazer. Quando chegamos perto do Malibu Pier, todos eles simplesmente saltaram de seu carro e se dirigiram para a água. Mas Michael correu para o porta-malas de seu carro e tirou um rádio com toca-fitas...

"Será que vamos ouvir algumas das suas músicas?" perguntei.

Michael respondeu antes mesmo de eu terminar minha frase.

"Nós sempre levamos a nossa música com a gente."

Quando olhei para trás, o restante dos irmãos já estavam descendo a praia, olhando para a água. Foi quando eu comecei a tirar algumas fotos deles com os pés na na água. Mais tarde eu viria a descobrir que na verdade eles nunca tinham visto um oceano antes.

Antes que eu soubesse, Michael estava indo com o [rádio] Ghetto Blaster, enquanto seus irmãos começaram a dançar a sua própria música na praia. É triste eu não me lembrar de qual música era.


Eles ainda eram tímidos de certa forma, mas no minuto em que a música tocava, eles ganhavam vida. Michael Jackson era como um balão cheio de hélio. Ele simplesmente decolava para o céu. Ele se tornava uma pessoa completamente diferente. . . você podia ver o início de sua insegurança, mas quando a música chegava, ele simplesmente explodia.

Não há dúvida de que os irmãos de Michael já estavam submetidos [à evidência de que Michael se sobressaía] e eles tiveram que aceitar o fato de que sua inocência e talento era o que estava dirigindo o grupo. Mas ainda Michael, como eu me lembro dele naquele dia, era apenas uma pequena criança inocente dançando a batida de sua própria música.''

Lawrence Schiller (Jornalista fotográfico, diretor e roteirista.)

Fonte: http://www.rockabyebabymusic.com