A parceria com Brett Livingstone Strong (01)


O artista plástico australiano Brett Livingstone Strong iniciou a sua relação de trabalho com Michael Jackson em meados de 1984, quando ele foi o responsável do relevo em bronze que inaugurou a ala de queimados Michael Jackson Burn Center


Na fotografia da ocasião, Michael escreveu uma dedicação: Para Brett, o Michelangelo dos dias modernos. Michael Jackson.

No ano de 1989, ambos criaram a Aliança Jackson-Strong Alliance, cuja finalidade era ''promover o poder da imaginação e contribuir para causas importantes do mundo". O projeto foi publicado no livro da Dangerous Tour.


Naquele ano, Michael Jackson lhe escreveu a seguinte carta:


''Eu sei que o criador partirá, mas a sua obra sobrevive, essa é a razão (pela qual) escapa da morte, eu busco ligar a minha alma ao meu trabalho. Michelangelo.'' Para Brett, com amor, Michael Jackson 6/7/89





O Bicentenário

Brett e Michael criaram obras de arte para o livro comemorativo da Casa Branca pelo Bicentenário da Presidência.






The Book

Uma das obras mais renomadas de Strong é a pintura intitulada The Book. O retrato mostra Michael Jackson como um homem do Renascimento contemporâneo, vestido de veludo vermelho e segurando um livro, tendo o cenário de Neverland ao fundo. 



Strong disse que a pintura tem toques de Vermeer, que foi um dos pintores favoritos de Michael. Não foi revelado o título do livro, mas Strong afirmou que ele era muito importante para o Rei do Pop.


Hiromichi Saeki, Michael Jackson e Brett-Livingstone Strong na revelação do retrato The Book em 26 de Janeiro de 1990. Esta obra é tida como o único retrato para o qual Michael pessoalmente sentou-se durante toda sua vida.



Em 1990, o Sr. Hiromichi Saeki - um dos empresários mais influentes do Japão - pagou 2,1 milhões de dólares pela obra original, tornando-se o retrato mais caro de uma pessoa viva.








Também foi criada uma série limitada de cópias a partir desta imagem, autografadas por Michael Jackson.





Lisa Marie Presley

Em Novembro de 1992, Brett aproximou Lisa Marie de Michael.

"Eu perguntei a ele ...O que aconteceria se eu lhe apresentasse a melhor pessoa no planeta e é linda? ...De quem você está falando? Quem é? ...Lisa Marie Presley. ...Ela sabe cantar? ...É ótima. Bem, Brett, obviamente estou interessado. Você poderia conseguir para mim uma fita ou algo assim?''

Lisa não queria gravar uma fita, queria cantar para ele, então Brett organizou o encontro. ''Ela cantou algumas canções para Michael. Foi uma experiência fantástica, eu acho que para ambos.''



Dentro de dois anos, veio do casamento. Naquela época, Brett fez várias pinturas relacionadas com Michael e Lisa. 

Os Amantes
 Os Amantes é uma obra inspirada no quadro Hylas e as Ninfas de John Waterhouses, pintado em 1897. A pintura retrata um momento na mitologia grega, onde Hylas é atraído pela primavera e pelas ninfas.

Hylas e as Ninfas

Outras obras

Friends
(desconheço o nome deste retrato)

Leia a segunda parte desta matéria publicada aqui


Fontes:
Imagens do meu arquivo
http://mjhideout.com
http://mjjtime.blogspot.com