A visita ao Museu das Crianças (01)


''21 de Novembro de 2003. Eu tenho uma confissão a fazer. Eu encontrei com Michael Jackson. Duas vezes. Anos atrás, eu trabalhava no Capital Children's Museum em Washington, participando do programa Media Arts.

Muitas celebridades visitam o museu das crianças. Eu conheci o Sr. Carlton (do Bob Newhart Show), Cher, Raisa Gorbechev. Jane Curtain. Jeb e George Bush e todos os seus filhos. Harry Belafonte. E muitos outros.

Michael Jackson chegou para uma visita oficial, como parte de um contrato com uma empresa, para promover um novo calçado para as crianças das cidades do interior. Foi uma loucura, ao contrário de qualquer outra visita de celebridade. 

Nós ainda havíamos feito uma reunião de antemão, onde a nossa diretora perguntou se o Sr. Jackson era uma boa pessoa para se receber no museu. "Que tipo de música que ele toca?" Ela não tinha ouvido falar dele.

Eu estava ensinando animação, naquela época. As câmeras do pessoal da MTV invadiram a sala onde estávamos, enquanto Michael se aproximava daquela parte do edifício.

Eles pularam sobre as mesas, de pé sobre os trabalhos das crianças, e prepararam suas câmeras. Eu chamei sua atenção para que não pisassem nos trabalhos das crianças. Fiquei com a impressão de que ele viria, dei uma olhada rápida e segui em frente.

Primeiro chegou o meu amigo e colega de trabalho, Pete, que estava nos avisando que ele apareceria em breve. Então veio uma massa de pessoas, manipuladores, fotógrafos, etc Era quase assustador. Guarda-costas enormes estavam ao seu lado, assim como seu empresário e uma série de outras pessoas.

O Laboratório de Animação era uma das poucas salas do edifício cuja porta poderia ser trancada. Michael e seu assistente entraram, fecharam a porta, e todos nós olhamos para fora, através das grandes janelas de vidro, no meio da multidão. Era como ser um animal em um zoológico.

Vendo que eles teriam um momento para si, Michael relaxou. Começamos a falar sobre animação. Ele olhou para os nossos livros e vídeos e não parava de dizer "Eu tenho isso" e "Você tem uma cópia do...?" Ele nos contou sobre sua sala de projeção e eu mostrei a ele o suporte de animação e como funcionava. Nós conversamos sobre Bugs Bunny, Tex Avery, Chuck Jones e outras lendas de animação.

Ele falava baixinho, num tom que me fez pensar que ele estava protegendo as suas cordas vocais. Ele estava muito magro, estava vestindo jeans e era muito educado.

Ele autografou a parede para nós e depois de mais alguns minutos, ele partiu para outras partes do museu. Antes de sair, ele presenteou a todos - incluindo a mim - com um par de sapatos da referida empresa. Algumas crianças no museu questionaram se era realmente ele, ou um impostor. 

Tenho a impressão de que ele era muito mais uma criança em sua própria mente. Ele agia mais como as crianças que vieram ao museu do que como os adultos. Quieto, tímido, em seguida, se animava quando havia algo interessante, como uma coleção de desenho animado.

Naquela noite, nós assistimos nosso museu no programa Entertainment Tonight. Nossa diretora de relações públicas recebe um telefonema sobre Michael estar na área e quer chegar novamente. Não oficialmente. Depois de horas sem imprensa. Ela chama a nós todos e pergunta se vamos ficar até mais tarde.

''O nosso velho amigo Michael? Claro!" dissemos.

A equipe de Jackson é muito cuidadosa sobre as imagens, uma vez que o império é construído em cima de imagens e sons que são altamente encenados e pré-arranjados.

Eles nos instruíram que poderíamos portar câmeras (Pete tentou definir algumas de qualquer maneira, o que não deu muito certo, devido aos ângulos nos quais ele estava), e não poderia avisar as estações de TV (nossa diretora de relações públicas o fez, assim que sua limusine foi recebida de forma segura, dentro da propriedade).

A limusine chegou e dela saíram Michael e um jovem adolescente, o qual ele apresentou como seu primo de Nova York. A limusine está cheia de brinquedos, e Michael nos disse que ele tinha acabado de comprá-los em uma grande loja de brinquedos.

Eles passearam ao redor. Desta vez, Michael usa uma máscara de seda preta sobre o seu rosto, e ele a justifica como para evitar imagens não autorizadas dos fotógrafos.

Desta vez, no Laboratório de Animação, ele me diz que esta é a sua parte favorita do museu. Seu primo era quieto e reservado, quase desaparecendo ao fundo. Tentei dar atenção para ambos. 

Nós decidimos tentar um pouco de animação e olhar para um livro com grandes imagens, para usar como pano de fundo. O livro Star Wars!

Nós abrimos o livro e começamos a folhear. "E sobre essas grandes máquinas de pé no planeta de neve?" Eu pergunto. Naquele momento, Michael se transformou em uma criança de 12 anos, diante dos meus olhos. 

"Esses são os transportadores x-13 pod de Endor. Eles são modelados após os elefantes. George Lucas me contou tudo sobre eles ..." e lá estava ele em uma descrição muito detalhada, como uma criança fã da série Stars Wars faria.

Eu tinha a minha própria agenda, no entanto. Eu estava curioso sobre o efeito especial de transformação que havia sido usado em seu novo vídeo Black or White. Eu lhe disse que gostei muito do efeito, e lhe perguntei se ele tinha assistido enquanto era feito.

"Sim, eu cheguei a ver um pouco disso. Você gostou da parte em que o rabo-de-cavalo aparece? Essa é a minha parte favorita ..." diz Michael.

Depois de um tempo, ele teve que ir. Eles entraram em sua limusine, desta vez com os fotógrafos nos portões do museu, disputando uma boa fotografia.

A minha impressão foi de que, devido à sua fama e fortuna incomum em uma idade tão jovem, a maneira como ele cresceu foi muito diferente do que a maioria de nós. Aos seis anos, ele já era equivalente do Beatles.

Ele não teve uma infância real. Ele foi abusado. E ele tem sido "manipulado" a cada passo do caminho. Ele nunca teve que crescer no sentido tradicional - ir para a escola com as pessoas, fazer pós-graduação, conseguir um emprego, lutar para fazer face às despesas, etc

Ele faz coisas que os adultos acham estranho e as crianças parecem admirar. Ter um macaco de estimação, um parque de diversões no quintal, e ser capaz de comprar qualquer coisa, ao entrar em uma loja.

Eu tenho a sensação de que ele está tentando recuperar a infância que lhe foi negada, e percebi ele se sente mais seguro com as crianças, que geralmente são honestas e confiáveis, ​​em relação aos adultos que ele conheceu.''

*O autor deste depoimento se identifica sob o pseudônimo de cgrotke. Texto publicado em 21 de Novembro de 2003.

Fonte: http://www.ibrattleboro.com