Depoimento de Gotham Chopra (02)


Nos bastidores da Dangerous Tour

''Para descrever em uma palavra: incrivelmente incrível (porque uma palavra não é suficiente). Ter dezessete anos e ser ajudante do maior astro pop que o mundo já conheceu foi indescritível. Paris, Roma, Londres, Munique, Atenas e muito mais.

Em cada cidade que fomos, essencialmente disputavam para hospedá-lo. Por onde Michael percorria, um milhão de câmeras o seguia. Um zumbido reverberava e a luz brilhante da fama o cercava.

E eu sentia esse efeito, muitas vezes, colocando um de seus fedoras icônicos, os óculos de sol de assinatura e um dos inúmeros casacos turísticos lisos que a Pepsi nos fornecia. Aviões particulares, escolta da polícia, soldados marchando (um favorito inexplicável de MJ), Michael estava mais do que feliz em compartilhar sua celebridade, porque ele tinha mais do que ele poderia saber o que fazer com ela.

Chegando aos estádios horas antes do show, enquanto ele teria que passar por elaborar rotinas pré-show e sessões de guarda-roupa, eu vagava pelo palco, onde dezenas e dezenas de técnicos de som e engenheiros aparelhavam o enorme palco e preparavam o show.

Até quatro ou cinco horas antes do show, milhares de fãs se empurravam o mais à frente possível, de modo a chegar o mais perto de Michael, quando o show começasse. Você já viu os vídeos de fãs enlouquecidos e desidratados, tendo que ser retirados para fora da multidão por agitados paramédicos. Eu vi de perto e até mesmo me envolvi uma ou duas vezes, quando os fãs começaram a desmaiar, às dezenas.

Durante o show em si, às vezes, eu ficava por fora do palco, assistindo Michael - o homem que sabia como executar - e era como uma meditação apenas testemunhar isso. Em outras ocasiões, eu aguardava em seu camarim, bem equipado com doces, suco de laranja e jogos de vídeo.

Após o show, Michael voltava ao vestiário e, em seguida, se via obrigado a ficar e cumprimentar convidados especiais, patrocinadores e outros que tinham ganhado os privilégios dos bastidores. Era fácil ver que ele se sentia muito mais confortável dançando na frente de 100.000 do que interagindo com uma dúzia.

Após essas formalidades, ele e eu íamos para o hotel, geralmente o maior e melhor conjunto em toda a cidade. Michael quase sempre tinha o lugar abastecido com filmes antigos, mais doces e mais suco de laranja. Mesmo que milhares de fãs apaixonados gritassem seu nome nas ruas abaixo, nós conversávamos sobre música, filmes, jogos de vídeo, garotas e, ocasionalmente, o sentido da vida.

Mas então algo inesperado aconteceu. A grandiosidade me desgastou. Acredite ou não, eu comecei a ficar entediado de ficar sentado naquela suíte apenas com MJ. E então eu comecei a me sentir claustrofóbico.

Eu tinha dezessete anos de idade, estava na Europa, rodeado por uma banda de rock, dançarinas sensuais que poderiam se dobrar em todos os tipos de movimentos e backing vocals que batiam oitavas com as quais eu fantasiava.

Eles gostavam de sair todas as noites após o show e falavam abertamente sobre suas façanhas, no dia seguinte. Logo, ganhei a coragem de pedir para Michael se ele se importava de eu sair com alguns dos outros, depois de seus shows.

Não só ele disse que estava tudo bem, como também me incentivou. Equipado com seu chapéu, óculos escuros e jaquetas da turnê, recebendo a melhor mesa nos melhores restaurantes, nas seções VIP dos clubes mais quentes e a adulação de todas as garotas locais, foi mais fácil do que poderia ter imaginado.

Muitas vezes, quando eu voltava de uma noite na cidade, Michael ligava para o meu quarto de hotel e me chamava. Eu ia até a sua suíte para narrar as desventuras da minha noite e deixá-lo a par sobre as últimas fofocas em torno de sua banda.

Eu realmente não precisava dramatizar minhas façanhas, mas eu o fazia assim mesmo, porque eu sabia que ele estava vivendo vicariamente através de mim e eu estava feliz por isso.

Ao longo dos anos, a minha amizade com Michael evoluiu. Quando eu fui para a faculdade em Nova York e morei na parte alta da cidade, ele vivia no hotel Four Seasons, em Midtown e eu o visitava regularmente, compartilhando com ele minhas aventuras colegiais.

Anos mais tarde, quando ele se tornou pai, ele me convidou para ir a Neverland para ver ''a melhor coisa que ele já criou" - o seu filho Prince.

Mais tempo se passou. Eu vi como ele suportou a agonia de sua dramática queda da graça, a sua ressurreição através de seus filhos Prince, Paris e Blanket, e, em seguida, mais uma vez a agonia de sua descida para as sombras de coisas que ele não podia controlar.

Uma noite, enquanto que estava em turnê com ele, no final, quando eu estava me preparando para voltar para a escola e para o mundo real, Michael me perguntou se eu estava feliz de ter vindo, mesmo que eu não pudesse ficar ao longo de toda a turnê.

Ele sabia que eu estava triste por não conseguir ficar até o fim. Eu disse isso a ele. "Você está brincando? Cada segundo que eu estive aqui com você foi um privilégio. Obrigado por me trazer, mesmo que por pouco tempo."

Gotham Chopra (Escritor americano, filho do também escritor Deepak Chopra.)

Fonte: http://blog.beliefnet.com