Entrevista com LaVelle Smith Jr. (01)


Seu currículo é extenso. Ele trabalhou com Diana Ross, Rolling Stones, Janet Jackson, Beyonce, Teena Marie e Michael Jackson, para citar apenas alguns.

Ele já ganhou inúmeros prêmios, incluindo cinco MTV Awards e um Emmy. Ele é talentoso, centrado, verdadeiro, atencioso, gentil, direto e engraçado.

Depois de sua primeira audição para um dos vídeos de Michael, ele foi convidado para coreografar e viajar com Michael em sua Bad Tour, e foi convidado a voltar na Dangerous Tour e HIStory Tour, bem como em inúmeras premiações, filmes e outras aparições.

LaVelle Smith Jr., amigo de longa data de Michael Jackson e coreógrafo. Depois de passar algum tempo ao telefone com LaVelle, eu posso ver por que Michael e ele se conectaram tão rapidamente, e por que Michael o chamou de amigo por mais de vinte anos.

Valerie: Como você começou como um coreógrafo profissional?

LaVelle Smith Jr: Eu comecei como um coreógrafo sendo assistente de um coreógrafo chamado Barry Lather. Ele tinha a turnê dos Rolling Stones e não poderia fazê-la, e então me ofereceram o mesmo pagamento como um coreógrafo, que eu iria fazê-la. E eu disse, claro que eu faria. Foi assim que começou.
E também Janet Jackson, quase ao mesmo tempo, me deixou fazer uma série em seu vídeo Rhythm Nation. Eu fiz The Knowledge.

Valerie: Você primeiro dançou com Michael no vídeo Smooth Criminal em 1987. Como foi essa experiência para você?

LaVelle: Eu tinha acabado de mudar para Hollywood, cerca de três semanas antes das audições de Smooth Criminal. E eu fiz o teste e consegui o emprego. Eu não acho que eu realmente tivesse entendido a magnitude até que eu entrasse no palco de som.

Estávamos no mesmo palco de som, onde eles produziram Gone with the Wind( ...E o Vento Levou). Ele era enorme, e nós estávamos lá por três meses. Mas isso mudou minha vida. E Michael disse que, a partir do momento em que ele me viu dançar, ele queria que eu fosse em sua turnê.


Valerie: Como foi trabalhar na turnê com Michael, e qual o período de tempo para o ensaio normal no decorrer de um dia?

LaVelle: Fazer a turnê com Michael foi incrível. Eu cheguei a ver o mundo. Mas os ensaios eram muito difíceis! Como dançarino de concertos em primeiro lugar, eu estou acostumado a ensaios duros. Mas era mais do que isso. Realmente fazíamos ensaios gerais com o figurino completo, três vezes por dia, e fizemos isso por seis semanas.


E então nós saímos em turnê. E o pensamento de Michael por trás disso era que, se podemos fazê-lo três vezes ao dia, uma vez por dia não é nada. E todo mundo teve a oportunidade de trabalhar as luzes, os efeitos especiais, as trocas de roupa ... foi perfeito.

Valerie: O que foi sobre a abordagem de Michael para dançar que o fez se destacar acima e além de todos os outros?

LaVelle: A abordagem de Michael para dançar... - e claro, eu adotei a mesma abordagem - eu adoro dança por ser realmente orgânica. Eu gosto de vir de um lugar real, verdadeiro. É realmente simples colocar uma música, se levantar e fazer alguns passos. É fácil.

O desafio é testar a si mesmo e não saltar à primeira coisa que vem à sua mente. Pegue um pensamento, tenha uma ideia e brinque com ela, uma e outra e outra vez, até que se torne apenas o passo certo para aquele momento da música.

Valerie
: O que você sente que seja a maior ou mais importante coisa que Michael lhe ensinou?

LaVelle: Michael me ensinou muitas coisas. Eu diria que o mais importante é realmente não deixar seu ego atrapalhar o seu trabalho. É difícil. Eu ainda estou trabalhando nisso! Eu sou humano. 

Mas ele me ensinou que é algo que realmente não tem lugar na arte, na verdadeira arte. Deixe o seu ego de lado, trabalhe com todos e qualquer um, aprenda com todos e contribua, tanto quanto você puder.

Valerie: O que você acha que seja maior legado de Michael?

LaVelle: Eu acho que o maior legado de Michael será os seus filhos. Mas seu maior legado no mundo do entretenimento será a sua música e a maneira como ele revolucionou a dança. Michael mudou a dança e a forma como a dança é vista na face deste planeta. Isso é incrível para mim.

Valerie: Qual o momento em This Is It que melhor revela o verdadeiro Michael? Qual a cena do filme é a mais representativa do caráter e da personalidade de Michael?

LaVelle: Eu acho que um grande momento em This Is It é... Michael, ele queria o melhor. Se isso não está certo, ele iria ouvi-lo e vê-lo. E você realmente não pode esconder isso. Se está errado, está errado.

Valerie: Você pode compartilhar uma experiência pessoal que teve com Michael, ou algo que você presenciou, que personifica a grandeza de Michael? Existe uma experiência profunda, comovente, esclarecedora ou mesmo engraçada ou uma conversa que teve com Michael - o homem ou o chefe - que você pode compartilhar com a gente e que se destaca acima de todas as outras?

LaVelle: Mais uma vez, há muitos momentos na minha relação com Michael! Depois de 23 anos? Muitas, muitas coisas aconteceram. Muitas coisas boas, muitas coisas engraçadas. 

Algo que realmente me mostrou quem ele era, porém, no palco uma vez, estávamos em um ensaio... eu acho que para uma premiação - eu não tenho certeza - na América ou na Europa. Mas eu tinha um figurino que explodiu no início do número. E sem que eu soubesse, eu peguei fogo!

E de repente, eu vejo Michael correndo em minha direção, batendo o fogo das minhas costas. E eu estou ali deitado no chão - você sabe, apenas o fogo que vem, a fumaça saindo do meu corpo. 

Ele era como: ''Você não sabia que você estava pegando fogo?" e eu: "Não". E ele disse: "Você estava realmente no momento!"

E isso foi meio engraçado para mim - assustador, mas divertido! Isso mostrou que, você sabe o quanto ele é um verdadeiro artista, ele é humano. ''Meu amigo está pegando fogo, eu vou apagar o fogo.'' Isso é um momento. Deixe-me pensar em outra coisa ... Há tantos! (...)

Eu me lembro de ir até o rancho Neverland e ficar lá por cerca de duas semanas, apenas dançando! E o estúdio aberto 24 horas. Tudo o que precisava era de lá, e se ele não estivesse presente, ele se certificava de que alguém nos atenderia. 

Eu acho que é o tipo de pessoa que ele era, e esses são o tipo de coisas que se destacam. Apenas generoso, amoroso, engraçado. Ótimo para se estar ao redor.

Valerie: O que você gostaria que o mundo soubesse mais sobre Michael?

LaVelle: Eu gostaria que o mundo soubesse que Michael era um grande homem. Ele era engraçado. Ele era muito humano. As mesmas coisas que nos trazem alegria, como seres humanos, claro, traziam a ele também. As mesmas coisas que nos fazem rir, o faziam rir.

E o trabalho era quem ele era, e ele me ensinou que é um dom, e com esse dom requer muita responsabilidade. Você tem que compartilhar esse dom, e ele compartilhou comigo o seu dom da dança e da música. Eu tento fazer isso agora com alguém que realmente queira saber.

Valerie: Imagine Michael olhando para nós. Quais seriam algumas das coisas que ele gostaria de receber, desde a sua partida?

LaVelle: Eu acho que Michael iria apreciar olhar para nós agora e ver apenas a demonstração de amor, e eu acho que a dança agora está na vanguarda. Está em toda parte, e eu acho que ele realmente apreciaria isso porque - ele nunca iria admitir isso, mas ele é uma grande parte da razão pela qual a dança é uma grande parte da cultura americana - vídeos, obviamente. 

E é uma pena nós não compartilharmos esse tipo de amor e apreciação de uma pessoa quando está com a gente, por isso é uma vergonha que ele tenha que olhar para baixo, em vez de estar aqui com a gente. Eu acho que ele realmente apreciaria.

Valerie: Se você pudesse dizer mais uma coisa para Michael agora, o que seria?

LaVelle: Obrigado. Se eu tivesse mais uma coisa a dizer a Michael, seria obrigado. Obrigado por tudo. Ele mudou a minha vida. Ele me permitiu trabalhar com - obviamente com ele - mas com tantos artistas bonitos, e eu levo tudo o que ele me ensinou e eu tento compartilhar isso com artistas, em todos os trabalhos que eu faço, comerciais, vídeo - o que eu estiver fazendo - cinema, é importante compartilhar. Gostaria apenas de dizer, obrigado, obrigado, obrigado. Ele mudou a minha vida.

Fonte - http://valmaiowens.blogspot.com