O Rei em Omã (01)

Michael com Anis Zadjali e seu filho 
Michael Jackson passou um mês e meio em Omã, um país situado na Arábia, em Novembro de 2005. O empresário Anis al-Zadjali conta que Michael passou a maior parte de seu tempo com a família Zadjali, apesar de ficar em um hotel e que ele frequentemente visitava o tradicional mercado da cidade de Mutrah, província de Omã, onde comprava lembranças.

''Michael tinha vindo aqui para uma visita de três dias e se estendeu por quarenta e cinco dias. Nós almoçávamos juntos e ele se tornou parte da nossa família.

Ele se sentiu muito confortável aqui e nos disse muito sobre sua vida e sobre como tratar as pessoas com ele aqui. Ele visitou as casas de muitas famílias de Omã e passou muito tempo com eles. Ele aprendeu muito sobre estilo de vida de Omã.

Um dia, ele falou sobre nós aos seus filhos, sobre como ele gostaria de guardar a mesma paixão que ele ganhou aqui. Ele quis trazê-los para Omã, os abraçou quando chegaram e lhes disse quando eles estavam no carro...

''Olá, vocês estão em casa, meus filhos!'' Eu disse a ele: "Michael, tenha cuidado, eu vou citar isto na mídia." Ele disse: "Eu não me importo, eu amo estar aqui."

Nós não lhe pedimos para dizer isto. Pessoas em outros lugares lhe ofereceram muitas coisas, mas ainda sentia estar em casa, em Omã.

Em casa, tínhamos organizado uma festa para seus filhos - para apresentá-los aos nossos filhos. Minhas irmãs prepararam um bolo para ele e suas crianças. Foi muito especial, uma vez que tinha o nome de seus filhos em Neverland e Peter Pan, com o rosto de Michael, dizendo: Livre para ser eu em Omã.

Michael tinha lágrimas em seus olhos e ele me disse: "Eu quero ficar aqui."

A festa oferecida aos filhos de Michael

Meu sobrinho Talal Zubair é um grande fã de Michael. Na festa, ele organizou um show e imitou os seus movimentos de dança. Michael ficou emocionado e seus filhos disseram: "Pai, você tem que levar Talal com você no palco, da próxima vez.''

Um dia, fomos com as crianças para assistir a um filme. No caminho de volta, Michael pediu a seu filho que estava sentado atrás no carro, o que ele aprendeu com o filme. O menino era muito inteligente e Michael o desafiava com mais e mais perguntas. Ele queria que seus filhos fossem brilhantes e vivessem a infância que ele nunca teve.

Michael era humilde, generoso e um verdadeiro humanitário. Você nunca iria acreditar no que você ouve ou lê sobre ele na mídia, se você o conhecesse pessoalmente. Infelizmente as pessoas ao seu redor se aproveitavam dele.

Michael Jackson estava lendo muito. Nós lhe demos livros sobre o patrimônio de Omã, sobre sua arte arquitetônica, artesanato e música local. Certa vez ele me ligou às sete da manhã para me perguntar sobre as diferentes dinastias em Omã, suas fortalezas e história.

Michael Jackson era aberto e amoroso com as pessoas. Muitas pessoas o visitaram e tiraram fotos com ele, mas ninguém nunca usou seu nome para nada, não publicaram essas imagens na mídia, e foi isso que o fez se sentir seguro em Omã.

Ele disse: "Eu amo Omã porque as pessoas me tratam de forma normal, estou feliz em estar aqui.''

Michael deixou Omã para ir para os EUA quando James Brown morreu. Ele estava muito triste, mas prometeu voltar. Ele estava planejando vir para Omã, em dezembro deste ano (2009) para trabalhar com a gente.

Ele queria trabalhar especialmente com o Dr. Riad Hamzah, compondo músicas e escrevendo poemas juntos. Eu tenho uma gravação que diz o quanto ele queria viver em Omã.

Talal desmoronou quando ouviu a notícia da morte de Michael, bem como toda a família. Nós vamos sentir muito a sua falta, mas ele sempre estará em nossos corações.''

As imagens

















Com o diretor do do museo de Bait Al Baranda, Malik Al Hinai




























O depoimento de uma fã que encontrou Michael em Omã se encontra publicado aqui


Fontes:
Imagens do meu arquivo
http://www.truemichaeljackson.com