Depoimento de Bryan Loren


''É sempre difícil perder alguém que você chamou amigo. Mas ainda mais quando você sente que ele realmente compreendia alguma parte de você que a maioria das pessoas não ecompreende. Para mim, este era Michael.

Eu passei muito tempo com Michael. Sim, muito tempo no estúdio, mas um monte de tempo pessoal também. Entre outros momentos, Michael passou pelo menos um Natal e uma Ação de Graças na minha casa. Só nós dois.

Passamos muito tempo conversando. Sobre a vida, música, arte, filmes, pessoas, mulheres (sim, mulheres), e isso significava para ele ser quem ele era naquele momento que ele vivia.

Nós conversamos sobre Elvis. Na verdade, ele conjecturou sobre se o seu legado musical seria considerado tão grande quanto Elvis. Eu sempre lhe garanti que o fariam. Eu estava com ele em New York trabalhando em HIStory na época em que ele começou a ver Lisa Marie.

Eu estava, na verdade, até um pouco ciumento, então. Eu sempre achei que ela era muito atraente (risos). Eu estava com ele quando ele decidiu que estava indo para o Oscar com Madonna. 

Passei muitos dias no "esconderijo". Este era um condomínio que Michael tinha em Westwood, em Los Angeles, eu me lembro de ir com ele em um quarto onde ele guardava um monte dos figurinos da Bad Tour.

Ele me mostrou uma jaqueta que eu tinha visto ele usar no palco durante o desempenho de Thriller. Parecia com o do vídeo, com a ressalva de que ele estava carregado com luzes de néon que ele iria ligar durante o momento da dança. Eu a coloquei. Esta jaqueta era pesada. Parecia que pesava 30 quilos ou mais.Pense... ele usava isso durante um número de dança. Foi então que eu percebi o quão forte ele era para seu biotipo magro.

Em várias ocasiões, fomos naquela grande pick-up que ele costumava dirigir, até a Tower Records. Antes de ir para a loja, ele colocava óculos, chapéu e dentes realmente estranhos. Invariavelmente, alguém iria reconhecer e vê-lo, mas geralmente as pessoas respeitosamente lhe permitiam fazer compras.

Lembro-me de uma vez estar na auto-estrada 101 vindo do ''esconderijo'' no caminho para o estúdio no meu carro, com Michael no meu banco do passageiro.

Em algum momento, um homem dirigindo no lado do passageiro do meu carro olha na janela para Mike, cabelos crespos e Fedora. Ele olhou duas vezes e deu de ombros, como se dissesse: 'Não, não pode ser'. Aquilo foi engraçado.

Depois, tem as pessoas. O desfile interminável de pessoas de alto perfil que eu conheci, só porque eu estava com ele quando elas apareciam. De Michael Milken a Eddie Murphy, Steve Wynne e Little Richard. Eu fiz o arranjo para a música que ele escreveu para o show de Siegfried e Roy em Los Vagas. A lista continua.

Eu ainda tenho o Fedora. Tirei da sua cabeça enquanto ele estava irritantemente cutucando um prato de comida que eu estava comendo no estúdio um dia, fazendo-o recuar (risos).

Lembro-me claramente do dia em que ele trouxe Bubbles (o chimpanzé) para o estúdio, e ele bateu (com a mão aberta) no meu peito (que doeu!). Eu não queria mais nada com o chimpanzé depois disso. Michael disse que isso significava que ele gostava de mim.

Ele não poderia ser mais divertido. Nós compartilhamos o riso sobre coisas que só nós conhecíamos. Poderíamos estar em uma sala cheia de pessoas, e qualquer um de nós poderia fazer o outro rir sobre algo que faria os outros pensar: ''O que há de tão engraçado?"

Realmente me fez sentir especial quando Michael me disse o quão talentoso ele achava que eu era, sabendo que o mundo todo pensava nele. Da mesma forma que era um sentimento especial trabalhar com ele. Gravamos cerca de vinte e poucas faixas juntos. Infelizmente, muitos destas nunca foram concluídas.

Mas quando nós fazíamos os vocais, além de seu trabalho principal era sempre um prazer ouvir este homem fazer a harmonia de fundo. Sua voz era única. Um tom realmente puro e uma grande entonação.

A canção dos Simpsons - Do The Bartman - os vocais de fundo na ponte são apenas meus (ao contrário do que a imprensa acreditava na época). Mas as harmonias do coro são realizadas por nós dois. Éramos nós, cantando um de cada vez, cada parte da harmonia.

Fizemos isso simultaneamente. Foi um processo rápido e indolor. Eu mixei a gravação, e eu juro que dividi os vocais na mesma proporção. Eram duas pessoas, e era apertado! Foi muito legal para mim, eu nunca tinha gravado tão facilmente com alguém fazendo os vocais de fundo.

Ele fez a voz do coro de apoio para a canção To Satisfy You do meu CD Music From The New World, porque eu a tinha escrito para ele - para Dangerous. Quando foi decidido que ele não iria usá-la, eu lhe disse que queria manter seus vocais e colocá-la no meu disco. Ele disse: "É claro".

Na verdade, fizemos o trabalho de acabamento em Superfly Sister de Blood On The Dance Floor alguns anos depois que eu já tinha feito a trilha, já que esta era uma música que eu comecei a escrever durante as sessões de Dangerous.

O que me fez sentir que era sempre possível que pudéssemos revisar algumas das outras músicas que começamos todo esse tempo atrás. Isso não era incomum para Michael, como no caso de They Don’t Care About Us do álbum HIStory.

Esta foi uma música que ele começou antes mesmo de eu me juntar a ele para Dangerous. Uma das primeiras coisas que eu ouvi foi essa música, mas ela colidia, na época. Earth Song também foi iniciado durante Dangerous.

Dangerous foi um período difícil para mim também. Porque nós tínhamos gravado tantas músicas e nada daquele material foi usado para esse projeto, e muito mais ocorreu que eu não vou citar aqui. Mas, vou dizer que passei uma grande quantidade de tempo agradável com Michael e fiz algumas músicas com ele também.

Há algumas canções que, mesmo em formato inacabado, você pode ouvir o seu potencial. E ao longo dos próximos meses estarei postando algumas que têm conteúdo suficiente para ouvirmos esse potencial.

Quando começamos a trabalhar, era a minha esperança de voltar a uma forma de sentir que vocêa estivessem recebendo o álbum Off The Wall ou mesmo Thriller. Onde havia um sentimento muito orgânico sobre o conteúdo.

Work That Body está completo, com Michael repetindo o rap de ABC do Jackson Five. Ele não queria fazer isso (risos), mas percebeu a diversão que isso continha. Eu produzi essa faixa e estou executando-a por completo. Não há sequenciadores sobre ela, assim como eu geralmente não os usei no decorrer do meu trabalho. Nós dois escrevemos a letra e melodia.

Ironicamente, eu pretendia há algum tempo postar essa e outras canções que tínhamos feito juntos, porque de alguma forma, elas tinham sido vazado para a internet. Eu ocasionalmente recebia e-mails aqui no Myspace me perguntando se eu tinha feito este trabalho.

Bem, finalmente e oficialmente respondo a essa pergunta: sim. Um grupo destas são as minhas canções, produzidas por mim e co-escritas com Michael. É triste que seja esta a ocasião para finalmente chegar a isso, mas acho que as pessoas que amam Michael gostariam de ouvir especialmente agora seu trabalho inédito.

Há também uma certa quantidade de catarse para mim neste processo. Tenho orgulho de ter produzido e escrito para Michael. Também estou orgulhoso de tê-lo chamado de meu amigo. Nós compartilhamos uma amizade que ele tinha com muito poucas pessoas. Foi muito especial para mim.

Estou profundamente triste com a sua morte repentina e prematura. Meus melhores desejos e simpatia são para seus filhos e toda a família Jackson. Desnecessário será dizer que ele fará falta. RIP, grande irmão.''

Bryan Loren (cantor, compositor e produtor musical norte-americano)

Fonte: My Space de Bryan Loren