Depoimento de Darren Hayes (02)


''Bad é, sem dúvida, o meu álbum favorito de todos os tempos, de Michael Jackson. Ele evoca tais associações fortes e agridoces para mim.

Enquanto ele era, por um lado, um surpreendente furacão musical de singles de grande sucesso e visuais deslumbrantes, ele também ocupou aquele espaço estranho de ser o álbum que tinha que seguir-se ao álbum mais vendido de todos os tempos; uma expectativa da qual eu acho que nem mesmo Michael poderia escapar.

É uma pena, porque o álbum foi um sucesso fenomenal. Ele gerou cinco singles número um na Billboard (um recorde mundial) e vendeu mais de 35 milhões de cópias - o que o classifica como o quinto álbum mais vendido de todos os tempos.

Ainda assim, parecia a este fã que, na época, Bad foi injustamente julgado simplesmente por não ser Thriller. A ironia é que eu estou contente que não tenha sido.

Eu não tinha (o álbum) Thriller na época. Choque! Horror! Mas é verdade. Era uma questão de economia - eu não podia pagar.

Quanto economizei o suficiente para poder comprá-lo, o moonwalking vencedor do prêmio Grammy e a enorme onda mundial que dominou durante três anos, finalmente tinham passado. Então eu esperei pacientemente pelo próximo álbum.

Até o momento Bad começou a se preparar-se para abrir o céu - eu tinha a idade privilegiada para apreciar a música. O ano era 1987 e eu tinha 15 anos de idade.

Em 31 de agosto daquele ano, houve uma campanha publicitária de pré-lançamento em massa de todo o projeto e a estreia do vídeo da música não foi exceção.

Foi um evento de televisão em horário nobre - Michael Jackson: O Retorno da Magia - e contou com um vídeo completo de dezessete minutos de Martin Scorcese para o single Bad: a continuação de Michael para Thriller - o vídeo de música de maior sucesso de todos os tempos.

Sem pressão! Nós já estávamos sendo preparados com a balada I Just Não pode Stop Loving You - mas não era realmente o primeiro grande single. Era como uma provocação. Quase uma maneira de amenizar a pressão. Nesse ramo chamamos isso de ''suavizar um pouco''.

Não, o real evento foi a primeira grande canção pop e o vídeo que a acompanhava. Assim, a pressão estava lá! Eu senti assim mesmo como fã. Como ela soaria? Qual seria o seu visual? O mais importante - eu iria amá-la como eu amava Thriller?

A resposta foi um enorme grande SIM! Musicalmente - o título da faixa Bad era divertido. Era ''para cima'' e enérgico, e eu não vi o funk ou soul chegando.

Eu não esperava que Michael se repetisse. Eu adorei a sua androginia e seu novo visual de roupa de couro preta com fivelas. Seu cabelo. Sua maquiagem. Ele era uma estrela pop adequada. Um herói.

Eu também estava sofrendo bulliyng na escola nessa época, dá para você imaginar o impacto que o vídeo Bad teve. Seu caráter foi insultado e que ele fez? Ele apareceu como um super-herói em couro preto e fivelas. Em seguida, ele dançou como uma tempestade e cantou como um anjo, cuspindo retórica e confiança.

Quando finalmente consegui o álbum, ouvi-lo foi uma experiência religiosa. Ainda me lembro do papel da capa do álbum, o cheiro da tinta, o encarte incrível e, é claro, a incrível fotografia interna de Matthew Rolston com Michael com óculos escuros e de gola alta, através de uma lente distorcida, enquanto ele dançava para a câmera.

Os sons - bem, eles eram surreais. A percussão e os vocais agressivos de The Way You Make Me Feel em nítido contraste com o backing vocal doce e harmonioso.

A insanidade de Speed ​​Demon - o divertido dueto com Stevie Wonder em Just Good Friends e, é claro, o hino mundial Man in The Mirror.

Tem a agressividade de Dirty Diana e, finalmente, a joia da coroa de BadSmooth Criminal. Esqueça Billie Jean, guarde Thriller. Eu queria ver um vídeo que mostrasse a adrenalina desta canção!

Como uma coleção de trabalhos, as canções estavam a milhas de distância do brilhante ThrillerThriller era conservador em seus golpes, Bad era um show de tecnologia em cima do som. Chocante, zangado ou sexy. Nada lá soava como uma repetição de onde ele tinha estado antes.

O resto da campanha se desenrolou com quantidades iguais de choque, mistério e temor. Quem poderia ter visualizado ''Michael sexy'' no horizonte? Mas lá estava ele no vídeo de The Way You Make Me Feel convertendo até mesmo a minha irmã - amante do rock - em uma fã.

Este anteriormente inofensivo homem criança de repente protagoniza o seu próprio musical West Side Story* inflando seu peito e perseguindo a garota bonita na rua.

(* nota do blog: em referência ao filme de mesmo nome onde gangues rivais disputam o amor de uma garota.) 

Cada vídeo musical era um evento. A MTV tinha acabado de chegar à televisão australiana (ainda um show de duas horas, três vezes por semana, tarde da noite!)

Mas eu me sentava lá para a estreia de cada vídeo à meia-noite, me atrapalhando com os controles do videocassete para poder gravar e assistir ao mesmo tempo. Estudando os movimentos de dança e obcecado com os detalhes.

Em seguida, houve a turnê. Os meus fãs mais antigos sabem sobre a experiência transformadora que eu tive ao ver Michael ao vivo pela primeira vez. Brisbane Entertainment Center - 25 e 28 de Novembro de 1987.

Famosa e bastante constrangedora, a imprensa australiana havia lançado uma campanha negativa bastante agressiva sobre Michael na época, ''informando'' os moradores locais que ele estaria se apresentando por trás de uma tela de plástico,  para evitar se contaminar com germes de australianos.

Ridículo. Mas funcionou: a venda dos ingressos praticamente pararam. Michael deveria se apresentar em estádios, mas devido às baixas vendas de ingressos na minha cidade natal, ele foi rebaixado para arenas.

Em vez de se apresentar em uma noite em um estádio para 40.000 lugares,  se apresentou duas noites para 9.000. É inacreditável agora imaginar que o Rei do Pop não pudesse vender um bilhete de concerto - mas naquele momento do tempo, era a realidade na minha cidade natal.

O livro da turnê era extraordinário. Ele apresentava fotos de Michael em um misterioso terno branco listrado com um chapéu branco fedora. Será que eu tinha perdido algo? De qual vídeo seria? Eu tive que esperar um ano para descobrir (veja o final desta história!)

Eu escrevi inúmeros relatos sobre esta noite, mas basta dizer que acabei na linha da frente quase que por um completo acidente (meus bilhetes baratos para o estádio foram trocados por engano por lugares bem próximos ao palco) e o desempenho mudou minha vida: me fez saber o que eu queria fazer para o resto da minha.

Foi um show espetacular e eu consegui comprar ingressos para o segundo show - onde vi Stevie Wonder realizar um dueto com Michael, e também a estreia do coreógrafo e residente local de Brisbane Wade Robson quando ele fez sua estreia no palco aos cinco anos de idade, dançando com Michael.

Durante o curso do período promocional para Bad, eu tinha todos os singles de 12 polegadas em vinil. Para o registro, Man In The Mirror foi o meu trabalho de arte favorito - este incrível retrato preto e branco de Michael em cores prata e preto.

As botas de Dirty Diana também eram favoritas e eu devo ter usado um par como aquelas, completando com um cinto de fivela com a moto Triumph para o meu baile de formatura daquele ano.

Bad preencheu dois anos da minha vida na escola. Ele me viu passar de um adolescente sem aliados vítima de bullying para a liderança nos musicais da escola, cheio de confiança e um propósito na vida.

Me deu um herói para quem eu pudesse olhar. Alguém estranho, marchando ao ritmo de seu próprio tambor e alguém orgulhoso de não se encaixar nos modelos.

Por esse momento, a promoção de Bad tinha terminado e a magia parecia que estava prestes a escorrer para fora do meu mundo, quando eu vi um anúncio em uma revista de cinema que me fez paralisar. Moonwalker - estrelado por Michael Jackson.

Lá estava ele, com aquela roupa branca listrada em uma reminiscência de um cartaz de filme de George Lucas ou de Steven Spielberg. O que tudo isso significava? Eu tive que esperar até que o filme fosse lançado.

Felizmente, porque eu trabalhava em tempo parcial em uma loja de discos, consegui reservar bilhetes para uma sessão com a imprensa e marquei a data no meu calendário.

Em breve o mistério do terno branco foi revelado - era a famosa roupa que Michael usou no vídeo da música Smooth Criminal e eu vergonhosamente e orgulhosamente usava uma cópia em mim. Eu me senti um pouco tolo em pegar um ônibus em um dia úmido de verão australiano usando terno branco completo com suspensórios e meias azuis!

Eu era uma das duas pessoas vestidas. A outra era Wade Robson então com seis anos. Ele estava usando uma réplica perfeita e completa do terno gangster branco, com movimentos de dança idênticos. Eu disse ''Olá'' para ele após a exibição.

Michael  e Wade Robson
Ninguém percebeu quem ele era, mas eu lhe disse: ''Você é o menino que dançou com Michael Jackson no show?'

Ele olhou com seus grandes olhos castanhos e sorriu conscientemente: "Sim".

Ele e sua família acabaram por se mudar para os EUA, com a assistência de Michael, e sob orientação de Michael, Wayde cresceu para ser o coreógrafo de Justin Timberlake e Britney Spears.

Mas então, em 1988, ele ainda era uma criança. Eu disse adeus a ele e à era Bad e peguei o ônibus para casa com o meu próprio fedora branco na minha mão.

Wayde estava indo para Neverland e eu estava indo para uma viagem que iria me colocar no palco da mesma arena na minha cidade natal, apenas 10 anos mais tarde. Foi o melhor passeio de ônibus da minha vida.''

Darren Hayes (Cantor, compositor e produtor musical australiano. Ex-vocalista da banda Savage Garden, segue atualmente em carreira solo.)

Outro depoimento de Darren se encontra publicado aqui

Fonte: http://www.huffingtonpost.co.uk