Depoimento de Pino Sagliocco


Na imagem acima, Michael Jackson nos bastidores da Dangerous Tour em Barcelona (Espanha) com o produtor musical Pino Sagliocco, organizador dos concertos naquele país. Pino concedeu uma entrevista em 2009.

Sobre o privilégio de ter estado com Michael

''Eu concordo em discutir este assunto com o pensamento de conseguir a mensagem de uma alma limpa e bonita, a qual eu tive a honra e o privilégio de conhecer de perto.''

''Desde o primeiro momento que eu conheci Michael, eu tinha a sensação de estar com Peter Pan, o menino que nunca quis crescer, e sempre transmitiu que as únicas pessoas em que ele poderia olhar nos olhos, sem qualquer sinal de medo ou interesse, eram as crianças. Essa ideia o levou a lutar por elas.''


Sobre a forma como o amor de Michael pelas crianças foi mal compreendido

''A primeira vez que eu estive em Neverland eu senti o compromisso que eu tinha com o jovem Michael. Ele ofereceu seu rancho por anos, Neverland tornou-se o sonho de todos, dos necessitados e doentes, para que eles pudessem desfrutar esse sonho, ter um momento de felicidade e esperança, sem fazer publicidade.''

''Em nossas muitas conversas sempre se destacou seu desejo de fazer algo pelos direitos das crianças e criar uma consciência social por um mundo melhor para eles.''


Sobre a relação de Michael com a Espanha

''Michael foi muito simpático com a Espanha e sempre a teve em um lugar especial. Prova disso são os concertos dados aqui. Além de 1992 que fez parte de sua turnê européia, em Madrid, Barcelona e Oviedo, a Espanha teve um lugar especial em 1993. Os seus únicos concertos na Europa em 1993, 1996 e 1997 foram em Tenerife, Zaragoza e Valladolid.

No aeroporto de Zaragoza
Sobre as esculturas de porcelana Lladró

''Em uma das ocasiões ele me falou sobre a sensibilidade que estas estatuetas transmitem, ele as colecionava e me pediu para ver se havia alguma chance de conhecer a família proprietária, a fim de conseguir uma de suas figuras e criar uma escultura para representar o seu compromisso com as crianças. Eles aceitaram com entusiasmo e aconteceu uma verdadeira colaboração.''

''A ideia era dar à escultura a Declaração Universal dos Direitos das Crianças para os governantes e formadores de opinião mundiais, para criar uma consciência global sobre a situação das crianças.''

''Michael Jackson chegou à Espanha em particular e foi para a fábrica e não presenciou os últimos retoques para a figura que foi concebida. Eu estava tão animado com o projeto, que ainda me alegro ao lembrar sua paixão, mas depois das alegações de pedofilia o projeto foi cancelado.''
Leia mais aqui

Sobre algumas lembranças pessoais como promotor dos shows

''Eu me lembro de uma em particular. O concerto de Valladolid foi organizado com Isabel e houve um encontro com um menino cujo sonho era conhecer o artista. A surpresa foi dupla, tanto para Michael quanto para o menino de sorte.''

''Eu fiquei intrigado o tempo inteiro com a simplicidade e a beleza desse jovem artista considerado inacessível. Reagi com grande alegria porque eu sabia que esse cara era feliz. Outro artista de sua fama, talvez não tivesse dado muita importância.''

''Em Zaragoza, Michael sentou-se no terraço do hotel, com os pés pendurados no vazio, eu agarrei-o por trás com um forte medo de que ele caísse.''




''Em Barcelona, ​​ele foi se esgueirando para comprar discos e visitar as lojas de brinquedos na capital, para a surpresa dos funcionários, que duvidavam ser Michael Jackson em pessoa. Ele gostava do anonimato, exibindo um sorriso ingênuo ao ver as pessoas se perguntando se era ele realmente.''

Sobre as acusações de pedofilia

''Lembro-me com tristeza quando após o concerto em Tenerife ele me disse que havia sido acusado nos Estados Unidos como um molestador de crianças. Foi um golpe devastador para ele.''

''A partir desse momento começou o calvário de acusações e injustiças que levou Michael a um longo calvário por muitos anos. Páginas dos jornais, televisão, aberturas de notícias e quase todos os meios destruíram tudo o que ele representava e pelo o que ele lutava.''

Sobre a injustiça

''Eu me senti muito triste ao longo desses anos ao ver a injustiça que estava vivendo. Eu argumentei em privado, em público e em todos os fóruns possíveis. Eu não entendia como poderiam manchar o nome de um dos maiores artistas que tem sido uma inspiração para os jovens, um lutador inabalável pelos direitos das crianças''

''Se pudéssemos aprender a apreciar, amar e proteger os grandes artistas quando eles estão vivos e não apenas quando eles já não estão entre nós! Agora ele partiu, mas seu espírito e sua música irão viver. O Rei está morto. Viva o Rei!''


Sobre o adeus a Michael Jackson

''Eu tenho lido e ouvido nos dias de hoje muitas pessoas falar, escrever e comentar sobre a figura de Michael Jackson e eu tenho a impressão de que muitas vezes querem encontrar explicações para eventos que são tão simples e tão grandes, que falam por si.''

''Michael Jackson foi o maior artista dos séculos XX e XXI. Sua música vai sobreviver para as gerações futuras e continuará permeando o espírito de amor e esperança para as crianças do futuro. O espírito de Peter Pan está mais vivo do que nunca.''

Fontes:
Imagens do meu arquivo
Texto: http://www.diariodeibiza.es
http://www.mjackson-the-return.com