¨My Family, The Jacksons¨ (23)


''Embora Control estivesse voando alto nas paradas no verão de 1986, Michael finalmente entrou em estúdio para gravar seu seguimento de Thriller.

Foi onde ele viveu a maior parte dos próximos dez meses. As únicas vezes que ele estava fora do estúdio por qualquer período de tempo, foi para filmar vídeos para duas de suas canções.

Em julho de 1987, duas semanas após encerrar o prazo final para ele entregar seu álbum para a Epic, o perfeccionista Michael finalmente soltou as fitas. Foi só então que eu ouvi Bad pela primeira vez.

Eu tive imediatamente as minhas favoritas: The Way You Make Me Feel e especialmente, Man In The Mirror. Eu amo a mensagem dessa música: ''Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, dê uma olhada em si mesmo e faça uma mudança.''

Mas eu tive problemas com Bad - três problemas, para ser exata. A primeira música foi Smooth Criminal, a segunda foi Speed ​​Demon, a terceira foi Dirty Diana.

Aos meus ouvidos, aquelas canções eram ainda mais pesadas do que Billie Jean e Beat It. Dirty Diana foi particularmente difícil para mim ouvir. Todos os acordes de guitarra! Parecia barulho para mim.

Mas parte do problema era eu. Eu estava tão em sintonia com Thriller que eu tinha estado inconscientemente esperando ouvir Thriller II. Eu deveria ter sabido então que Michael é um desses artistas que odeia se repetir, que está sempre abrindo novos caminhos. Depois que eu percebi, comecei a abrir a minha mente para o álbum como um todo.

Menos de uma semana depois que Bad foi masterizado, Michael organizou uma festa em nossa casa para os 50 maiores revendedores líderes do país. Depois dos empresários receberem uma prévia de Bad no Beverly Hills Hotel, uma frota de limusines os levou à nossa casa.

Eles visitaram o primeiro andar da casa e depois se sentaram para jantar no quintal. Michael apareceu com o primeiro curso, vestido com a mesma roupa preta cravejada de fivelas que ele usa na foto da capa do álbum. Perto do final da refeição, ele circulou de mesa em mesa, desculpando-se antes. Como de costume, eu me desculpei antes mesmo da festa começar, me contentando com uma espiada ocasional do andar de cima.

Uma vez que Bad já estava nas lojas de discos, Michael ficou aliviado com sua primeira boa notícia. Depois de apenas quatro semanas nas paradas, I Just Can't Stop Loving You, o primeiro single do álbum, tornou-se um sucesso nas paradas adulta contemporânea, Pop e R & B.

Enquanto isso, no Japão, a primeira parada em sua primeira turnê solo de sempre, os ingressos para suas nove datas no estádio tinham se esgotado rapidamente - dentro de uma hora - e Michael tinha acrescentado mais cinco shows. Esses concertos, também, tinham vendido quase imediatamente.

Michael foi para o Japão enquanto Bad estava sendo lançado. Eu disse a ele que eu iria ajudá-lo a se manter informado sobre como o álbum estava sendo recebido nos Estados Unidos. Eu esperava para dar-lhe brilhante relatórios. E, de fato, as primeiras críticas foram animadoras. Mas, apesar de tudo, a imprensa estava sendo deprimente sobre Michael.

Em vez de se concentrar no fato de que ele tinha acabado de lançar seu seguimento para o álbum mais vendido de todos os tempos e ter embarcado em sua primeira turnê solo, muitos na mídia estavam usando a ocasião para se debruçar em fofocas sobre Michael.

Para ser justa, um par de histórias tinha sido espalhado pelas próprias pessoas de Michael. Estou me referindo aos relatórios tolos sobre Michael dormir em uma câmara hiperbárica e ter feito uma oferta séria para comprar os ossos do Homem Elefante.

Eu não falei com Michael sobre os rumores, então eu não sabia o seu papel, se ele tinha vazado essas histórias. Mas eu soube com consternação como seu empresário Frank Dileo jogou as histórias para a imprensa.

"Você não deveria estar se espalhando coisas como esta", disse para Dileo pouco antes dele e Michael irem para o Japão. "Não faça o meu filho parecer um idiota."

"Ah, é bom fazê-lo", respondeu Dileo. "Isso faz as pessoas perguntarem sobre ele, e é isso que nós queremos."

Para o registro: Michael não possui e nunca dormiu em uma câmara hiperbárica. Deitou-se em uma só uma vez, só para ver como era, durante uma visita ao Michael Jackson Burn Center. Um fotógrafo tirou a foto e a imagem saiu.

Sobre os ossos do Homem Elefante, eu não tenho ideia se Dileo fez uma tentativa em nome de Michael para comprá-los. Se ele fez isso, ele o fez em tom de brincadeira. E se, por algum milagre, o centro médico de Londres que possui os ossos concordou em vendê-los, Michael me conhece bem o suficiente para saber que eu não teria deixado ficar na casa com eles.

Mas a maioria dos rumores de Michael foram inventados pela imprensa e eram ofensivos.

O rumor mais cansativo de todos foi o que insinuava que Michael era gay. A primeira vez que ouvi esse boato foi por volta da década de setenta, quando uma revista negra afirmou que Michael e uma mulher estavam disputando o amor do ator e compositor Clifton Davis e isso quase me deixou louca. ''Por que eles imprimiram isso?'', eu disse a mim mesma.

Tudo o que posso dizer é que Michael não é gay. Primeiro de tudo, a Bíblia fala contra o homossexualismo e ele é muito religioso. Segundo, ele quer sossegar e casar um dia. Nós já conversamos sobre isso. E ele vai.

Rebbie: ''Se Michael se casasse, o rumor gay pararia imediatamente. Mas a imprensa não o vê com muitas mulheres, não levando em conta o fato de que ele é viciado em trabalho. Além disso, com seus olhos e sua pele e o fato de que ele usa maquiagem em frente à câmera e no palco, ele passa para a imprensa um tipo de visual feminino. Mas só de estar ao redor dele e ouvir as pequenas coisas que ele diz sobre as mulheres me dizem que ele é definitivamente heterossexual.''

Quanto ao rumor sobre Michael ter tomado hormônios femininos para manter sua voz alta e seus pelos faciais (barba e bigode) "ralos", a verdade é que a sua voz é geneticamente alta, como é a de Jackie, a de meu pai e a do pai do meu marido. A falta de pelos faciais em Michael também é de família.

O outro boato sobre Michael que apareceu novamente em 1987 é a que ele teve o rosto todo refeito por cirurgiões plásticos.

''Por que as pessoas não podem simplesmente amar Michael por sua música, em vez de ficar tão presos no que ele se parece?'', eu me perguntava.

Para o registro: Como Michael escreveu em Moonwalk, ele teve seu nariz "feito" duas vezes, e uma fenda adicionada ao seu queixo e isso é tudo. As pessoas que se deleitam em comparações com fotos de Michael de "antes" e "depois" não se preocupam em levar em conta o fato de que ele perdeu muito peso quando ele virou vegetariano e começou a jejuar um dia por semana.

Francamente, eu não queria que Michael fizesse nenhuma cirurgia plástica, em primeiro lugar. Mas estando no negócio que ele está, ele queria o seu melhor visual e eu pensei... ''Bem, não há nada de errado com isso.''

"Michael, eu gostaria que você pudesse pôr um fim a essas histórias'', eu disse a ele quando eu o peguei no telefone. "Seu pessoal de relações públicas não parece mesmo ser contra esse lixo com a notícia sobre todas as coisas boas que você está fazendo."

Michael parecia surpreso. "Mãe, isso não é verdade", disse ele. "Eu estou tendo boas notícias." Ele disse que iria me enviar cópias dos artigos que o seu pessoal tinha lhe enviado.

Mas, mesmo antes de receber os artigos, eu descobri o que seu pessoal de relações públicas vinha fazendo: eles estavam mantendo as histórias perturbadoras sobre ele. Coube a mim, eu decidi, mantê-lo informado sobre tudo o que a imprensa estava dizendo.

"Mãe", ele disse para mim depois de um de muitos telefonemas, "é chegado a tal ponto que quando me dizem que você está no telefone, eu não quero atender a chamada porque tenho medo que você vai ter outra coisa negativa para me contar. E é difícil para mim trabalhar quando ouço essas coisas, porque me incomodam.''

Infelizmente, as histórias perturbaram Michael na medida em que ele acabou escrevendo uma carta aberta para a imprensa de seu quarto de hotel de Tóquio.

Michael escreveu:

Como um velho provérbio indiano diz... 'Não julgue um homem até ter andado duas luas em seus mocassins.' A maioria das pessoas não me conhece, é por isso que escrevem coisas das quais a maioria não é verdadeira. 

Eu choro com muita frequência porque dói e eu me preocupo com as crianças, todos as minhas crianças por todo o mundo, eu vivo para elas. Se um homem não pode dizer nada que ele não possa provar, contra um personagem, a história não pode ser escrita. 

Animais não atacam por maldade, mas porque querem viver, é o mesmo com aqueles que me criticam, eles querem nosso sangue, não nossa dor. Mas eu ainda tenho que alcançar os meus objetivos, eu tenho que procurar a verdade em todas as coisas. 

Tenho que suportar pelo poder que fui enviado para o mundo, para as crianças. Mas tenham piedade, porque eu estou sangrando já há muito tempo.''

A carta de Michael

Eu chorei quando li a sua carta. ''Se a imprensa conhecesse o Michael que eu conheço..'', pensei. Tão gentil, tão sensível; infantil, ainda sábio.

A carta de Michael representava sua "palavra final" para seus críticos. No momento em que Joe e eu nos juntamos a ele no Japão para seus concertos finais lá, seu foco se voltou cem por cento à sua turnê.

Joe e eu fomos surpreendidos com a agitação que o Tufão Michael - como a imprensa o apelidou - causou desde sua chegada .... uma chegada narrada por 600 fotógrafos. Mesmo a chegada de Bubbles em um voo separado atraiu 300 fotógrafos!

Cada loja pela qual nós passamos parecia carregar as camisetas e jaquetas de Michael Jackson. Nós também vimos a sua imagem em sacolas de compras e cartazes que revestem as paredes da cidade.

Durante o curso da turnê, Michael foi o tema de duas horas do horário nobre especial na rede de televisão Nippon. O acordo foi elaborado por um velho amigo de Michael, Jimmy Osmond, anteriormente dos Irmãos Osmond, e agora um promotor de shows.

Desnecessário dizer, Michael teve hordas de jovens como companhia onde quer que fosse durante a sua estadia. Sua van era assediada diversas vezes por fãs gritando e chorando, quando ele se aventurava para fora do seu hotel.

Michael tomou um gole de chá com o prefeito de Osaka, que o presenteou com a chave da cidade. Em Tóquio, ele chocou os passageiros, fazendo uma aparição surpresa em um trem bala.

Ele também foi capaz de se distrair em um de seus passatempos favoritos - compras - graças à cooperação dos proprietários de lojas que lhe permitiram passear antes e depois do expediente. Entre as suas compras: relógios, livros de arte, uma tela oriental, brinquedos e muito mais para sua coleção de brinquedos.

De volta a seu quarto de hotel, ele pessoalmente conferiu tudo sobre os bastidores e fotos. Ele também calmamente fez com que bilhetes gratuitos para os concertos fossem distribuídos ​​para os jovens deficientes.

Um dos seus gestos da turnê estava se movendo em grande escala. Quando soube que uma criança de Osaka de cinco anos de idade tinha sido sequestrada e assassinada, ele anunciou durante seu próximo show que ele tinha decidido dedicar a sua turnê para a memória do menino. Ele enviou condolências à família do menino, bem como uma contribuição.

Quanto aos concertos de Michael no Japão, eles tinham tudo o que um fã pode pedir: grandes canções, performances inspiradas por Michael e deslumbrantes efeitos especiais. A única coisa que eu senti que faltava eram os irmãos de Michael.

Eu não poderia deixar de lembrar que, originalmente, a Victory Tour dos Jacksons era para ter sido uma turnê mundial, com o Japão incluído no itinerário. Mas o pessoal de Michael o tinha aconselhado a não estender a turnê, e ele os ouviu.

E aqui eu estava assistindo o show idêntico - além de um par de canções de Bad - que Michael havia feito com seus irmãos há três anos. Michael não teve escolha a não ser trazer o show de Victory com ele, porque ele não teve tempo para trabalhar em um novo show.

No lugar de seus irmãos, Michael havia contratado quatro dançarinos do sexo masculino. Ele também trouxe, no decorrer, quatro cantores.

Ele não foi o mesmo - para mim, pelo menos. Eu não sabia o quão forte eu me sentia sobre isso até após o primeiro show que eu vi.

"Bem, o que você acha?" Frank Dileo perguntou.

"Eu achei que foi ótimo. Michael é sempre bom ", eu respondi. "Mas teria sido melhor show com os irmãos."

"Oh, você está louca", disse Dileo.

"Não, eu não estou", eu disse, com a contundência na minha voz me surpreendendo. "Cada irmão tinha sua própria personalidade. Eles sabem como dançar e harmonizar juntos. Suas vozes se misturam de uma forma especial, porque eles são irmãos. Assim, o show teria sido melhor com eles."

Do Japão, Michael voou para a Austrália em novembro. Seus cinco concertos esgotaram em Sydney, Melbourne, Brisbane e lhe renderam um apelido na segunda turnê, Crocodilo Jackson.

Quando Michael voltou para Los Angeles em dezembro, Bad ainda estava mantendo a posição número um na parada de álbuns da Billboard, graças, em parte, ao sucesso de seu segundo single, a canção-título.

Mas, mesmo enquanto The Way You Make Me Feel se tornava o terceiro single consecutivo e Bad marcava o número um nas paradas em janeiro de 1988, eu tinha minhas dúvidas se Michael iria sair com alguns dos Grammys na premiação de março na cerimônia em Nova York. Eu temia que a preocupação da imprensa com fofocas tivesse causado uma reação à Michael Jackson.

Minhas suspeitas foram confirmadas ao assistir o show do Grammy na televisão. Não só Michael não ganhou para o Álbum do Ano, como ele não ganhou nenhum dos outros prêmios para os quais ele foi nomeado.

A única vez que ele subiu ao palco no Radio City Music Hall durante a cerimônia de premiação foi para cantar. Depois, Michael me ligou.

"Você viu o Grammy?", ele perguntou.

"Eu vi", eu respondi.

"O que você acha?"

"Bem, eu não acho que eles foram justos."

"Nem eu."

Considerando o que tinha acontecido, eu estava feliz por ele ter decidido fazer a sua primeira aparição na TV em cinco anos nos Grammys. Seu desempenho foi um lembrete de que ele tinha adquirido sua fama não como uma curiosidade da mídia, mas por causa de seus talentos dados por Deus como cantor e dançarino.

Michael foi eletrizante desde o momento que desfilou no palco para cantar The Way You Make Me Feel, seu chapéu puxado sobre os olhos.

Eu me perguntava como ele poderia superar sua performance da canção, que incluiu seu arsenal cheio de reviravoltas, voltas e pressões. Mas em seu segundo número, Man in the Mirror, ele encontrou uma maneira. No momento climático da canção, ele pulava, dançava no palco e de volta, em seguida, caiu de joelhos em alegre testemunho.

Bad, no final, não estabeleceu um novo recorde de vendas. No verão de 1989, vinte milhões de cópias foram vendidas, cerca de metade do número de cópias de Thriller. O que ainda era um número impressionante, no entanto, e classificou Bad como o terceiro LP mais vendido de todos os tempos.

Por esse tempo em que a turnê mundial de Michael terminava em janeiro de 1989 no Los Angeles Sports Arena, ele também estabelecia um recorde para a maior bilheteria bruta de sempre: 125 milhões de dólares. Durante seu ano e meio na estrada, ele se apresentou para cerca de quatro milhões de fãs.''

Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com