¨My Family, The Jacksons¨ (21)


''Depois de ver o trabalho duro de Michael durante vários anos, eu fiquei contente que ele tentou buscar um equilíbrio entre o trabalho e lazer depois da Victory Tour, embora a maioria do seu lazer tivesse que acontecer em nossa propriedade, por causa das preocupações com a sua segurança.

Longo amante de animais, Michael passava um tempo com seu zoológico, que incluía Louis e Lola, as lhamas, Prínce e Princess, os cervos e Winter e Spring, os pavões. Por um tempo, Michael também teve uma girafa, Jabbar, mas os vizinhos reclamaram e Michael foi forçado a afastá-la.

Houve um ''bichinho'' que adotou Michael. Um dia ele estava comendo uma noz no quintal, quando um gaio azul desceu e a tomou da sua mão! Michael não podia acreditar, e ele correu para dentro da casa para pegar mais nozes, e Jay as agarrou, também.

A partir de então, Michael e Jay se tornaram amigos e Michael passou a apresentá-lo aos hóspedes.

Imagem de um gaio azul - nota do blog
O animal de estimação que provavelmente Michael mais gostava, no entanto, era Bubbles, seu chimpanzé. Ele estava procurando por um chimpanzé por um longo tempo. Ele era especial - ele queria um dos raros chimpanzés de cara branca.

Finalmente, Bob Dunn, cuidador e treinador de chimpanzés, encontrou Bubbles para Michael em 1983. Michael o teve ainda bebê, e ele tinha algo a ver com sua cara branca. Parecia um chimpanzé de boneco, não parecia real.

Em seu primeiro ano de vida, Bubbles viveu com Bob. Mas Bubbles viria à nossa casa para visitas. Ele dormia em um berço no quarto de Michael.

Era estranho para mim assistir Bubbles. Ele rodopiava no chão com os olhos fechados, como uma criança. Ele era inteligente, também.

Lembro-me de um dia em que Michael o repreendeu sobre a escolha de um pequeno objeto de uma tabela. Bubbles recuou para o canto da sala, mas ele ainda tinha sua mente no objeto. Enquanto Michael voltou sua atenção para outra coisa, Bubbles avançou seu caminho de volta para a mesa, assistindo Michael o tempo todo. De repente, ele pegou o objeto e correu de volta para o canto da sala com ele, tão orgulhoso de si mesmo. ''Ele é muito parecido com as pessoas'', eu pensei, enquanto o observava.

Enquanto Michael amava relaxar com seus animais de estimação, ele também gostava de brincar com seus convidados. Até então, ele tinha mais ou menos desistido de fazer amigos de sua idade. Mais e mais, ele era atraído pelas pessoas mais jovens e mais velhas do que ele. Michael resumiu seu amor por crianças em poucas palavras: "Elas não usam máscaras."

Tenho certeza de que uma das razões pela qual ele queria ter uma loja de doces completa com fonte de soda, era para o entretenimento de seus jovens convidados. Entre eles estavam fãs gravemente doentes ou morrendo, fãs que escreviam para ele. Um dia antes de uma visita de um deles, Michael perguntava à criança suas preferências para o almoço e para o filme.

Não importa o quão mal a criança pudesse estar, Michael conseguiria permanecer alegre e otimista durante a sua visita, ele é forte assim. Às vezes, depois que a criança tinha partido, no entanto, Michael deixava correr as lágrimas que ele estava segurando por dentro.

Se ele tivesse uma hora disponível, Michael também visitava os jovens fãs que se reuniam do lado de fora do nosso portão.

Um dia, um de nossos guardas de segurança de Michael entregou três envelopes grandes, que um quarteto de garotas estudantes tinha trazido para a casa. Quando Michael abriu os envelopes, ele ficou surpreso ao ver as palavras: Eu amo você, Michael Jackson, escrito 10.000 vezes em 181 folhas de papel de caderno.

A próxima coisa que as garotas souberam era que estavam sentadas na nossa sala de estar com Michael. Ele lhes contou como ele ficou tocado por aquilo que tinham feito, lhes perguntou quanto tempo levou para fazê-lo (72 horas), e lhes deu uma visita à sala de troféus, galeria de fotos e quintal.

Quanto ao seu interesse consumado pelas pessoas mais velhas, Michael também adorava brincar com os estudantes. Ainda fascinado com os filmes, ele se divertia especialmente na companhia de atores.

Uma das estrelas de cinema que por primeiro ele se tornou amigo foi Jane Fonda. Jane o convidou para o set de On Golden Pond em 1981 e, segundo Michael, "Nós tínhamos acabado de falar, falar, falar sobre tudo .... política, filósofos, racismo, Vietnã, atuar."

Outra amiga que ele fez na época foi Katherine Hepburn. Michael a visitou em seu apartamento em Nova York, e ela participou de um shows dos Jacksons no Madison Square Garden.

Michael se tornou próximo de uma série de outros atores, incluindo Marlon Brando, Elizabeth Taylor, Fred Astaire e Gregory Peck. Todos eles foram convidados em uma ou mais vezes nos jantares de Michael, repletos de estrelas.

Antes de Michael dar a sua primeira festa, eu estava um pouco nervosa por ele. ''Ele nunca fez isso antes'', pensei. Eu me pergunto como ele está indo. Mas Michael acabou por ser um bom anfitrião.

Michael planejava cuidadosamente seus jantares. Depois que os convidados chegassem, ele os levava para a sala, onde ele servia suco e vinho. Então ele os levava em uma excursão segundo os motivos do encontro, após o que eles todos se sentavam para um jantar preparado por sua chef (eu tenho certeza que Michael já estava feliz em termos uma sala de jantar formal em vez de uma cena de batalha dos Piratas do Caribe.)

Após o jantar, Michael passava um filme na tela. Uma vez a eletricidade caiu no meio da exibição, e Michael ficou tão envergonhado que, no dia seguinte, ele pediu para Bill Bray comprar um gerador para que isso não voltasse a acontecer. Esse foi o único problema que consigo me recordar de suas festas.

"Mãe, você é mais que bem vinda para se juntar a nós", Michael fazia questão de me dizer, no dia em que um convidado chegava para jantar. Mas eu sempre declinava. Na verdade, eu tinha certeza que eu estaria mais segura lá em cima, no meu quarto e na cama, antes que o convidado chegasse. Era assim porque eu sou tímida.

Mas uma noite eu não estava mesmo "segura". Sem aviso, Michael entrou com Yul Brynner! Eu estava tão zangada com ele mas, claro, eu não demonstrei na frente do Sr. Brynner.

(Nota do blog: Yul Brynner é um ator premiado da mesma geração de dona Katherine)

Como se viu, Yul Brynner era muito agradável. Depois que eles saíram eu estava irritada comigo mesma por ser e estar tão tímida, porque Michael tinha me surpreendido.

Michael é incrível. Eu não estou dizendo isso porque ele é meu filho, eu realmente o vejo dessa forma. Quando ele está com uma celebridade, ele "cresce" para a sua idade. Mas, então, ele tem a sua loja de doces e sua coleção de bonecos, e ele rola no chão com suas sobrinhas e sobrinhos como se ele fosse uma criança. Ele é jovem. Ele é maduro. Como eu disse, ele é incrível.

Eu acredito que Michael tinha esses encontros para ser mais sociável, durante esses anos, porque por muito tempo ele estava fazendo o trabalho de forma silenciosa, principalmente sobre compor e sobre negócios.

Em 1985, ele colaborou com Lionel Richie em We Are the World e também participou de sua gravação com todas as estrelas. A renda da canção ajudou no esforço de combater a fome na Etiópia. Naquele ano, Michael também concluiu a compra do catálogo ATV Music, incluindo 251 (músicas) de John Lennon - com colaboração de Paul McCartney.

Ironicamente, foi Paul quem primeiro deu a Michael a ideia de investir em belas canções, além de belas artes. Um dia, durante a visita de Michael com Paul à Escócia, Paul entregou-lhe um livro contendo todos os seus direitos autorais, entre eles clássicos de Buddy Holly. Michael estava espantado com a coleção de Paul... e inspirado.

Paul queria o catálogo ATV, mas ele desistiu da licitação muito antes de Michael (comprá-lo). Sinto muito se a compra da ATV pelo meu filho significou que ele e Paul não poderiam mais ser amigos.

Tenho certeza de que suas conversas com seus amigos célebres e outras pessoas de sucesso desempenharam um papel na decisão de Michael de comprar o catálogo dos Beatles. Investir é um de seus temas favoritos.

"Joe Louis fez um monte de dinheiro e ele morreu quebrado. Eu não quero que aconteça comigo", me lembro de Michael dizendo a John H. Johnson, presidente da Johnson Publications, editora da Ebony e Jet. "Será que você compartilha comigo qual o seu segredo em manter o seu negócio bem sucedido há anos?"

Em 1986, o trabalho de Michael começou a levá-lo mais para fora de casa. Ele colaborou com Francis Ford Coppola e George Lucas em Captain Eo, o filme em 3-D de 15 minutos que se tornou a mais nova atração da Disney World, em setembro. Michael estrelou como o jovem herói que traz luz e beleza a um planeta dominado por uma rainha vilã.

Em agosto, ele entrou no estúdio para gravar seu próximo álbum. Escrever canções para o seguimento do álbum mais vendido de todos os tempos tinha sido um projeto muito sério para Michael, desde o fim da Victory Tour. Eu ajudei a inspirar uma das músicas.

"Eu quero que você escreva uma música com um ritmo que se arrasta", eu lhe disse um dia. Eu tentei cantar para ele o que eu ouvi na minha cabeça.

"Eu acho que eu sei o que você quer dizer", disse ele, balançando a cabeça.

Uma ou duas semanas depois, Michael tocou para mim a música que ele tinha escrito.

"Isso é exatamente o que eu estava falando!" Eu exclamei.

"Eu sei", Michael sorriu.

A canção era The Way You Make Me Feel.

No entanto, Michael se recusou a tocar para mim qualquer das outras canções que ele tinha nas obras.

"Por favor, deixe-me ouvir, por favor, deixe-me ouvir", eu implorei.

"Não, mãe, espere até o álbum sair", Michael respondeu. "Para ser surpresa."

Michael, no entanto, estava muito feliz em me falar de suas expectativas para seu próximo álbum. Ele esperava que ele se tornasse o álbum mais vendido de todos os tempos.''

Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com