¨My Family, The Jacksons¨ (13)


''Dos casamentos dos meus meninos, o que causou o maior alvoroço na mídia foi o de Jermaine. Para muitos, seu casamento com a filha de Berry Gordy, Hazel, em dezembro de 1973, simbolizava a união de duas famílias pop, ressaltando a força do vínculo Jackson Five-Motown.

O casamento, realizado no Beverly Hills Hotel, foi espetacular. Entre os 200 convidados estavam artistas da Motown e amigos da família Gordy, como Coretta Scott King.

O tema foi Winter Wonderland. Havia 175 pombas brancas em gaiolas, sete mil camélias brancas, e montes de neve artificial. Jermaine usava um smoking branco e Hazel usava um vestido branco coberto com pérolas e recortado com vison branco.

Rebbie, LaToya e Janet foram damas de honra; Tito, Marlon e Michael serviram como recepcionistas. O ponto alto da cerimônia foi o desempenho de Smokey Robinson em uma balada que ele tinha escrito especialmente para a noiva e o noivo.

No entanto, mal o público sabia que, enquanto Jermaine e Hazel estavam dizendo o seu "sim", Joe e alguns dos meninos estavam considerando um "divórcio" com a Motown Records. Em causa estava o quanto de liberdade criativa a Motown estava disposta a permitir aos meninos.

Motown não queria ceder qualquer controle no estúdio, enquanto os meninos queriam exercer alguma influência sobre a seleção de músicas que gravavam, bem quanto à forma como as músicas deveriam ser produzidas.

Até então eles começaram a escrever suas próprias canções e a gravá-las em nosso estúdio caseiro. Seu modelo era também o artista da Motown, Stevie Wonder, que tinha conseguido ganhar o controle artístico da Motown há vários anos, e que tinha continuado a marcar hits no Top 10 para a gravadora.

Joe e eu discutíamos a situação Motown com freqüência, que pesava em sua mente. Mas sempre que ele abordava o assunto de controle artístico com Berry Gordy, ele era rejeitado. Sr. Gordy não sentia que os meninos estivessem prontos para escrever e produzir suas próprias gravações.

Um dia, Joe se cansou.

"Eu tenho que começar a trabalhar em conseguir outro selo para os meninos", ele confidenciou para mim. "Motown está estancando seu crescimento. Eu quero que eles sejam capazes de desenvolver e exercitar todos os seus talentos.''

Houve um evento especial na carreira do Jackson Five em que Joe e os meninos tiveram o controle completo, em 1974: a estréia do grupo em Las Vegas.

Joe reservou duas semanas no MGM Grand para mostrar ao mundo que o Jackson Five era mais do que um grupo de estúdio da Motown.

"Agora temos que colocar um verdadeiro show em conjunto", os meninos concordaram. Eles e Joe sabiam que o seu show de rock não iria tocar para uma multidão de mais idade.

Entre suas ideias estava um medley em que os irmãos, cada um sentado em um banquinho, se revezavam cantando By the Time I Get to Phoenix e Killing Me Softly (Whit His Song).

A idéia única e melhor que eles tinham era de envolver suas irmãs e Randy no show, dando-lhes o primeiro gosto do palco, mostrando ao púbico o fato de que Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael não eram os únicos talentosos filhos de Jackson.

Para Randy, a chance de tocar com seus irmãos mais velhos era um sonho.

Rebbie: ''Quando seus irmãos iam para a estrada nos dias de Gary, Randy sempre foi o menino deixado para trás. E ele não gostava. Ele pegou os bongôs, meu pai disse a ele que quando ele os dominasse, lhe permitiria entrar no grupo. Isso era tudo o que Randy precisava ouvir. Ele batia os bongôs noite e dia. "Posso entrar agora?" Ele perguntava ao pai quase que diariamente. Mas ele ainda não estava pronto. Cada vez que meu pai balançava a cabeça - Não - Randy agia como se suas asas tivessem caído.''

Randy: ''Na época, eu me sentia deixado de fora, sendo o mais jovem dos garotos. Mas eu não me sinto negativo sobre eles, eu acho que Deus tem a sua maneira especial de lidar conosco. Sendo o único menino na casa, muitas vezes deu-me a oportunidade de me interiorizar. A família me considera o mais individualista dos filhos, e essa é a razão. Enquanto eu estava sem meus irmãos, eu não estava realmente "sozinho". Eu tinha uma casa cheia de instrumentos. Começando com a idade de oito anos, eu aprendi sozinho a tocá-los. Eu comecei com o piano. Então eu trabalhei meu jeito com a guitarra, o baixo e a bateria.''

Mais de uma vez eu acordava no meio da noite e decidia me levantar para verificar as crianças, apenas para descobrir que Randy não estava em seu quarto. Cada vez  eu finalmente o localizava no estúdio de gravação, praticando.

Para o segmento de Randy, Joe e os meninos decidiram juntar ele com Janet para cantar um medley de canções que se tornaram populares por duplas: Sonny e Cher, I Got You, Babe, Jeanette MacDonald e Nelson Eddy com Indian Love Call e Mickey e Sylvia com Love Is Strange.

Michael fez uma sugestão inspirada: "Janet está sempre fazendo palhaçadas, fazendo imitações engraçadas. Vamos trabalhar na sua imitação de Mae West em algum lugar." Encontramos o ponto certo em Love Is Strange, onde Sylvia diz a Mickey: "Venha aqui, loverboy!"

Quanto a LaToya e Rebbie, decidiu-se que cada uma iria dançar, LaToya no segmento de sapateado, Rebbie durante sua performance da Peggy Lee no antigo sucesso Fever, com Michael e Marlon.

Infelizmente, por causa de um acidente, a única aparição que Rebbie acabou fazendo no palco do MGM Grand veio no final do show, quando as crianças tomaram seus arcos.

A noite antes do noivado começar, ela estava descendo as escadas no cassino do hotel, segurando a mão de Stacee, quando Stacee, de repente, pulou um par de degraus.

Rebbie se desequilibrou e torceu o tornozelo. Ela estava de coração partido por não ser capaz de se apresentar. Como se viu, foi a única decepção com o noivado.

"Este é o melhor show que eu já vi em Vegas!" Dezenas de membros da audiência exclamavam para mim e Joe durante essas duas semanas. Todo mundo sabia quem éramos, porque as crianças faziam questão de nos apresentar no palco, sempre contra minhas objeções.

As crianças realizaram dois shows por noite, todas as noites, e eu não queria perder um deles. "Você não se cansa?" Meus filhos me perguntavam. "Por que você não fica em casa esta noite?"

"Eu não me canso assistindo vocês", eu sempre respondia. Lembro-me do velho ditado do Sul: "Todo corvo acha que seu corvo é o mais negro."

Bem, eu acho que toda mãe que tem filhos no palco gosta do que eles estão fazendo e quer apoiá-los. Para este dia, se eu estou na estrada com um dos meus filhos, ele ou ela pode esperar para me ver na platéia a cada noite.

Querendo me tornar útil durante o noivado em Las Vegas, comecei a tomar notas de cada performance e depois do show, compartilhava os meus comentários com as crianças.

"Michael, por que você não segura esse bilhete por mais tempo?" Eu poderia sugerir. Ou: "Janet, e sobre mudar um pouco o movimento da sua dança?"

As crianças adoravam ouvir a minha opinião, tanto assim que as minhas críticas pós-concerto eram uma tradição da família, neste dia.

Quanto ao show das crianças em Las Vegas, o ponto mais alto foi a imitação que Janet fez de Mae West. Noite após noite, ela roubava o show com ele. Eu sabia que ela estava destinada para uma carreira no show business, também.

"Sua vida é como um navio." Michael gosta de dizer. "Você é o capitão do mesmo. A maneira como você dirige é a maneira que ele está indo."

Nós éramos os capitães do nosso navio, em Las Vegas, e tudo funcionou lindamente. Mas de volta em Los Angeles, Motown ainda estava dirigindo a carreira do Jackson Five. Depois do triunfo de Las Vegas tornou-se ainda mais difícil para Joe aceitar esse fato.

No entanto, quanto mais Joe falava em deixar a Motown quando o contrato dos meninos acabasse em 1976, mais apreensiva eu ficava.

"Se deixarmos a Motown, então ninguém, incluindo você, vai ter um emprego", eu apontei.

"Kate, isso não é verdade", respondeu ele. "Eu sei que nós podemos obter um melhor negócio em outro gravadora."

Joe começou a falar com outras empresas. Berry Gordy travou o vento do que ele estava fazendo e despachou o executivo da Motown Ewart Abner para Nova York - onde os meninos estavam se apresentando no momento - para se encontrar com Joe.

A mensagem que o Sr. Abner levou com ele era que o Sr. Gordy "não importa o que aconteça, ele só quer que os garotos fiquem com a Motown."

Mas, então a mente de Joe estava feita - o Jackson Five iria assinar com um novo selo disposto a permitir aos meninos a oportunidade de gravar algumas de suas próprias canções. Esse novo rótulo acabou por ser a Epic Records, uma das empresas de propriedade da CBS Records.

"Bem, sua decisão de deixar a Motown não era uma ideia tão ruim, afinal" eu disse a Joe depois que ele aceitou a oferta da Epic. O único problema era que Jermaine havia decidido que ele não queria deixar a Motown.''

Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com