¨My Family, The Jacksons¨ (07)


''As raízes do Jackson Five podem ser atribuídas a uma televisão quebrada. O ano era 1955. A TV em questão era a nossa velha Muntz em preto-e-branco. Nosso reparador, o Sr. Willis, veio e tentou consertá-la, mas sem sucesso.

"Eu receio que vou ter de mantê-la por algum tempo", disse ele.

Sr. Willis acabou mantendo nossa televisão mais do que "um pouco de tempo." Mas foi a minha ''deixa''.

"Não a traga de volta ainda," eu disse a ele, depois de ter sido consertada. "Eu não tenho o dinheiro para pagar." Joe e eu estávamos em um aperto financeiro no momento.

Até então éramos uma família de seis pessoas - Rebbie tinha cinco anos; Jackie, quatro; Tito, dois e Jermaine era um bebê. Dependente como eu era da TV para o entretenimento deles, à noite, de repente eu estava confrontada com o desafio de manter meus filhos ocupados de alguma outra forma.

O que eu decidi fazer foi cantar com eles. Eu percebi que eu poderia ''comandar'' algumas canções enquanto eu passava, costurava ou lavava a louça. Eu comecei a ensinar-lhes as músicas que eu cantava com meu pai: Cotton FieldsShe’ll Be Coming Round The MountainWabash Cannonball.

As crianças adoraram nossas canções desde o primeiro dia. Mesmo o pequeno Jermaine pulava em sua cadeira ao som de nossas vozes se misturando.

Jackie: ''A primeira vez que ouvi minha mãe realmente se soltar em uma música country, fiquei impressionado. ''Deus, ela pode realmente cantar'', pensei. É assim que tudo começou para mim e meu irmão - nos harmonizando atrás dela.''

Nossas canções na sala de estar se tornaram uma tradição da família Jackson. No entanto, eu nunca sonhei nem por um momento naquela época, sobre ensinar meus filhos a se apresentar juntos - nem mesmo no início dos anos sessenta, quando o ''som Motown'' começava a competir com os gostos das minhas músicas country favoritas, para chamar a atenção das crianças.

Jackie: ''Motown Records explodiu com um som que todos - negros e brancos - amavam. Era um som que levava as pessoas.''

Motown certamente trouxe meus filhos mais velhos juntos pelo rádio. Eles mantinham os ouvidos colados  na WWCA todos os dias, para ouvir os mais recentes lançamentos para a nova gravadora de Detroit, fundada pelo compositor e produtor Berry Gordy.

Rebbie: ''Nós também ficávamos ligados nas palavras do DJ, esperando por uma próxima aparição em Chicago de The MiraclesThe Temptations, ou um dos outros grupos da Motown. Morríamos querendo vê-los embora, claro, não pudéssemos. Ainda assim, a cada passo febril do DJ, mais fanáticos ficávamos.''

Assim que as crianças ouviam uma nova gravação, elas juntavam suas moedas, ou imploravam-me por algumas, e corriam para comprá-la na pequena loja de discos, em frente a Roosevelt High.

Naturalmente, quando traziam o single para casa, eles queriam colocá-lo no aparelho de som imediatamente, para dançá-lo em suas meias. Eu ficava feliz em permitir essa dança na sala de estar, especialmente depois que eu tivesse acabado de encerar o piso. A dança deles manteria o piso brilhante por dias!

Rebbie: ''Nós também estávamos realmente ''por dentro'' das danças: the Jerkthe Mashed Potatothe Walkthe Ponythe Four Corners.''

Muito antes de nós termos ouvido a palavra Motown, Rebbie e Jackie eram as estrelas da dança no bairro. Quando tinham cinco e quatro, respectivamente, começaram a ganhar concursos de dança em festas do bairro.

Rebbie amava tanto dançar que ela dançava ao redor da casa todos os dias, depois de terminar suas tarefas de limpeza. "Mãe, como você pode apenas ficar sentada?", ela me disse mais de uma vez, particularmente quando uma boa canção Motown tocava no rádio.

"Você não sente que tem que se  mexer?" Ela é da mesma maneira, hoje. Quando um assistente de palco lhe trouxe uma cadeira em um dos shows de Michael no Madison Square Garden, em 1988, ela disse:

"Não, eu vou ficar dançando." Ela dançou nos bastidores durante todo o concerto.

Na verdade, com exceção do Marlon, todos os meus filhos pareciam ter nascido para dançar. Marlon teve que trabalhar muito duro em sua dança, que valeu a pena porque hoje ele é um excelente dançarino, também.

Mas meus meninos mais velhos não se contentavam apenas com as canções da Motown. Eles queriam cantá-las, também. E eles o fariam, entre eles, em seu quarto.

Jackie: ''No início, Tito, Jermaine e eu gostávamos apenas de brincar, tentando aprender as músicas ao desligar o rádio. Mas, de repente, nos tornamos bons - bons o suficiente para que as pessoas que passassem por nossa casa parassem para nos ouvir. Às vezes, até se sentavam no gramado. Tínhamos telas nas janelas e eles podiam ouvir-nos muito bem, porque fazíamos muito barulho. Uma vez conquistados os seus ouvidos, nós sabíamos que tinha algo acontecendo.''

Eles conquistaram meus ouvidos, também. Os de Rebbie, igualmente.

"Mãe, olhe em meus braços - Eu tenho arrepios só de ouvi-los cantar", exclamou um dia. Outro dia eu a encontrei chorando junto à porta deles, porque ela achou que eles harmonizavam tão bonito.

Como eu mencionei, a situação da criminalidade piorava em Gary, e ironicamente teve um papel no seu desenvolvimento como cantores. Muitas vezes Joe e eu tínhamos que ficar de olho em nossos filhos, não por causa de qualquer coisa que tivessem feito de errado, mas porque tínhamos visto tipos indesejáveis ​​em torno do parque, atrás da casa.

Jackie, Jermaine e Tito frequentemente faziam o melhor naqueles tempos, continuando a aperfeiçoar as suas versões dos sucessos atuais da Motown, em seu quarto. Algumas noites, quando era seguro fazê-lo, eles cantavam na esquina, sob a luz da rua.

Jackie: ''Amava cantar fora, poderíamos obter grande harmonia por causa dos ecos.''

Eles ficavam melhor e melhor.

"Mãe, vamos estar na TV, assim como The Temptations", eles me anunciaram, um dia.

Quando estava com quatro anos de idade, Michael começou a adicionar a sua voz para o mix de seus vocais, eu comecei a pensar:

''Bem, eles parecem ter potencial...'' Eu estava entusiasmada o suficiente sobre o seu canto para pedir a Joe para lhes fazer um teste. Porque Joe estava trabalhando dois turnos por dia na época - no turno da noite na Inland Steel e no turno do dia na American Foundries - ele ainda não os tinha ouvido cantar ainda.

Mas Joe não parecia muito receptivo. "Kate, eu não tenho tempo agora", disse ele. Joe, no entanto, teve uma ideia de seu talento musical dos meninos quando ouviu Tito, com oito anos, tocar guitarra pela primeira vez. Há uma história sobre como Tito veio para um "teste" com seu pai.

Joe tinha uma regra que nenhum de seus filhos poderia tocar em sua guitarra, a qual ele guardava em uma caixa no armário do corredor. Mas Tito começou a tirar a guitarra, de qualquer forma, enquanto Joe estava no trabalho, e aprendeu a tocá-la sozinho.

"Você sabe o que o seu pai disse." Eu o repreendia quando o pegava. Mas eu nunca forçei Tito para colocar a guitarra de volta, porque interiormente eu aprovava sua iniciativa. Eu também elogiava seu talento em ascensão na guitarra de seu pai, que em breve daria a Tito uma box guitar.

Tito e Lutero, irmão de Joe, tocavam juntos quando Lutero vinha nos visitar. Meu filho melhorava de forma constante. Então, um dia Tito arrebentou um das cordas. Não tendo o dinheiro para comprar uma corda nova, ele decidiu guardar a guitarra de Joe de volta. Eu vi ele fazer isso, mas eu não disse nada.

Tito, então, prontamente arrebentou uma das cordas da guitarra de Joe. Ele colocou a guitarra de volta em sua caixa e no armário e se preparou para as conseqüências.

Quando Joe viu a corda arrebentada, ele imediatamente confrontou os meninos.

"Quem fez isso?" Ele exigiu, segurando sua guitarra agora com cinco cordas.

"Tito", os irmãos imediatamente responderam.

Naquele momento eu falei.

"Eu dei a Tito permissão para tirar a guitarra", eu menti.

Joe olhou para mim.

"Por que você deu-lhe permissão quando eu disse às crianças que não poderiam tocar a guitarra?" Ele vociferou. "Você está incentivando-o a desobedecer!"

Joe se virou para Tito. "Tito, sente-se", ordenou. "Eu quero ver se você pode tocar guitarra."

Tito calmamente começou a realizar alguns de seus riffs favoritos. Joe não conseguia disfarçar seu choque.

"Menino, você pode tocar", disse ele.

Logo depois, Joe chegou em casa do trabalho segurando um presente surpresa para Tito atrás das costas: uma brilhante guitarra vermelha elétrica.

"Honestamente, Joe! Os meninos têm talento" Eu disse a ele, mais uma vez. "Eu quero que você os ouça!"

Finalmente, Joe ''os testou'' também.

"Eles podem cantar", ele concordou depois. "Mas" ele acrescentou "Eu ainda não tenho tempo para trabalhar com eles."

Logo depois eu recebi um telefonema do nada, de uma mulher chamada Evelyn Leahy, que confirmou a minha crença de que os meninos tinham algo de bom musicalmente.

De alguma forma, ela tinha ouvido falar que eles cantavam, e ela me perguntou se eles estariam interessados ​​em se apresentar em um show de moda infantil que ela estava organizando para uma loja de departamento no Glen Park, no subúrbio de Chicago.

Eu disse que iria verificar com eles para ver, eles hesitaram por cerca de um segundo antes de dizer "sim!" Até aquele momento, a única forma deles cantarem para os outros tinha sido para parentes na casa de um dos primos de Joe.

Eu, então, tive um intercâmbio fatal com Evelyn Leahy.

"Como os garotos se chamam?", Ela perguntou. "Quero incluir o seu nome nos panfletos."

"Oh, não chegamos a um nome ainda", eu respondi. "Mas eu estive pensando sobre The Brothers Jackson Five". Marlon queria estar no grupo, também.

Evelyn Leahy pensou por um momento.

"Que tal Jackson Five, em vez disso?", sugeriu. "Você sabe, soa muito melhor."

Senhorita Leahy pediu aos meninos que preparassem três músicas de sua escolha. Enquanto os meninos ensaiaram as músicas por si só, eu me designei sua figurinista. Eu decidi vesti-los com calças pretas e camisas vermelhas com "J5" e um aplique bordado em azul no bolso do peito. Cecille Roach, uma senhora jamaicana que morava na mesma quadra, fez o trabalho de bordado para mim.

No dia do desfile, nos empilhamos nos carros de Joe e seu irmão Lutero e fomos para o Glen Park.

Nós não sabíamos o que esperar quando chegamos à loja de departamento. Enquanto andávamos ao redor, o cenário não era muito impressionante como eu teria gostado para a estréia pública dos meninos. Um palco foi montado no meio da loja, e não havia uma cadeira dobrável à vista. O público de clientes teria que assistir o programa de pé.

Dividindo o projeto com os garotos, havia um ato de um casal de crianças. Depois de uma equipe de dança de meninos e meninas se apresentarem, era o giro do Jackson Five. Entre as as canções que eles apresentaram havia um sucesso atual, Doin’ the Jerk, dos Larks.

Jermaine cantava, enquanto os outros faziam os vocais de fundo. Quanto a sua instrumentação, Jermaine tocou a linha de baixo na guitarra de Joe; Tito dedilhava em sua guitarra elétrica; Jackie batia o pandeiro e Michael batia os bongôs. Marlon dançava.

Jackie: ''Eu estava envergonhado. Eu simplesmente não estava preparado para atuar em uma loja de departamento na frente dos meus amigos, incluindo um par de minhas namoradinhas. De repente, estávamos em nossa primeira música, e eu vi os clientes se aproximando de nós, olhando para nós.''

Foi tudo um pouco bizarro. Como Joe e eu estávamos na platéia, eu poderia dizer que Joe estava nervoso. Como se os tivesse ensaiando, ele silenciosamente mexia a boca com cada palavra de todas as canções.

Quanto a mim, eu não estava nervosa. Apenas orgulhosa. E apenas um pouco animada, pensando que talvez, apenas talvez, este fosse um começo de algo grande para os meninos.

Envergonhados ou não, os meninos fizeram bem. A multidão recompensou-os com uma saudável rodada de aplausos no final de sua apresentação.

"Em pouco tempo, você vai se apresentar em lugares mais agradáveis", eu me vi dizendo a eles, no caminho de casa.

Logo depois, a cunhada de Joe, Rose Bobbie Jackson, fez uma sugestão destinada a colocar o Jackson Five na trilha musical.

"Por que você não leva essas crianças no show de talentos na Roosevelt High?", disse. Formada pela Roosevelt, ela explicou que o show anual era feito principalmente de estudantes da Roosevelt, mas os participantes mais jovens eram bem-vindos, também. Por mais estranho que possa parecer, foi a primeira vez que eu ouvi falar sobre o show, apesar de Joe e eu estarmos vivendo no bairro há 15 anos.

Logo aprendi que o show era parte de um programa municipal destinado a identificar jovens talentos promissores. Os vencedores do show de Roosevelt e dos shows de talentos realizados em outras escolas ao redor de Gary competiriam no Annual Talent Search realizado no Estádio Gilroy.

A busca resultaria na apresentação do jovem talento musical do ano em Gary. Eu era toda a favor para o Jackson Five competir. Então seriam também Joe e os meninos.

Dois meses mais tarde, Bobbie Rose chamou para me informar sobre as audições para o talento que seriam realizadas em breve. Os meninos foram para o trabalho. Eles eram 'todo negócios'.

"Quem é que podemos encontrar para tocar bateria?" Eles pediram. Apenas bongôs e pandeiro, eles decidiram, não fariam a percussão neste momento. Um menino vizinho, Milford Height, tinha acabado de adquirir um conjunto de bateria, então eles o recrutaram.

Embora Joe já tivesse expressado seu desejo de começar a trabalhar com os meninos, ele ainda estava muito ocupado para ser de muita ajuda. Então eu ofereci uma indicação ou duas para os meninos, enquanto eles ensaiavam.

Para os seus dois números, eles decidiram por My Girl, um grande sucesso dos Temptations na época, e uma música que eles próprios escreveram para apresentar cada um dos irmãos. A última canção foi projetada principalmente como uma vitrine para os talentos de dança de Michael, com seis anos de idade.

Enquanto os meninos ensaiavam seu conjunto, fiz o momento de desenhar outro conjunto de figurinos. Eu decidi por camisas brancas com laços vermelhos, smoking vermelho e calças pretas. Eu comprei as camisas e fiz os smokings.

O Jackson Five passou na audição da Roosevelt com louvor. Eles devem ter feito uma grande impressão na competição, também.

Jermaine: ''Finalmente o dia do show de talentos iria acontecer. Estávamos prestes a ir, quando decidimos verificar novamente os nossos instrumentos, para se certificar de que eles estavam em ordem. Para nosso espanto, descobrimos que as guitarras e o baixo haviam sido adulterados, pois eles estavam desafinados. "Alguém não quer que a gente vença", eu disse. Nós rapidamente arrumamos os instrumentos, e esperamos  na ala para o nosso nome a ser chamado.''

Os meninos abriram com My Girl, com Jermaine conduzindo a canção. O aplauso foi alto e sustentado. Em seguida, os rapazes lançaram em seu tom original.

Jackie: ''Quando tivemos a multidão exatamente onde queríamos, Michael largou seus bongôs, tomou o centro do palco e começou a dançar como James Brown. Ele colocou a casa abaixo. Naquela noite ficamos entusiasmados em voltar para casa com o troféu de primeiro lugar. Nós não tínhamos o dinheiro para uma festa fora, mas nós fizemos, felizes, uma festa de sorvete.''

Fazendo a vitória do Jackson Five, o mais especial para nós era o fato de que os meninos tinham ganhado uma série de concursos ao longo do tempo. Deniece Williams, uma dos outros artistas, estava destinada a atingir o topo das paradas ela mesma, anos depois, com Let’s Hear It For the Boy.

Rebbie: ''Eu acho que os shows de talentos tinham muito a ver com o nosso bairro - e todos de Gary, por assim dizer - tornando-se um forte viveiro de jovens talentos. Os professores estavam sempre incentivando as crianças a fazer a audição. Quando um grupo de crianças se envolvia, outros a faziam também, porque não queriam perder - a velha competição. Assim, tornou-se ''a coisa a fazer'' em Gary. Além disso, não faltava inspiração para as crianças: O ''Som da Motown'' estava definitivamente em seu auge. Conforme eu assistia o show, fiquei impressionada com o fato de que quase todos as apresentações tinham um sabor Motown. Todos, ao que parecia, estavam planejando em se tornar os próximos Temptations.''

Jackie: ''Música, todos descobriram, era o bilhete para sair de Gary.''

Pensando bem, estou contente pelos meninos terem tido competição musical em seu próprio quintal. Os fizeram trabalhar mais desde o início, para ganhar reconhecimento.

Poucos meses depois de seu triunfo na Roosevelt High, o Jackson Five ganhou o Annual Talent Search. Mais uma vez, Michael roubou o show.

Seu momento de glória veio durante a versão dos meninos para o sucesso de Robert Parker, Barefootin, no qual Michael cantou. Durante o intervalo instrumental, de repente ele tirou os sapatos e fez a dança descalço, ao redor do palco.

Jackie: ''Para chegar a uma ideia sobre o local como esse, na sua idade .... Eu simplesmente não podia acreditar.''

Rebbie: ''Além de seu talento óbvio, a coisa que me impressionou sobre Michael na época era o fato de que ele não tinha qualquer inibição. Em um cenário como esse, maiores de sete anos de idade iriam ficar inibidos. Mas a atitude de Michael era: "Eu vou ir lá e fazer."

Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com