¨My Family, The Jacksons¨ (05)


''Não havia como confundir a nossa casa na 2300 Jackson Street com um castelo. Com ela, dois pequenos quartos, sala, cozinha e banheiro, não era muito maior do que uma garagem. No entanto, eu não acho que nenhum dos filhos realmente sentisse privacidade, crescendo em um espaço tão apertado.

Jermaine: ''Para mim, o pequeno é bonito. Compartilhar uma casa pequena é uma das razões pelas quais os Jacksons são uma família unida, hoje.''

A matemática simples da nossa situação de vida - onze seres humanos, uma casa de dois quartos - nos fez uma curiosidade no bairro. Os colegas de trabalho de Joe em Inland Steel ficaram fascinados com o tamanho de nossa família, também.

"Joe, você tem tantos filhos que vocês, provavelmente, terão que dormir em turnos", eles provocavam.

Então como é que nós encaixávamos nove crianças e dois adultos em uma casa pequena? Soa como um enigma, não é? A resposta: com um pouco de criatividade.

Os meninos tinham um dos quartos. Nós compramos uma cama beliche tripla para eles. Tito e Jermaine dormiam na cama de cima, Marlon e Michael no meio, e Jackie na parte inferior. Então eles teriam um pouco de privacidade.

'Tito e Jermaine' e 'Marlon e Michael' se deitavam em extremidades diferentes. Quando Randy estava velho o suficiente, ele dormia no segundo sofá, na sala de estar.

Jermaine: ''Partilhar o quarto com os meus irmãos era grande!! Conversávamos pelo menos por uma hora juntos, antes de ir dormir. Estávamos todos em nossas camas, e nós nem sequer teríamos que olhar um para o outro, para manter uma conversa séria.''

Joe e eu tínhamos o outro quarto. Era grande o suficiente para uma cama, roupeiro e cômoda. Quando tínhamos um bebê, de alguma forma conseguíamos fazer caber um berço, também. As meninas dormiam em um sofá-cama na sala de estar. Rebbie, de fato, nunca teve seu próprio quarto.

Rebbie: ''Uma menina que eu conheci através da rua, dividia o quarto com a irmã. Eu costumava pensar, ''Wow! Deve ser legal ter um quarto cuja metade é sua.'' Mas nunca me arrependi de não ter meu próprio quarto. Minha atitude era... 'Bem, eu tenho uma coisa que minha amiga não tem: o amor de minha mãe.''

Em ocasiões, Rebbie conseguia dormir no meu quarto. Quando Joe trabalhava na troca de turno - e muitas vezes ele o fazia para ganhar horas extras - ela e LaToya se amontoavam na cama comigo.

"Eu estou dormindo com a mãe! Eu estou dormindo com a mãe!" Elas exclamavam. Às vezes, um ou dois dos garotos, também, mesmo que eu tivesse apenas uma cama de casal.

Ter apenas um banheiro significava a imposição da "regra dos quinze minutos" de manhã. Se alguém - normalmente Jackie - ficasse no banheiro mais do que isso, ele iria ouvir sobre isso de seus irmãos.

Um banheiro também significava banhos compartilhados. Quando Jackie, Jermaine e Tito eram jovens, eu os banhava juntos.

Michael e Marlon também foram companheiros de banho. Quando eles tinham três ou quatro, respectivamente, eles estrelaram a minha história favorita da banheira.

Uma noite de verão,  eu não poderia localizá-los enquanto eu estava enchendo a banheira. Pensando que eles estavam a brincar lá fora, eu fui e chamei por eles. Mas eles não estavam fora, também. Preocupada, voltei para a casa para olhar em volta, novamente. Eles ainda estavam longe de ser encontrados.

Finalmente, eu coloquei a minha cabeça no banheiro. Para meu alívio, foi onde eu os encontrei. Eles entraram no banheiro quando eu estava lá fora, procurando por eles, entraram na banheira - e adormeceram.

Nossa cozinha era apertada, mesmo que nós não tivéssemos lá a nossa mesa cromada da sala de jantar e cadeiras. Eventualmente, eu tive a parede que separa a cozinha da sala de serviço derrubada, para me dar mais espaço para trabalhar.

Nossa sala de estar era grande o suficiente para os nossos dois sofás, duas cadeiras, TV e som. Quanto à nossa garagem.... não tínhamos uma. Isso significava que, no inverno, Joe tinha que raspar o gelo do pára-brisa de seu Buick, todas as manhãs.

Havia um outro enigma para a nossa vida na 2300 Jackson Street, e era assim:

Como é que uma grande família se mantinha com uma renda pequena? E eu quero dizer ''pequena''. Lembro-me de olhar para os primeiros salários semanais de Joe na Inland Steel e ver que eram no valor de 56 dólares. A resposta, claro, era que Joe e eu aparávamos todas as pontas que podíamos.

Para os nossos primeiros cinco anos em Gary, não tinhamos sequer um telefone. Uma vizinha, Margaret Penson, era gentil o suficiente para me deixar fazer e receber chamadas em seu telefone.

Sair para jantar e cinema, estava fora de questão. Nós finalmente conseguimos comprar uma televisão em prestações semanais em 1953, e a TV se tornou nossa principal forma de entretenimento para a família, à noite.

A maior parte do nosso dinheiro iria para as necessidades: roupas e alimentos. Eu fazia um pouco de nossas roupas: principalmente camisas para Joe, e conjuntos de roupas para Rebbie e Jackie, quando eles eram pequenos. Quando eu comprava, era geralmente no Exército da Salvação*.

(Projeto de assistência e promoção social* - nota do blog)

Eu andava por lá em muitas manhãs de primavera e verão, através das mais recentes doações. Às vezes, Jackie, Tito, Jermaine iriam comigo.

Eu gostava de sua companhia, mas eu gostava de ter os passos mais rápidos, pois as primeiras pessoas que cruzassem a porta conseguiriam a melhor seleção. Com a minha ''limpa'', as outras senhoras iria voar para mim, então eu dependia dos meninos para chegar às camisas e calças "novas", em primeiro.

Jermaine: ''É claro que, às vezes, corríamos direto, passando as roupas e íamos lá para cima, onde todos os equipamentos de esportes eram guardados.''

As roupas de segunda mão foram um fato da vida. Lembro-me de um casaco particularmente bem cortado, um Chesterfield bonitinho com um colarinho marrom de veludo e um chapéu com uma pressão sob o queixo. Originalmente pertencia a um dos filhos da minha cunhada.

Depois que ele o deixou, Jermaine chegou a usá-lo. Quando Jermaine ultrapassou, eu dei à minha cunhada para que um de seus filhos pudesse usá-lo. Quando ele o deixou, eu o peguei de volta para Marlon.

Quanto à comida, nós crescemos com o que podíamos (fazer por) nós mesmos. Nosso jardim estava localizado em um lote do qual meu padrasto era proprietário em Gary. Joe fazia o plantio e eu fazia a colheita.

Também comprávamos diretamente de agricultores em Crown Point nas proximidades. Joe, nossos filhos mais velhos e eu pegávamos o que queríamos: peras, milho, feijão de corda e muitos outros vegetais.

Era muito divertido. O que não era divertido era descascar e pôr em conservas, que as crianças e eu teríamos que fazer. Apenas a visão de um frasco de conservas ou saco de freezer deixariam Rebbie doente do estômago.

Claro, nós também comprávamos no supermercado. Eu comprava os básicos - farinha, fubá, fermento, açúcar, ovos, arroz e feijão - e fazíamos nossas refeições a partir do zero. Depois que compramos um freezer, Joe também tentou conseguir uma boa compra em carnes para o inverno.

Comíamos com simplicidade. Um dos alimentos preferidos das crianças para almoço eram pãezinhos fritos em muito óleo. As crianças sacudiam os pãezinhos em um saco com açúcar, então os comiam com sopa de tomate.

Outro almoço era sanduíches de ovos. Uma dúzia de ovos rendiam salada de ovo suficiente para todos. Para o jantar, croquetes de sarda* (um tipo de peixe* - nota do blog) com arroz era popular. Eu não podia pagar por salmão.

Para a sobremesa, nós alardeávamos sobre torta de pêssego caseira, torta de batata-doce, e a favorita das crianças: torta de maçã fritas. Normalmente tínhamos comida suficiente à mão. Mas havia algumas chamadas próximas.

Rebbie: ''Próximo ao dia do pagamento, comida era um bem escasso na nossa casa. Mais do que algumas vezes, nós chegávamos em casa para o almoço no dia do pagamento do pai, apenas para encontrar o armário vazio. Às vezes, a gente passava a maior parte de nossa hora de almoço esperando o pai voltar, depois de perseguir seu cheque.

De qualquer forma, ele sempre fazia isso em casa, antes que nós tivéssemos que voltar para a escola com o estômago vazio. Ele nos entregava algum dinheiro, e nós corríamos até a loja da esquina comprar aquele maravilhoso pão Wonder Bread, e um pacote de carne de almoço. E conseguíamos comer.''

Às vezes, no entanto, não havia um dia de pagamento para salvar-nos. De vez em quando, Joe era demitido.

Poderíamos ter ido para a ação social, mas eu preferiria lavar pisos e Joe preferiria escolher batatas  - que é exatamente o que ele fazia quando ele estava sem trabalho. Nós comíamos batatas de todas as formas: ensopada, frita e cozida.

Algumas vezes, apalpávamos nossas mãos entre as almofadas do sofá e nosso sentimento de que alguém poderia ter perdido algo. Uma vez, quando não havia comida em casa, encontramos algumas moedas, o suficiente para comprar um pacote de pão.

Tateando em busca de moedas perdidas é uma das minhas lembranças mais pungentes em Gary. Eu tenho vários outras, cada uma ligada ao inverno rigoroso de Gary.

Nossa casa era mal isolada. Nossa única proteção contra o frio era um aquecedor de pouco espaço e, mais tarde, uma fornalha. E o nosso forno. Em noites particularmente frias, você poderia encontrar as crianças e eu na cozinha, com as portas fechadas, sentados em frente ao forno. Era o mais lugar mais quente na casa.

Jermaine odiava se aventurar no frio tanto que ele ocasionalmente usava um ardil para ficar em casa e não ir para a escola - um ardil que eu não conhecia, até recentemente.

Jermaine: ''Depois de sair pela porta da frente, eu simplesmente ia para a parte de trás da casa, subia pela janela que eu tinha acabado de abrir no nosso quarto, e passava o dia dormindo, lendo e comendo doces em nosso armário. Às vezes, Tito se juntava a mim. Se congelava até a morte caminhando para a escola.''

As crianças não eram mais entusiasmadas a respeito de Joe e eu, saindo de casa no inverno. Quando Joe trabalhava no turno da manhã em Inland Steel, eles sempre acordavam às quatro horas, ao som do Buick de Joe aquecendo, lá fora.

Depois que eu peguei meu trabalho na Sears, no final dos anos cinquenta, Jackie ficava melancolicamente na janela, quando eu saía de manhã.

Jackie: ''Lágrimas vinham aos meus olhos enquanto eu observava minha mãe andar na rua, enfrentando o frio e a neve. Eu a seguia com os meus olhos, enquanto eu pudesse, esperando que ela não escorregasse e caísse.''

Nem todas as minhas memórias de inverno são pungentes, no entanto. Depois de uma queda de neve, Jermaine e Tito levaram suas pás de porta em porta, oferecendo-se para limpá-las de passeios e calçadas.

Eles contribuíam com seus ganhos para a panela da família, e o dinheiro comprava o jantar por vários dias. Porque eu não poderia lavar no inverno, os meninos mais velhos iria transportar (a roupa) para a lavanderia em seu trenó e as secavam lá.

A ajuda dos meus filhos não se limitava ao inverno. Cada um deles fazia a sua parte ao redor da casa durante todo o ano, para ajudar a família Jackson chegar ao dia seguinte, à semana seguinte.''

 Katherine Jackson
(com co-autoria de Richard Wiseman em seu livro My Family, The Jacksons, Outubro 1990)

Tradução: Rosane (blog Cartas para Michael)

Fonte: http://jetzi-mjvideo.com