Depoimento de Brad Buxer (01)

Isaiah Sanders - Brad Buxer - MJ - Jonathan Moffett -
David Williams - Freddie Washington - Jennifer Batten
Tecladista e arranjador em todos os álbuns desde ''Dangerous'', diretor musical da ''Dangerous Tour'' e ''HIStory Tour'', Brad Buxer esteve próximo de Michael por mais de 15 anos e dá o seu testemunho sobre como era trabalhar com Michael.

''Michael não era rígido, ele estava sempre aberto para as minhas sugestões e ideias e me demonstrou total confiança. Michael era um gênio, ele sabia que não poderia fazer tudo sozinho e ele teve a inteligência de delegar algumas coisas.

Às vezes, Michael sabia exatamente o que queria, ao me ouvir cantar todas as partes de uma canção. Outras vezes, ele me deixava tocar até que ele ouvisse algo que ele gostasse. Isto aconteceu particularmente com canções como Who Is It ou Stranger in Moscow.

Uma vez ele me pediu para lhe dar aulas de piano. Eu disse a ele: "Ok Michael, vamos levar a sério todos os dias, você vai sentar comigo por 15 minutos e haverá uma pequena lição. Mas ele nunca teve a paciência de aplicar-se a esta disciplina [risos] Eu acho... ele sabia que não tinha necessidade de tocar um instrumento para expressar seu talento. Ainda que não tocasse o instrumento, ele ainda era um músico fantástico. Ele compreendia instintivamente a música. Era apenas parte dele.

Michael amava encontrar novos sons que o ouvido humano ainda não tinha ouvido. Muitas vezes, ele repetia: "Brad, me um som que soe realmente bad." Isso significava que ele queria algo que sacudisse por dentro. Mesmo se tivéssemos muito uso de computadores para projetar alguns sons, às vezes encontrávamos mais idéias... orgânicas, eu diria. Por exemplo, chegamos a bater na tampa de um piano de cauda com um taco de beisebol para simular um tambor específico.'' [Risos]

Sobre o afastamento de Quincy Jones
(produtor musical nos álbuns Off The Wall e Thriller

Michael e Quincy Jones
''Deixe-me ser claro: Michael não estava zangado com Quincy. Ele sempre teve uma admiração por Quincy e um imenso respeito. Mas com Dangerous, Michael queria controlar o processo criativo de A a Z. Simplesmente, ele queria ser o seu próprio patrão. Michael sempre foi muito independente, e ele também queria mostrar que seu sucesso não foi por causa de um homem, ou seja, Quincy. No entanto, Quincy ainda tinha muitas sugestões. Vimos isso quando terminamos Dangerous e Michael chamou Quincy para ajudá-lo no final. E quando Quincy disse que tínhamos uma obra-prima, Michael não estava mais hesitante em lançar o álbum.''

Sobre escrever letras

''Michael ainda estava escrevendo as letras no último minuto, em um pedaço de mesa.. ou em uma de suas mãos. [Risos] Muitas vezes, ele aguardava que a instrumentação de uma música estivesse completamente terminada antes de escrever a letra. E isso nos deixava loucos, às vezes! Por exemplo, Michael escreveu a letra de Black Or White em 20 minutos no estúdio enquanto esperávamos para fazer as vozes.''

Os últimos anos

 ''A última peça em que nós trabalhamos juntos, Michael e eu, foi na canção From The Bottom Of My Heart - o título foi para arrecadar dinheiro para as vítimas do furacão Katrina. No geral, as músicas que gravamos durante os últimos anos são de uma qualidade excepcional. Contrariamente à crença popular, Michael não estava em declínio artístico. Ele borbulhava de idéias. E essas músicas em que nós trabalhamos foram mais originais e mais criativas do que as que fizemos juntos antes. Em nenhum momento em sua vida Michael teve falta de inspiração. Além disso, ele passou por muitas provações, como foi o caso em 2005 com o julgamento, e isso teve uma influência positiva sobre a criatividade.''





Brad Buxer na HIStory Tour
As melhores lembranças com Michael

''Todos aquelas risadas que tivemos juntos... Lembro-me das corridas nos corredores de hotéis quando estávamos em turnê ou das guerras de comida em nossos quartos. Mas principalmente, eu sempre lembro de seu sorriso quando ouvia uma música completa. Havia um monte de amor, orgulho e respeito a este respeito. E o sentimento era mútuo. Por quase 20 anos, tenho tido a sorte de contar com Michael entre os meus melhores amigos. Nós éramos da mesma idade, ele e eu. Não é necessário dizer que eu sinto falta dele terrivelmente.''

Fonte: http://www.mjjcommunity.com