Depoimento de Małgorzata Jaskłowska (02)


A HIStory Tour em Praga (República Checa) em 1996

'Minha grande aventura começou quando cheguei à Praga às seis da manhã em 5/09. Após o check-in para o meu hotel e visitar o meu amigo, fui para o hotel de Michael.

A pequena praça em frente ao Hotel Intercontinental, em Praga, parecia colorida: vários fãs de Michael com camisetas, bandeiras coloridas com grandes mensagens para Michael.

Não só a multidão de fãs indicava que Michael estava lá. As janelas do hotel no piso térreo estavam cobertas com pôsteres de HIStory e havia uma grande bandeira branca com o logotipo de MJ, no alto da parede da frente.

Olhando por cima da ponte para o outro lado do rio, você poderia ver a estátua de Michael no alto da colina. Havia uma sensação de costume, e a mídia correu para lembrar que anos atrás, um monumento de Stalin estava exatamente no mesmo lugar.

Os fãs assumiram as posições nas barreiras que cercavam a entrada do hotel. Outros ficaram em torno de grupos que apresentaram as suas bandeiras. O sol brilhava e a atmosfera era ótima.

Mas o vento frio me obrigou a voltar para o meu hotel para me agasalhar. Michael não se levantou cedo, então eu pensei que havia tempo. Eu estaria de volta em uma hora. Meus amigos estavam longe de ser encontrados.

Os fãs ficaram presos à barreira, gritando. Então eu fiquei lá, sem saber o que fazer. Cada movimento da cortina no sexto piso suscitava gritos enlouquecidos. E sim, ele estava lá, aparecendo ocasionalmente na janela e acenando para os fãs.

Mas, na verdade, a mão acenando da janela não era sempre a de Michael. Havia duas crianças com ele, que agitavam também. Mas poderíamos reconhecer a sua mão na luva vermelha. Engraçado, mas por um momento, a mão de Michael pôde ser vista tocando a bandeira branca sobre o outro lado. Então, por um momento, ele apareceu por trás da bandeira.

Eu estava no grupo entre os fãs de várias nacionalidades e aqueles que só queriam ver o megastar. Havia uma garota com um look cigano, que ficava à minha frente, e finalmente ela desistiu dizendo que ela já o tinha visto no dia anterior. Ela me puxou para o seu lugar e saiu.

Eu me encontrava na barreira. Sorte a minha. Era cerca de 2:00 pm, e às 3:00 pm eu já tinha pensamentos de ir embora. Era a primeira vez que eu ficava na frente do hotel de Michael e eu não esperava algo assim: sendo pressionada contra a barreira por horas, com fome, porque eu tinha comido apenas frutas pela manhã.

Algumas pessoas não estavam felizes e começaram a cantar: Michael you don't care about us!! Claro que ninguém se moveu. O cara que checava a segurança disse que Michael viria antes das sete horas. Oh não! Eu não podia acreditar! Sim, o sujeito da segurança apareceu pela segunda vez neste grupo e, em seguida, duas vans pretas.

A tensão aumentava. Primeiro, percebemos flashes dentro! E então era ele, vestido com jaqueta militar vermelha e calça preta, é claro que ele tinha chapéu e máscara. A menina italiana à minha direita estendeu a mão e ele estendeu a mão para ela, mas não chegou perto o suficiente para poder tocá-la melhor.

Eu poderia estender a minha mão e talvez tocar os seus dedos, mas acho que seria tímida para fazê-lo.

A histeria subia ao céu. Pessoas me empurravam, me pressionando contra a barreira. Eu me lembro da maquilagem preta em seus olhos. Então, ele veio junto às barreiras. Vendo-o de costas, eu poderia dizer: 'Deus! Ele é tão magro!' Ele pegou os presentes dos fãs. Alguém lhe deu uma boneca grande. Tudo acontecia tão rápido e Michael já estava saindo em sua van.

As pessoas correram para o carro. Ele apareceu por um momento no topo e logo ele se foi. Segundo a imprensa, ele iria ao Lettna Park para ensaiar.

Voltei ao meu hotel para comer alguma coisa, então voltei ao hotel de Michael. Fiquei lá até as 10:40 da noite mas nada aconteceu.

06/09/1996

Eu estava no hotel por volta da uma hora da tarde e Michael estava saindo. Ele não se aproximou dos fãs neste momento, apareceu por um momento no topo da van. Michael usava jaqueta preta e camiseta cor de vinho. Eu tomei a posição na segunda linha da barreira, sendo empurrada como o inferno.

Então começou a chover. Eu tirei a minha capa de chuva da minha bolsa, mas não consegui vesti-la, apenas coloquei-a sobre minha cabeça. Eu estava com medo, porque eu me resfrio muito facilmente e não queria acabar dessa forma após o concerto.

Então, depois de quatro horas, de alguma maneira eu sairia daquela multidão. No mesmo momento, Michael estava de volta. Corri para, ao menos, vê-lo no topo de seu carro. Chovia torrencialmente. Minha câmera emperrou.

Eu o vi chegando aos fãs por um segundo em uma parte protegida da chuva e logo desapareceu. A histeria era total. Pessoas correndo, empurrando, a polícia empurrou as pessoas de cima de um carro. Eles caíram no chão em frente de mim. Era assustador. Mas logo tudo acabou.

Fui para o meu hotel para me trocar, porque eu estava molhada. E já estava de volta às 06:00 pm. Michael estava aparecendo na janela. Ele estava mostrando mensagens de fãs, mas eu não podia ver o que era. Eu o vi ele tirando a camisa vermelha e, em seguida, ele usava uma camiseta branca.

Um momento engraçado foi quando Michael tirou a camisa e a dobrou para para tomar alguma coisa e, em seguida, ele jogou a camiseta pela janela. Parecia que ele estava jogando sua própria camiseta. Em seguida, as crianças apareceram na janela.

Elas jogaram alguns pedaços de papel. Algum tempo depois, olhei para trás e vi grupo de pessoas ainda lutando pelas coisas lançadas por Michael. Parecia assustador. Um amigo me disse, mais tarde, que eles tiveram que ser separados pela polícia.

Às 8:30 pm Michael deixou o hotel, mas não se aproximou dos fãs neste momento. Ele usava casaco, chapéu preto e camisa vermelho-escuro. Ele apareceu por um momento no topo de seu carro e logo ele se foi. Eu estava lá por cerca de duas horas, mas nada aconteceu. O motorista de Michael veio e recolheu os presentes dos fãs para Michael.

Segundo a imprensa, em 6/09 o roteiro de Michael incluia visitas à Catedral de St.Vit, à Igreja de St.Valcav, uma visita ao presidente checo Vaclav Havel, e depois, visitas ao orfanato e ao hospital infantil.

Vaclav Havel e Michael Jackson: Vaclav foi o primeiro presidente da República Checa após a revolução de 1989, após a queda do Comunismo

O sábado de 7/09 foi a pior e a melhor experiência da minha vida. Noite inesquecível! Mas primeiro eu estava no hotel às 11. A equipe da MTV estava entrevistando fãs e dando-lhes corações de papel vermelho para escrever mensagens para Michael.

Eles disseram que Michael tinha sido ensaiando a noite inteira e estava provavelmente cansado e dormiria naquela manhã. Então, eu não tinha mais nada para fazer, mas para encontrar um caminho para o Letna Park.

Depois de passar horas apertada no meio da multidão e correr para os portões, eu estava em frente ao palco rezando por, ao menos, um passo a frente. Primeiro, me senti OK e aquecida entre as pessoas assistindo os caras da segurança levando as meninas desmaiadas.

Mas eu não pude mais aguentar o puxa e empurra da multidão e fui retirada de lá. Agora eu lamento por ter entrado em pânico, mas eu nunca experimentei algo parecido antes. A área estava cheia de gente. E realmente parecia um grande piquenique: pessoas deitadas sobre cobertores e bebendo Cola. Algumas pessoas fizeram pequenas montanhas de terra para ficarem 'maiores'.

Comprei livros turísticos e tomei uma posição sobre o lado esquerdo do palco. Trinta minutos após o DJ Bobo, o grande evento começou. Non crotch grabbing night, eu diria. Primeiro, a animação por computador da nave espacial de tirar o fôlego de nave espacial.

Explosão! E a nave aterrissou no palco. Surgiu o homem do espaço, em equipamento de ouro. Ele tirou o capacete e era ele - Michael.

Primeiro, um medley de canções de HIStory. Em Y.A.N.A. Michael teve uma menina em seus braços. Ele dançou com ela e se ajoelhou na sua frente. Era tão doce, algumas vezes Michael corria para o lado esquerdo e eu podia vê-lo de perto. Ele era maravilhoso e tão sexy: ele era tão magro e tinha presença!

O estilo de cabelo era o mesmo da Dangerous Tour. Alguns fragmentos de concerto foram semelhantes como em Dangerous: ele 'chorava' no final das músicas antigas. Eu esperava que ele finalmente cortasse o cordão umbilical e não mencionasse os seus irmãos. Mas ele o  fez.

Ele 'fingia' chorar, é claro, depois de lembrar seus irmãos. Acho que fazia mais sentido a chorar em She's Out Of My Life, mas parece que ele não queria sugerir que ele estava chorando por Lisa. Em Thriller, Michael  surgiu em uma máscara de lobisomem. Zumbis o colocaram em um caixão, que foi atravessado por espadas e explodiu em chamas. Michael desaparecia.

Havia músicas antigas: Billie Jean, B & W... Em Beat It ele ficou em cima de uma grua por um tempo. Em Dangerous, a famosa coreografia de Wetten Dass. Então, as canções de HIStory. Em D.S. Michael estava zangado, jogando o punho para cima. Com força e com raiva. 'Para o inferno...' nós sabemos a quem ele se referia.

(nota do blog: Michael se referia ao capeta Tom Sneddon)

O som da música era muito forte ao vivo. Earth Song inesquecível: a cenografia com ruínas vermelhas no palco e imagens de guerra e da pobreza em um telão. Michael usava uma jaqueta preta com o lado interno em vermelho.

Ele ficou mais uma vez junto a um guindaste fazendo sinais para movê-lo ao redor. Lentamente, o guindaste movia em torno de Michael por duas vezes. Quando Michael voltou ao palco, pessoas apareceram.

De repente, um tanque de verdade entra no palco. Um soldado saltou, direcionando sua metralhadora para o povo e, em seguida, para o peito de Michael.



Michael ficou imóvel. Então ele tocou a arma e a abaixou. Uma garotinha deu ao soldado uma flor. Ele caiu de joelhos, chorando. Michael o levou e estendeu a mão para o público. A mão de Michael aparecia nas telas em sinal de PAZ e AMOR.

Depois de Earth Song, Heal The World prometia esperança à Terra. Michael levou um menino pela mão e fez uma reverência. Ele tentou sinalizar para o garoto para que ambos se curvassem juntos, mas o pequeno não entendia. Michael riu.

Ele pegou uma menina pela mão e queria os três se curvando juntos, mas o menino ainda não entendia. Foi bonito. Então luz apagou-se como se fosse o fim. O silêncio durou, mas ninguém se moveu. De repente, as luzes se acenderam novamente e bandeiras de vários países surgiram no grande palco.

Soldados em uniformes brilhantes e capacetes apareceram no palco. Todos levavam uma ou duas bandeiras. Michael, vestindo uma jaqueta branca brilhante, apareceu no palco como se fosse o líder de um exército. Assim foi HIStory - a música mais espetacular e impressionante do concerto. Michael acenou para a multidão e desapareceu.

No dia seguinte, assim como eu fui para o hotel depois das 10, Michael apareceu. Ele usava casaco preto e chapéu. Desta vez, não se aproximou dos fãs e em segundos ele se foi.

Nesta manhã eu havia feito uma amizade e decidimos passar o resto do dia passeando. Durante todos os dias, eu não tive mesmo nenhum tempo para ver a estátua gigante mais de perto. Mas na manhã seguinte ao concerto, a estátua já tinha se ido. Subimos o morro para ver a estátua no chão, pronta para ser levada.

Budapeste 1996

Em 9/09 depois de uma noite em um trem que verifiquei no meu hotel em Budapeste, comi alguma coisa e fui para o Kampinski Hotel. Os gritos me levaram a uma boa direção. Mais uma vez o vento frio me obrigou a voltar para o meu hotel para vestir algo mais quente.

Quando eu estava de volta, as vans de Michael estavam se  preparado para sair. Os fãs ficaram completamente loucos. Mas levou mais três horas de gritos e histeria antes de Michael aparecer. Ele foi junto às barreiras. As meninas que estavam na minha frente subiram no alto da barreira, e eu mal podia ver.

Por um momento eu vi os seus grandes olhos negros, à minha frente. Mas foi apenas um instante, e logo ele se foi. Então eu soube por um amigo que ele, então, havia visitado uma loja de música onde os fãs  quebraram a janela.

Michael estava de volta cerca de 5 horas e ele foi ao longo da barreira. Logo, ele desapareceu. Teddy Lakis disse-nos para reunir sob a janela de Michael e gritar. Ele insistiu que os gritos podem ser ouvidos também no piso mais alto.

Ao mesmo tempo, a polícia ordenou-nos a deixar as barreiras. De repente, a janela no andar mais alto abriu e Michael apareceu, vestindo chapéu e uma roupa preta. Depois apareceu mais vezes, jogando pequenas almofadas de cor rosa e as assistindo cair.

Eu vi que uma das almofadas foi pega por uma mulher de meia idade que rapidamente a colocou sob o suéter. Em seguida, a janela estava fechada, então eu ocupei o tempo indo ao McDonald para o café. Após às 8:00 am ele abriu a janela mais uma vez, por alguns segundos. Aos poucos, mais fãs para a esquerda. Após as 9:00 am eu decidi deixar também.

Desta vez eu decidi ir ao concerto final, porque eu tinha lugar para sentar. Eu passei o dia inteiro no hotel conversando com os fãs e vendo suas fotos. 06:20 pm Michael deixou o hotel com uma criança e o anão Michu.

Em seguida, corri para o concerto para descobrir o erro que cometi com o meu lugar. Eu estava tão longe do palco!! Sim, eu vi os maravilhosos efeitos das luzes e a decoração do palco na íntegra, mas sem Michael. E acima de tudo - sem atmosfera. Nenhum sentimento, nenhuma emoção - apenas pessoas sentadas ainda como no teatro.

Na manhã de 11/09 eu soube que Michael estava saindo no dia seguinte. Grande notícia! Então, eu estava feliz em vê-lo mais uma vez. Na parte da tarde a equipe de Michael apareceu com as duas vans.  A tensão aumentava e os fãs correram para as barreiras. Mas este tempo em pé foi em vão. Por volta das 3:00 pm, as vans com a equipe e Michael saíram.

Parecia que Michael estava cansado demais para ir a qualquer lugar e que naquele dia poderíamos ver Michael só na janela. Primeiro Michael apareceu cerca de 5:00 pm jogando algo pela janela, mas a verdadeira diversão começou as 7:00 pm.

Primeiro, o cinegrafista estava filmando os fãs da janela e Michael acenou atrás dele. A janela estava fechada, mas depois de algum tempo Michael apareceu em  uma janela diferente. Desta vez, ele usava algo vermelho. Em seguida, abriu sua janela de costume, mais uma vez Michael derramou algo branco de uma caixa.

Aquilo voou como uma nuvem que cobre toda a rua como uma neve. Michael apareceu mais uma vez para esvaziar a caixa. Então alguns garotos jogaram o restante dos flocos brancos. Em seguida, um travesseiro voou pela janela. A menina que estava por trás das barreiras o pegou, pulando de alegria como uma doida.

Michael escreveu sobre ele: I love you so much. Please love me too, MJ. Mas não conseguimos ver o que estava escrito nos próximos dois travesseiros porque foram rasgados em pedaços, na luta entre os fãs. Havia penas em todos os lugares e as pessoas as estavam recolhendo como se fossem relíquias.

Michael estava na janela aonde acontecia a filmagem, apontando para alguém. Em seguida, ele mostrou algo escrito, mas estava escuro demais para ver. Após a janela ser fechada, decidi sair. Mas ouvi de amigos que depois de meia hora Michael apareceu mais uma vez, lançando camisetas.

12/09 foi meu último dia em Budapeste. Eu passei o dia inteiro na frente do hotel, pensando no que teria acontecido com Michael. Até 06:45 pm, quando eu fui para a estação de trem, não aconteceu nada. Então eu soube pelos fãs que Michael se sentiu mal e não saiu do hotel nesses dois dias. Mas à noite, apareceu na janela, jogando mais lembranças e acenando para os fãs.'

Małgorzata Jaskłowska (depoimento de fã)

Fonte: http://maljas.republika.pl