My Friend Michael (16)


'Michael tentou o seu melhor para não colocar o peso de seus problemas em nós. Houve momentos em que eu poderia dizer que sua mente estava em outro lugar, e ele se escusava de fazer um telefonema. Mas ele não queria a mim e a Eddie lidando com assuntos de adultos, e nós permanecemos, na maior parte, alegremente ignorantes, dando ênfase no 'alegremente'.

Enquanto Eddie e eu estávamos em turnê com Michael, tínhamos desenhado o projeto para os carrinhos de golfe, para usar em Neverland. Michael tinha ordenado a realização (do projeto) e eles estavam esperando por nós. Meu próprio carro de golfe!

Era praticamente tão grande negócio como conseguir meu primeiro carro, e era um sinal de que eu tinha um convite aberto para Neverland. Macaulay Culkin, a quem eu tinha encontrado um par de vezes em Nova York, por causa de Michael, era, juntamente com seus irmãos, um convidado freqüente em Neverland. Ele e Michael eram amigos desde que Mac atuou em Home Alone (nota do blog: 'Esqueceram de Mim' na versão brasileira).

Mac já tinha o seu próprio carrinho de golfe, o seu era roxo e preto. O meu era verde claro e preto. O de Eddie era preto com uma imagem de Peter Pan na frente. Os carros eram equipados com leitores de CD com um sistema de som soberbo. Nós pulávamos naqueles carrinhos e dirigíamos por toda parte, em grande velocidade.

Eu era mais aventureiro do que sou agora, e eu ia tão rápido quanto eu podia pelas íngremes estradas estreitas de terra, que se estendiam a partir do rancho para as montanhas, com quedas abruptas de ambos os lados.

À noite, como de costume, Michael, Eddie e eu fazíamos as camas, levávamos os cobertores e travesseiros para o chão do quarto de Michael. Como resultado das denúncias e da ação da Justiça, as inocentes qualidades infantis de Michael foram deturpadas como algo patológico e assustador, na percepção do público, mas nenhuma destas conversas tinha influenciado os nossos acordos de dormir, e nenhum de nós interrompeu este costume.

Todo mundo sabia que não deveria pensar em tomar o espaço ao lado da lareira. Esse era meu. Chamávamos essas camas improvisadas de 'gaiolas', e se alguém chegasse perto da minha, eu diria: 'Ei. Essa é a minha gaiola. Não pense em roubar minha gaiola!!' Eu colocava música clássica e adormecia ouvindo belas melodias junto ao calor acolhedor do fogo.

No entanto, porque eu, muitas vezes, tinha problemas para dormir, quando a casa estava escura e silenciosa, muitas vezes eu ia ao banheiro de Michael para ouvir música. Isso pode soar estranho, mas o banheiro tinha um incrível sistema de som com qualidade de estúdio, com alto-falantes Tannoy e tudo mais.

Michael tinha os alto-falantes instalados porque ele gostava de ouvir música enquanto ele se vestia e se preparava para o dia, e ele fazia bastante deles: Michael levava um longo, longo tempo para ficar pronto. Michael achava divertido que eu raramente dormia. Ele gostava de sugerir que eu mudasse a minha cama direto para o banheiro. Mas, às vezes, no meio da noite, ele perdia o sono e vinha ouvir (música) comigo.

Naquele banheiro, Michael mantinha uma porção de sua própria música: demos de coisas que ele queria gravar ou músicas nas quais ele estava trabalhando,ainda inacabadas. Então, era à noite, sozinho, que é principalmente quando eu mais as tocava, músicas que Michael nunca tinha liberado ou ainda em desenvolvimento. Às vezes, eu me sentava naquele quarto durante horas, ouvindo algumas músicas repetidas vezes. Era como se fosse meu próprio concerto particular.

Uma das músicas inéditas que eu mais amava era Saturday Woman, sobre uma garota que quer atenção e vai para festas em vez de utilizar o seu tempo em seu relacionamento. O primeiro verso era: 'Eu não quero dizer que eu não te amo. Eu não quero dizer que eu discordo ... ', então Michael murmurava o resto das linhas, porque ele não tinha certeza ainda.

O coro era: Ela é uma mulher de sábado. Eu não quero viver minha vida sozinho. Ela é uma mulher de Sábado.. eu não quero viver a minha vida toda sozinho. Ela é uma mulher de Sábado. Eu gostava de Turning Me Off', uma canção up-time que não tinha feito para o álbum Dangerous.

Uma canção chamada Chicago 1945, sobre uma menina que estava desaparecida; uma bonita canção chamada Michael McKellar, e uma canção que, eventualmente, saiu em Blood on the Dance Floor chamada Superfly Sister. Eu escutei essa música repetidamente por anos, antes de ser lançada.

Durante a gravação de uma canção chamada Monkey Business, Michael tinha esguichado seu chimpanzé Bubbles com água e gravou ele gritando em resposta, você ouve isso no início da canção. Essa música só estava disponível em uma edição especial do álbum Dangerous. Outra canção que eu amei foi chamada de Scared of the Moon, que sairia em Michael Jackson: The Ultimate Collection.

Michael me disse que escreveu essa faixa depois de ter um jantar com Brooke Shields, durante o qual ela lhe disse que uma de suas meia-irmãs tinha medo da lua. Ele disse: 'Você pode imaginar? Estar com medo da lua?'

Algumas das músicas que eu ouvia eram tão ásperas que elas eram apenas acordes com notas de melodias, mas eu penso comigo mesmo que ásperas e sem forma como elas eram, provavelmente poderiam ser hits. Eu conhecia aquelas canções inéditas tão bem que eu comecei a tocá-las no piano. Michael brincava: 'Veja, agora você está roubando minhas músicas. Você não tem mais permissão para ouvi-las!'

Ele dizia isso brincando e realmente meu jeito de tocar piano era ruim o suficiente que só ele era capaz de obscurecer o valor das canções, mas ele deixou claro que ele não queria me ver tocando sua música para qualquer um fora de nossa família.

Ele tinha a desconfiança que alguém pudesse roubar suas ideias, uma desconfiança que parecia inofensiva, no momento, era acerca da posse de um artista sobre a sua visão. Eventualmente, porém, diante dos nossos olhos, veríamos essa desconfiança se expandir muito além de sua música para se tornar uma parte dominante de sua personalidade.

Uma vez, no Beverly Hilton na Universal Studios, eu estava fazendo tudo o que foi que eu fazia no piano, e eu vim com alguns acordes. Toquei-os por um tempo, e antes que eu percebesse, eu juro que Michael estava tocando os mesmos acordes da canção em The Way You Love Me.

Eu  lhe disse: 'Onde está a minha parte (nos direitos) da publicação?'  Brincando, é claro, mas ele me levou a sério e insistiu que os acordes que ele estava usando eram diferentes. Michael e eu lutamos o tempo todo sobre quem estava pegando de quem.

Estar naquele banheiro era uma das minhas coisas favoritas sobre Neverland. Eu estava lá quase todas as noites. Tocava principalmente música suave: mesmo a música que ouço hoje tende para tristes e deprimentes. Mas, sentado ali, sozinho com os incríveis Tannoy e as inéditas canções de Michael Jackson, eu estava feliz.

Novamente, eu gosto de pensar que essa descontração jovial que Eddie e eu oferecemos a Michael o ajudou a suportar as tensões de sua vida. Eu permanecia em sua companhia, e eu o mantinha positivo. No entanto, havia rachaduras na fachada, momentos em que os olhos, de repente, escureciam e ele parecia flutuar para muito longe.

Eu sei que o argumento para a resolução por fora do tribunal com a família Chandler fazia um certo sentido, mas eu tenho que dizer que por mais incrível que o advogado Johnnie Cochran fosse, eu não acho que ele deveria ter assumido esse caso. Michael nunca mais foi o mesmo depois disso. Não lutar pela verdade custou um alto preço para ele. Ele foi o maior astro do mundo inteiro. As acusações não resolvidas lançaram uma sombra sobre seu caráter.

Elas danificaram sua reputação. Elas ameaçaram o seu Legado. E elas feriram a sua alma. A partir de então, as pessoas não souberam no que acreditar sobre Michael Jackson. Acima de tudo, eles desconfiaram sobre o seu Amor pelas crianças, algo que foi fundamental para o seu ser e que feriu muito mais do que o circo que a mídia havia armado sobre as acusações.

Durante a turnê Dangerous, Michael visitava orfanatos e hospitais. Em cada cidade que visitávamos, nós levávamos brinquedos para essas crianças, e ficou claro que Michael desejava poder adotar todos eles. Ele não podia ver uma criança sofrendo.

Houve momentos, durante as visitas, em que Michael desandava a chorar porque ele não aguentava ver uma criança com dor. Ele era movido e inspirado pela inocência e a pureza da juventude, e sempre dizia que, de todas as criaturas do mundo, as crianças eram as mais próximas de Deus.

Depois que a pureza e a genuinidade do amor de Michael pelas crianças foi posta em questão, ele se tornou um homem diferente. Inevitavelmente, suas relações com as crianças mudaram para sempre. Os dias da liberdade inocente com a qual ele brincava com as crianças estavam perdidos para sempre.

Além disso, agora ele podia ver o alvo que ele havia se tornado para as pessoas que estavam à procura de explorar suas excentricidades, para fins cruéis e egoístas.'