Entrevista com Travis Payne (01)


O coreógrafo Travis Payne já trabalhou com o diretor Kenny Ortega e Michael Jackson desde 1990, quando o seu próprio vídeo de dança o levou a sua grande oportunidade, aos 19 anos, como parte da turnê mundial de Janet Jackson - 'Rhythm Nation 1814'

Em seguida, foi trabalhar com Michael em Dangerous Tour e começou a vivenciar todo o processo criativo de perto. Ele foi trazido de volta para trabalhar com Jackson na turnê This Is It e esteve ao lado do Rei do Pop todos os dias até o seu prematuro desaparecimento.

Com Janet Jackson

Compilação de uma entrevista concedida por Travis

Quando você se apaixonou pela dança, como uma forma de arte que levou você a acreditar no poder da dança?

Aos cinco anos, vi pela primeira vez Michael Jackson. Fiquei imediatamente fascinado por sua dança e música. Eu escutei Michael e seus irmãos religiosamente antes de iniciar o treinamento de dança formal na idade de nove anos. Eu estudei balé, jazz, sapateado moderno e ginástica.

Como é que tudo começou entre você e o Michael?

Todas as manhãs, antes de ir para a escola e durante, eu assistia os vídeos de Michael e Janet , enquanto eu comia meu cereal matinal. Imaginava-me no palco, tocando com os dois. Eu fiz isso por anos.

Eu assisti (as turnês) Bad e Rhythm Nation (de Janet Jackson) várias vezes. Eu conhecia todas as etapas. Meus amigos e eu mandamos uma fita de vídeo de mim fazendo coreografia de Janet, mandamos para Janet Jackson. Cerca de uma semana depois eu estava voando para o Japão para conhecê-la e participar da turnê.

Depois da turnê com Janet, fiz o teste para Remember the Time, com Michael. Esta foi a primeira vez que trabalhei com MJ. Foi realmente um sonho que se tornou realidade. Depois de Remember the Time, entrei para a turnê Dangerous como dançarino. 

Uma vez na turnê Dangerous, tornei-me um parceiro na coreografia de Michael. Fizemos o American Music Awards em 1993 e um número para a abertura da MTV Awards em 1995. Em seguida foi a HIStory Tour e Ghosts. Em This Is It, eu era o diretor adjunto e coreógrafo da turnê e produtor associado do filme.

Como foi seu relacionamento com Michael... puramente trabalho ou havia uma amizade também?

No início, nossa relação era apenas sobre a arte e criação. Ao longo dos anos, cresceu uma amizade muito especial. Michael chegou a confiar em mim. Nem sempre falávamos regularmente, no início. Isso mudou. Durante o This Is It estávamos sempre juntos, criando o melhor show de Michael, Kenny e eu.

A experiência do passado - todos sabemos que Michael era um perfeccionista real. Qual era o clima durante os ensaios da turne This Is It?

O clima durante o This Is It era intenso, mas amoroso. Tivemos uma enorme responsabilidade que continuou a crescer diariamente. Michael era muito claro de que ele queria criar o maior shows ao seus fãs e ao mundo algo que ninguém tinha visto. Nunca houve tensão, mas uma consciência constante da criatividade e de energia necessária para realizar o sonho de Michael.

Você já notou qualquer alteração em MJ a partir do momento que você o conheceu até agora?

Michael tinha amadurecido na sua arte e tinha consciência da sua responsabilidade com o planeta. Tudo o que ele representava era baseado no amor, paz, boa vontade e alegria. Ele amava seus fãs, o nosso planeta e sua família. Ele sempre compartilhou esses ideais com o mundo através de sua música e arte, mas o mundo realmente não quis ouvi-lo. 

Era necessário que Michael voltasse ao palco para lembrar ao mundo da nossa responsabilidade individual e coletiva para o nosso planeta. Ele estava ainda mais apaixonado por suas mensagens neste momento. Ele dizia: This Is It! Temos que consertar essa bagunça! Todas as tragédias ambientais e de pobreza que existem realmente afetavam Michael, mais do que as pessoas possam saber. 

Sabemos que turnê This Is It teria sido o maior show de todos os tempos. Quais são as principais diferenças com os últimas turnês de Michael?

Michael era um pai de três filhos desta vez. Seus filhos estavam agora com idade suficiente para apreciar o que seu pai tanto amava: desempenho para seus fãs. Michael era jovem o suficiente para fazê-lo novamente.

Michael estava realmente pronto para enfrentar 50 shows?

Michael estava definitivamente pronto para fazer os shows. Os 50 shows marcados em Londres, foram organizados por nove meses. Michael estaria realizando uma média de 2 a 3 shows por semana. Como um bom vinho, ele tinha ficado melhor com o tempo.

Foi maravilhoso estar no meio de um grande artista que evoluiu e teve um novo conjunto de responsabilidades como pai, um novo conjunto de prioridades e metas como um artista.

Foi uma bênção ser envolvido por tanto tempo e continuar a viagem com ele. Ele teve claramente um efeito sobre a minha vida e carreira e por isso eu sou eternamente grato.


Os dançarinos selecionados pareceram muito motivados e felizes com a turnê. Como eles reagiram à morte de MJ?

Todos ficarm devastados. Nós não poderíamos estar distantes. Nós nos reuníamos em um local diferente, muitos dias depois que Michael se foi, passando apoio uns aos outros.

Sobre o Projeto Dome e sobre todas as músicas incompletas que Michael Jackson escreveu na última década? Será que elas irão ver a luz em um tempo razoável?

O Projeto Dome foi o nome de código para This Is It durante a produção. Espero que as músicas de Michael sejam ouvido pelo mundo, especialmente as novas ideias que ouvi antes dele partir.

Você já trabalhou com alguns dos grandes nomes como Michael, Madonna, Janet e muitos mais. Você acha que o futuro vai nos dar alguns fenômenos pop nova música do mesmo tipo, ou podemos dizer que esta era está chegando ao fim?

Acho que tudo é possível. Eu sei que nunca haverá outro como Michael Jackson. Ele foi um instrumento de natureza e um ser único.

O que as gerações futuras têm de olhar para frente?

As gerações futuras têm trabalho duro pela frente. Com trabalho duro vem a glória. Michael tem a fasquia tão alta em todo o entretenimento, filantropia e amou a humanidade. Lembrem-se de seu espírito quando se lida com os outros. Não é difícil amar uns aos outros. Aprendemos o comportamento violento da mesma forma que aprendemos a ler em 2-D. 3-D é o que é natural.

Fontes:
http://www.theking.com.br
http://www.bvonmovies.com