Depoimento de Nati Cañada


A primeira vez que a pintora aragonesa Nati Cañada viu Michael Jackson pessoalmente foi no dia 23 de setembro de 1992 no estádio Vicente Calderon em Madrid, mas ambos estavam separados por um enorme palco e milhares de fãs enlouquecidos.

Dois anos antes, Michael tinha encomendado um retrato. Michael estava imerso em sua Dangerous World Tour e a imagem que Cañada recebeu é que ele era "uma pessoa agressiva e forte".

Sua opinião mudou completamente quando ela o conheceu em Los Angeles no dia em que posou em 1993. Por causa da agenda lotada de Michael, a reunião foi adiada por quase dois anos, mas finalmente aconteceu na casa do médico Steven Hoefflin, que foi responsável por este evento, amigo do cantor e a quem Cañada também já havia pintado há vários anos.

'Michael sabia que do meu trabalho, graças a Steven. Fiz um retrato em branco e quando o viu Michael disse que era o que ele estava procurando. Eu sempre detectava uma corrente de tristeza em Michael. Lembro-me quando o ouvia cantar, já no final dos anos 60. Ela estava sempre lá. Havia sempre a sensação de que alguma dor profunda estava escondida logo abaixo da superfície que o público via e ouvia, mesmo antes de cantar por conta própria sem os seus irmãos. 

Mas talvez isso fosse apenas a capacidade incrível de Michael para fazer os outros sentirem o que ele estava cantando, emocionalmente varreria uma audiência de ouvintes para dentro da música e da performance.Talvez fosse apenas uma magia do artista. Eu notava que o seu desempenho no palco era a forma de aliviar a sua tristeza.

E uma vez ele me disse que se sentia mais confortável e seguro quando estava no palco. É claro que com o passar dos anos, a sua tristeza tornou-se mais intensa, ou seja, os abusos da mídia, as tentativas de extorsão e escândalos que pareciam sempre existir desde que ele se tornou uma pessoa popular.' 

Nati também menciona ter sentido essa tristeza em Michael quando se encontrava com ele fora do palco. A pintura que ela fez de Michael abaixo tem o olhar muito intenso, mas também é acompanhado por um espírito manso que parece confortá-lo.

Michael entrou às sete da manhã e às nove teria gravação nos estúdios: duas horas foi o tempo disponível para essa primeira sessão e só. Michael chegou ventindo um chapéu e óculos de cor preta e uma capa de chuva clara, seus cabelos encaracolados estavam presos em um rabo de cavalo, mas na pintura aparece com o cabelo solto. Michael usava uma camisa branca e jeans, conversava com a pintora e olhava fotografias de outros artistas.

Parece que Nati então fotografou Michael, apesar da recusa inicial dos seus guarda costas. Ela diz que 'ninguém nunca verá as fotografias porque eu dei minha palavra que elas permanecerão para sempre guardadas em minha casa.' Durante a sessão, ele falou um pouco sobre a pintura, sentado em uma cadeira com os braços balançando.

'Apenas por 20 minutos ficamos realmente a sós e durante esse tempo foi muito gentil comigo. Encontrei-o muito educado, mas ele não estava feliz.'

No início de 1996, Nati foi para Los Angeles para entregar a pintura para Michael. Um retrato na cor branca  que mede 120 x 90 cm. Acompanhado de seu motorista, ela foi para entregar a imagem.

'Eu tive que ir para um hotel e pedir a Garry Horne, que era a pessoa que me recebeu e me levou para um elevador. Tudo muito misterioso. Mas quando eu cheguei ao seu quarto e batemos na porta, ele veio ao meu encontro, com seu filho mais velho nos braços, e no fundo se ouvia o choro de um bebê, pensei que devia ser seu filho. Mais uma vez ele foi muito gentil comigo, disse que amava a ideia de colocar o espírito na tela.'

Os temores de que a pintura não fosse de seu agrado desapareceram de uma só vez: 'Você é uma grande artista, assim como Steven tinha me dito' afirmou Michael.


Quando eles se despediram, Michael convidou Nati para passar um dia em Neverland. Algum tempo depois, ela encontrou a possibilidade na sua agenda e decidiu aceitar o convite e visitou Neverland em 28 de setembro de 1996. 

'O pessoal me disse que Michael tinha ordenado que tudo estivesse no lugar quando ela chegasse... poços, máquina de pipoca...'Era uma espécie de Disney em miniatura, cheia de doces e brinquedos para crianças. Um lugar mágico, como refletido no livro em que os convidados deixavam assinaturas, agradecendo a Michael por sua bondade.'

O ritmo de trabalho de ambos impediu novas reuniões, mas depois do julgamento em que Jackson foi absolvido, Nati lhe enviou uma carta de apoio. Devido as viagens constantes de Michael Jackson, a sua carta foi devolvida.

Quando Nati soube da morte de Michael, o que veio a sua mente foi que ambos se conheceram.

''Tive a sorte de conhecer a pessoa e o seu caráter e posso dizer em voz alta que eu sempre acreditei nessa pessoa rara e em particular, falou gentilmente comigo quatro vezes, para assinar um autógrafo e preocupado com meu trabalho e meus interesses.''





Nati também recebeu esta fotografia autografada...
... e um bilhete em agradecimento.
Nati está escrevendo um livro de suas memórias deste encontro com Michael e outras pessoas influentes que ela tem retratado ao longo de sua vida.
Outro depoimento da Nati Cañada se encontra publicado aqui

Fonte: http://michaeljacksonmusicandme.blogspot.com