Depoimento de David Wallechinsky


'Foi apenas por acaso que conhecí Michael Jackson. Era 1983 e minha esposa, Flora, estava grávida do nosso primeiro filho. Nós comíamos com frequência em um restaurante vegetariano chamado The Golden Temple. Geralmente nós íamos durante as horas entre almoço e jantar. Havia outros poucos clientes durante esse período, mas havia um cliente regular: Michael Jackson.

Ele havia se tornado vegetariano recentemente, e ele ficou fascinado em acompanhar o progresso de uma gravidez vegetariana. Quando nosso filho Elias nasceu em junho, Michael estava animado para vê-lo. Uma vez ele me perguntou como era ser um pai, e ele me disse que era isso o que ele queria mais do que tudo na vida: ter um filho dele próprio para cuidar. Mesmo assim, havia algo pungente sobre este homem que não tinha sido autorizado a ser uma criança normal e querer ser um pai.

Em 18 de fevereiro de 1984, quando Elias completava oito meses de idade, nós o levamos para o The Golden Temple. Não haviam outros clientes, exceto Michael e seu amigo de 13 anos de idade, Emmanuel Lewis, que era conhecido no mundo como Webster

Michael lamentava não ter nenhuma câmera, porque ele queria sua foto tirada com Elias. Minha esposa tinha uma câmera na bolsa, mas nenhum filme. Michael sugeriu que ela poderia obter alguns filmes em uma farmácia próxima e perguntou se ele e Emmanuel poderiam cuidar de Elias enquanto esperávamos.

Quando Flora retornou, Michael sugeriu várias poses e ela tirou uma série de fotos de Elias com Michael e Emanuel. Michael pediu cópias das impressões quando elas foram reveladas. Cada uma das fotos ficou interessante, mas havia uma, de Michael segurando Elias em seus braços, que se destacou.

Olhando hoje para esta foto, 25 anos depois, e vendo o olhar brilhante de Michael e seu sorriso claro, eu não posso ajudar, mas sinto triste. Ele parecia saudável, feliz e despreocupado. Seu álbum Thriller tinha causado uma sensação. Beat It havia sido lançada apenas quatro dias antes. E dez dias depois daquela tarde no The Golden Temple, ele ganhou oito prêmios Grammy. Quando o vimos no restaurante logo após sua noite de triunfo, ele estava radiante, mas ele também parecia um pouco envergonhado por seu sucesso.

Eu rodei milhares de quilômetros com a foto de Michael Jackson e Elias.Sempre que eu viajava, como jornalista, eu carregava um pacote de fotos da família. A foto de Michael e Elias era a última do conjunto, e quando as pessoas a viam, ela geralmente ficavam atordoadas. Onde quer que eu tenha ido... China, Rússia, Birmânia, Tahiti, todos reconheciam Michael Jackson. (Eu tenho que admitir que, como jornalista, eu a usei para colocar as pessoas à vontade, quando eu queria entrevistá-los)

Agora, eu quero compartilhar essa foto de Michael Jackson, a partir de um momento em que ele parecia estar em paz consigo mesmo e com o mundo.Esta é a maneira que eu quero lembrar dele.'

David Wallechinsky (jornalista)