O Rei na África do Sul em 1996 (01)


Em 19 de Julho de 1996, Michael Jackson viajou para África do Sul para uma coletiva de imprensa no Sun City South Africa, a fim de anunciar a chegada da History World Tour ao continente.

Michael também participou do aniversário de 78 anos do então presidente Nelson Mandela no Hilton College em Kwazulu-Natal. Mandela convidou cerca de 2000 crianças para a festa. O presidente, saindo para um pátio para cumprimentar a mídia, virou-se para Michael e disse: "Eu posso ver quem é o líder mundial. Nunca vi tantos jornalistas!"

"Primeiro, eu gostaria de dizer, sinceramente, do fundo do meu coração... vocês não tem ideia do quão feliz e honrado eu me sinto por estar aqui na África do Sul. As pessoas aqui têm sido tão boas para mim... seu amor, a generosidade, a hospitalidade foram esmagadores [...] Eu quero dizer, eu estou dizendo isso do fundo do meu coração, porque eu realmente quero dizer isso. 

E eu não estou usando esses óculos para parecer legal, eu os uso como uma proteção. Então vocês não verão as lágrimas... Estou tão feliz por estar aqui e todos vocês têm sido tão maravilhosos para mim e eu quero muito agradecer... eu agradeço por ter vindo para Sun City.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Presidente Nelson Mandela e ás pessoas maravilhosas da África do Sul por esta graciosa - realmente graciosa - recepção de boas vindas em seu país maravilhoso. Eu adoro isso... eu amo tanto que eu estou pensando em comprar uma casa aqui [risos]... 


Eu gostaria de agradecer a maravilhosa [inaudível] do pessoal e a sua hospitalidade em acolher esta conferência. E eu sinto muito não ter me apresentado na África do Sul antes, porque eu estava tão indeciso antes de vir aqui. Mas agora eu estou realmente animado em trazer a HIStory Tour - um novo show, a HIStory Tour na África do Sul. 

Nós estamos em negociação agora, mas estamos planejando [a turnê] na África do Sul em meados de janeiro de 1997, na Cidade do Cabo, em Durban e Joanesburgo. Meu promotor, o Sr. Marcel Avram está aqui hoje para anunciar datas adicionais e responder a quaisquer perguntas que você possam ter em relação a HIStory World Tour. Eu amo vocês do fundo do meu coração e eu agradeço muito por sua maravilhosa... [o microfone fica mudo nesta parte].''

Em outra entrevista, Michael também falou sobre o sofrimento das crianças no mundo inteiro:

"Estamos nos comportando como pessoas sem compaixão e amor em relação à parte mais vulnerável da sociedade. As crianças da Terra não têm um porta-voz, elas não têm voz... Nós todos somos tocados pelas atrocidades cometidas contra as crianças: abuso físico sexual, trabalho escravo infantil, negligência educacional. Nós nos sentimos envergonhados. irritados. Consternados. Mas não há nenhuma ação... nenhuma ação."

Michael visitou o bairro negro de Soweto, que fica próximo a Johanesburgo.e possui mais de 3 milhões de moradores. Ele depositou uma coroa de flores no memorial para homenagear os jovens que foram mortos pelas forças de segurança da África do Sul, em 1976, durante a luta contra o Apartheid.

Michael também colocou um buquê de rosas brancas, cravos e lírios em memória de Jaymee Bowen 11 anos, uma criança vítima de leucemia.

Ao deixar a África do Sul em 20 de julho de 1996, ele disse ao povo africano e a Nelson Mandela:

"É o meu prazer, é uma honra para mim estar aqui na África do Sul. Eu amo muito vocês. Eu tive o melhor momento da minha vida aqui. Eu me diverti muito, eu odeio ter que partir. E eu definitivamente estou procurando uma casa para comprar aqui, porque eu adoraria passar o resto da minha vida aqui. E nós definitivamente estamos voltando em janeiro. E este é um homem maravilhoso e encantador. Eu amo muito Nelson Mandela. E obrigado por toda a sua hospitalidade.''

[Michael também citou que ele vinha trabalhando em uma canção sobre Mandela: "Eu estava trabalhando nela ontem à noite [19 de julho]".

VIDEOS E IMAGENS

Os primeiros dois vídeos são duas versões diferentes do mesmo momento - Michael e Mandela falam com a imprensa.



O vídeo a seguir mostra Michael e Omer Bhatti aproveitando a natureza local. Os pais de Michael também o acompanharam nesta viagem. 


As imagens do encontro de Michael e Mandela 














































 O anúncio da History World Tour no continente





Uma pausa para se divertir


























Atualização  da publicação em 01 de janeiro de 2021: Muitas fotos inéditas das viagens do Michael para a África do Sul se encontram publicadas neste link 

O vídeo registrando o passeio



O aniversário de Nelson Mandela








O vídeo


A trajetória de Nelson Mandela


Em 11 de Fevereiro de 1990 Mandela, acompanhado por Winnie, sua esposa na época, deixa a prisão Victor Verster onde permaneceu por 27 anos, acusado de terrorismo pelo Governo Sul-Africano.


No dia da saida de Nelson Mandela da prisão, homem comemora enquanto segura jornal onde a manchete afirmava: "Mandela é libertado hoje."


Mandela e Frederik Klerk mostram o diploma e a medalha ao receberem o Prêmio Nobel da Paz de 1993 em Oslo, na Noruega.


Rainha Elizabeth II e Nelson Mandela a caminho do palácio, em 1996.


Durante visita a Inglaterra em 1996, Mandela brinca com crianças na praça de Londres.


Em 1998 o então Presidente do EUA Bill Clinton visita a cela onde Nelson Mandela ficou preso por 17 anos.


O então Presidente russo Boris Leltsin cumprimenta Nelson Mandela com um beijo, durante um encontro em Moscou, em 1999. Os dois países selaram um acordo econômico em áreas como a produção de ouro e diamante e se comprometeram a estreitar os laços políticos.


Durante a eleição na África do Sul em 1999 Mandela realiza comício na Cidade de Qwa Qwa, a 300 km da capital Johannesburgo.


Mulheres usam chapéu com a imagem de Mandela durante as eleições de 1999, quando o então presidente apoiou Thabo Mbeki como seu sucessor.


Partidários ouvem discurso de Mandela em um comício em Seboukeng nas eleições de 1999.


Michael Jackson recebe um prêmio de música das mãos de Nelson Mandela em 1999. Michael foi homenageado na África Music Awards em Sun City a 120km de Johannesburgo.


Já ex-presidente, Mandela participa de um evento da fundação de Bill Gates em Seattle. Mandela foi convidado por Gates e sua esposa para dar palestras a líderes comunitários.


Em 2000 Mandela acendeu uma vela simbolizando o milênio, na cela da antiga prisão em que ficou detido por 27 anos.


Mandela é fotografado nas comemorações de 10 anos de sua libertação, em Johannesburgo. Quando foi questionado pela imprensa sobre como estava, ele respondeu: "estou no topo do mundo."


Usando roupas tipicas, Mandela reza na igreja de Inanda junto com 30 mil pessoas, na cidade de Durban.


Nelson Mandela fuma um cachimbo típico de nativos americanos, em Minneapolis, nos Estados Unidos durante visita ao pais em 2000.


Turista fotografa ex-cela de Nelson Mandela na ilha Re robben na África do Sul.


Mandela faz um esboço de um desenho da época em que esteve na prisão. 


Mandela segura a taça da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, no dia em que foi anunciado que a África do Sul seria sede do campeonato em 2010.


Na primeira visita do Papa João Paulo II à África do Sul.


Mandela comemora o recebimento de um diploma honorário em Amherst Massachusetts College, em New York em 2005.


Pelé beija Mandela na véspera da partida amistosa 90 minutos por Mandela, em comemoração aos seus 89 anos, em Johannesburgo, em 2007.


Princesa Diana cumprimenta Nelson Mandela na Cidade do Cabo.


Nelson Mandela em Londres, durante os preparativos para seu aniversário de 90 anos, em 18 julho de 2008. Para ver mais imagens de Michael nesta viagem à África clique aqui

Fonte: http://www.institutojosejorgemaciel.org.br