Entrevista com o coreógrafo Vincent Patterson (01)


Vince Patterson é diretor e coreógrafo, e colaborou com Michael em uma série de vídeos. Uma de suas maiores contribuições veio em 1987, quando ele colaborou e coreografou o vídeo Smooth Criminal, de Michael. Patterson concedeu a seguinte entrevista:

Como é que Jackson se aproximou de você para coreografar esta peça e ele já tinha ideia para o enredo e a dança de Smooth Criminal?

Eu tinha dançado com MJ em dois vídeos. Eu era o líder da gangue no Beat It, e um dançarino zumbi em Thriller, além de ser o coreógrafo assistente de Michael Peters. Eu estava em casa uma noite, recebi um telefonema. Uma voz muito suave pediu Vincent Paterson. Eu pensei que era alguém fazendo piada comigo, imitando a voz de Michael Jackson.

"Quem está chamando?" Eu perguntei. "É Michael Jackson", foi a resposta. "Quem diabos é isso?" Eu perguntei. Mesma resposta. "Eu vou pendurar o telefone *** f se você não me disser quem está falando" eu disse. Realmente era Michael Jackson. Pedi milhares de desculpas.

MJ estava trabalhando em seu mais recente CD em um estúdio de gravação em Hollywood e perguntou se eu poderia vê-lo. Corri esperando que ele me convidasse para dançar em outro vídeo. Fomos para o estúdio e ele tocou a música Smooth Criminal para mim, e me perguntou o que eu pensava. Eu adorei. Ele então me perguntou se eu poderia colaborar com uma ideia para o vídeo, coreografá-lo e dirigi-lo.


Eu fiquei chocado,  honrado e animado, era quase inacreditável para mim. Michael sugeriu um clube ostentoso com 10 homens com paletós de caudas longas e cartola. Mas ele queria ouvir minhas ideias ele também me deu um conselho que tenho usado desde então: "Não tente impor uma ideia sobre a música. Deixe a música te dizer o que quer ser."

Você pode nos dizer sobre o seu processo em colocar este movimento em conjunto? 

Eu sabia que Michael gostava dos filmes de Fred Astaire, então eu pesquisei  seus movimentos musicais, geralmente coreografado por Hermes Pan. Michael estava no estúdio de gravação durante a maior parte do meu processo criativo inicial com os dançarinos.

Ele me deu um estúdio em que ele tinha um assoalho de madeira construído para a segurança dos bailarinos. O piso inferior do conjunto que tínhamos discutido foi sobre o estúdio. Ele também me deu um sistema de som incrível, uma câmera de vídeo e 10 dançarinos com quem começar a coreografia.

Todas as manhãs, teríamos uma aula de dança, então eu iria começar a coreografar o movimento na pista de dança e depois mover os dançarinos para o conjunto. No final do dia eu teria o vídeo, eu iria para a casa de Michael, que iria assistir o trabalho.

Michael costumava dizer: "Isso é realmente grande. Eu acho que você precisa de mais 10 dançarinos.¨ Gostaria de contratar mais bailarinos, daí teríamos que recomeçar a rotina diária. Isso aconteceu até que eu tinha um segundo andar construído no set e havia contratado cerca de 50 ou mais dançarinos para estar no vídeo.

Quanto tempo levou realmente levá-lo para criar, ensaiar e gravar esta peça? 

Eu não me lembro exatamente quanto tempo o processo levou, mas eu diria que cerca de quatro a seis semanas. O que começou como um vídeo da música tornou-se parte do filme Moonwalker. Eu trabalhei com Michael para estender a música e ela tornou-se um pedaço de 10 minutos no filme. Depois de criar a peça, eu trabalhei com o Michael sozinho. Sua técnica de ensaio foi incompreensível.

Gostaria de lhe ensinar uma sessão a que eu tinha a coreografia, ele iria jogar com alguns dos ritmos e gostaríamos de ajustar o movimento. Então Michael iria ficar na frente de um espelho e fazer uma sessão de dança mais e mais e mais até que não foi apenas perfeito, mas também parecia que ele estava improvisando o trabalho naquele momento. Ele tinha uma energia incessante e o foco.


Como foi trabalhar com Michael no processo colaborativo?

Eu adorava Michael como artista e como colaborador. Ele confiava em mim. Gostaria de criar o movimento para ele e para cada bailarino movendo-se  em cada batida, durante a canção inteira. Gostaria de deixar espaço para que Michael criasse seu próprio movimento e fizesse do seu jeito. Ele trabalhou duro para chegar a sua maneira específica de se mover e eu queria sempre dar-lhe a oportunidade para destacar sua dança.

Em todos os anos em que trabalhei com Mike (mais de 16 anos), eu nunca o ouvi dizer nada de cruel ou indelicado com ninguém. No processo colaborativo, ocasionalmente ele diria a alguém: "Isso é muito bom, mas eu estava pensando que poderia tentar algo um pouco mais assim ..." E isso era sobre figurinos, cenários, luzes, tudo. Ele era um homem singular e brilhante. Ele se foi cedo demais.

Existe uma seqüência de movimento que você mais se orgulha neste trabalho? 

Todo mundo pergunta sobre os dançarinos inclinados. Todo mundo quer saber como nós o fizemos. Eu não vou dizer. No entanto, afirmo que os sapatos não eram pregados no chão.(risos)

Vince Patterson (à esquerda de Michael) no vídeo Beat It:


Fonte: www.mjtunes.com