O Pão Michael, uma história de Amor


'Se você falar com alguém que estava em Addis Abeba, neste momento todos eles vão saber o que é o Pão Michael e eu sei que vou lembrar para o resto da minha vida.'

'Eu não vou esquecer de Michael Jackson porque a sua contribuição com a música We are the World teve um efeito muito significativo na minha vida. Eu tenho 50 anos de idade agora, mas há 25 anos atrás eu estava vivendo em Addis Abeba, Etiópia, que na época estava sofrendo de fome e uma longa seca.

Foi uma situação terrível. Muitas pessoas ficaram doentes e muitos mais morreram. Cerca de um milhão de pessoas morreram em decorrência da fome. Em 1984, Michael Jackson, junto com uma série de outros músicos importantes, fez a música We are the World para angariar fundos para a África.

Jackson foi um ícone na África. Recebemos muita ajuda do mundo e eu fui um dos que se beneficiaram diretamente deste evento. A farinha de trigo que foi distribuída para as vítimas da fome foi diferente da farinha comum que compramos no mercado.

Nós assávamos ​​um pão especial com ela. O povo local chamava este alimento de pão, depois tornou-se conhecido como Pão Michael. Era macio e delicioso. Quando você passa por um período tão difícil, você nunca se esquece de eventos como este.

Se você falar com alguém que estava em Addis Abeba, neste momento todos eles vão saber o que é o Pão Michael e eu sei que vou lembrar para o resto da minha vida.'

...Sexta-feira, junho 25, 2010

'Em 25 de junho de 2009 aconteceu de eu estar me preparando para deixar a Etiópia, quando meu primo estourou através das portas anunciando a morte do ícone muito querido. Automaticamente eu não queria acreditar, supondo que era boato até que eu pisei fora de casa.

Em todos os lugares em Addis o espírito de Michael Jackson estava no ar. Pessoas tomaram as ruas em um daze, e táxis, lojas e cafés de todo o capital social tocavam suas canções. É quando a realidade bate à porta. O impacto de sua morte havia se estendido não só pela Etiópia, mas em todo o globo. E agora, um ano depois, ainda é difícil acreditar que o nosso Michael se foi.

Elias Kifle
Um filantropo notável, Michael dedicou sua vida a tornar o mundo um lugar melhor. Em 1992 fundou a Fundação Heal the World, que enviou milhões de dólares em todo o mundo para ajudar as crianças que foram afetadas pela guerra, pobreza e doença.

Ele também doou e levantou centenas de milhares de dólares para causas beneficentes, apoiando mais de 39 instituições de caridade. Para muitos fãs a notícia bateu em casa, pegando a todos de surpresa. Não era somente a partida de uma lenda, mas Michael era alguém para quem eu olhei com admiração.

Embora a mídia tentasse manchar sua imagem, ele sempre será o Michael que eu cresci ouvindo e amando. Eu nunca vou esquecer de quando ouví Black or White pela primeira vez, depois de assistir o vídeo. Embora eu estivesse perto da idade de Macaulay Culkin, na época, ele mudou para sempre a maneira como eu via o mundo. Talvez a lição mais importante que Michael me ensinou foi a dar aos que tiveram menos sorte.

Michael tinha tanta vida para viver e estava planejando uma turnê de retorno, mas menos de três semanas antes do primeiro concerto, partiu, deixando sua família e fãs desamparados, sem condições de ainda dizer-lhe adeus.

Um ano depois eu ainda estou em estado de choque e ao mesmo tempo, haverá filmagens de eventos do dia na televisão, eu vou estar pagando tributo a Michael à minha própria maneira.'

Elias Kifle (Djibouti, África Oriental)

Fontes:
01. o site oficial de Elias Kifle
02. http://www.innermichael.com