Depoimento do Chef Larry Banares (01)


'Eu estava trabalhando como chef para o Hotel Disneylandia, em Anaheim, e lá eu comecei a me preparar para trabalhar para Michael Jackson nos anos 80 com seu chef pessoal Mani Khalsa que cozinhava em sua residência, em seguida, na minha própria.

Eu fui selecionado como um membro da Equipe de Culinária EUA, uma prestigiada escola, que ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, para cozinhar na concorrência mundial como o primeiro filipino-americano neste grupo de elite de chefs.

Trabalhamos em conjunto coordenado de menus e produtos, por fax (por e-mail quando ausentes), as visitas tão freqüentes de Michael tornaram-se minha preocupação. Michael chegou a Disneylandia diversas vezes, estava no topo de sua carreira, e eu tenho sido beneficiado com a oportunidade de se preparar para o Rei do Pop, quando ele veio até nós.

Não quero dizer que ele assumiu o status de maior segurança e cuidado. A maioria das celebridades aluga um andar inteiro, quando chegam no hotel, mas Michael alugou o andar de cima e andar abaixo do seu piso. Todo movimento de Michael era um grande enigma para a mente.

O menu de Michael na época era um pouco difícil porque ele era vegetariano, e nós seguimos os regulamentos estritos na preparação de seu alimento. Embora eu prefira apresentar alguns excelentes pratos filipinos como Okoy, tudo deve ser devidamente programado para as refeições de Michael.

Um grande número de coquetéis de frutas e purê de batatas, cozidos e sanduíches, e seu prato favorito é o tofu e queijo com molho de enchiladas e tomatillo verde.

Junto com Michael, eu tinha que ter um departamento especial em que havia produtos para Michael, inclusive seus equipamentos, como liquidificador, panelas e frigideiras, projetado para cozinhar apenas para Michael.

Eu poderia cozinhar para Michael em nossa cozinha principal e nas suítes, o que me deu um vislumbre de sua vida pessoal, como ele pode ser considerado como pessoal, tendo em conta os muitos acompanhantes e assistentes que estavam sempre ao redor dele.

Eu poderia estar na sala de Michael e cozinhar o jantar para ele, e desta vez ele poderia entreter um grande número de pessoas. Michael iria transformar-se na cozinha, enquanto eu estava cozinhando e comentar algo como: ''esta comida está com um aroma ou uma aparência boa..'.

Ele poderia até ter alguma coisa para provar e dar a sua opinião. Então, minha primeira impressão de Michael era como uma pessoa suave, calma e respeitosa. Ele nunca veio até mim impondo-se ou exigindo. Meu primeiro sentimento sobre Michael logo provou ser verdadeiro, no mais inesperado para mim.

Certa noite, Michael apareceu na cozinha, gentilmente me pegou pelo braço e disse: ''chef, você deve sentar e jantar com a gente''.

Absolutamente preso aos cuidados e à majestade de Michael, eu me recusei a princípio, mas Michael insistiu, e eu logo me vi sentado na mesa, desajeitadamente misturando os alimentos no prato, e eu assistindo o Rei do Pop em sua refeição.

Depois de alguns preparativos para Michael, minha família e meus amigos me pediram para ser fotografados com ele. Eu nunca fui um caçador de autógrafos, mas eu ainda não pude resistir a pensar que isto seria uma prova documental do meu trabalho para Michael.

Assim, uma vez eu busquei a minha coragem e peguei uma câmera, quando ele foi para seu quarto.Várias vezes eu tirei uma câmera do bolso, pensando ser o momento certo, mas me continha por causa da sua timidez.

Eu sabia que Michael deixaria em breve o hotel, e eu teria que esperar pela sua próxima visita. Quando Michael veio ao meu encontro no corredor, ele me viu com a câmera e, novamente, reafirmando sua bondade, entregou a câmera para um dos seus assistentes, que fez a foto!

Eu sentí que essa imagem de ser alguém inacessível não vem dele, mas de seus assessores. Um exemplo disto é o caso quando perdeu-se o sorvete. Após uma longa procura, finalmente  o encontrei completamente derretido. Eu relutantemente informei à assistente de Michael, porque seria a sobremesa da noite.

A assistente logo retornou, dizendo baixinho: 'Não há nenhum problema com o sorvete, mas você pode me dizer onde fica o  lugar para o pouso do helicóptero, porque queremos pedir um litro de seu sorvete favorito e levá-lo em um helicóptero para o jantar de hoje.'

Tenho certeza de que Michael escolheria apenas um copo de frutas ou outro tipo de sobremesa, se ele soubesse quanto esforço fizemos para conseguir esse sorvete.

Quando soube que Michael não estava mais conosco, e ví muitas passagens de seus shows, ouví sua voz suave, sentí um nó na minha garganta. Michael Jackson foi  refém de sua própria glória. Sua vida foi tão agitada e cercada por escândalos provocados pelas pessoas que especulavam em torno dele.

As conclusões são muitas vezes baseadas no fato de que alguém tenha ouvido ou visto, e muito raramente em um conhecimento real dos acontecimentos.

Pessoalmente, tenho visto a bondade de Michael, a sua pureza e modéstia, e eu sei tudo isso em primeira mão, e eu vou sempre lembrar maneira de ser de Michael Jackson.'

Chef Larry Banares

Fonte: michaelcomeback.mybb.ru