Depoimento de Mark Lester


Na imagem acima Michael acompanhado de Mark Lester, sua esposa Lisa e o ator Rowan Atkinson (Mr. Bean)

Mark Lester foi ator de cinema até os 18 anos e posteriormente tornou-se médico. Mark e Michael tiveram uma estreita amizade que durou quase 30 anos. Essa amizade iniciou em 1982, quando o álbum Thriller estava prestes a ser lançado. Michael estava à beira de tornar-se, naquele momento, a pessoa mais famosa do mundo.

Lester estava em casa em Londres, quando o gerente de Michael Jackson ligou e disse que o cantor gostaria de conhecê-lo: 'Eu estava com minha irmã na época e ela quase caiu da cadeira. Poucos dias depois, fui vê-lo no Hotel Montcalm em Park Lane. Ele veio, me deu um abraço e disse: 'Marcos, é tão bom conhecê-lo.' Eu estava muito nervoso, mas tomamos chá e, em seguida, pedimos hambúrgueres e conversamos. 

Nós compartilhamos uma base comum. Ele era muito mais famoso que eu, mas nós dois fomos estrelas mirins. Ele disse que, nas revistas da América da época, estava ele em uma página, eu na seguinte e David Cassidy em outra. Ele sempre costumava dizer que éramos como o positivo e o negativo, o preto e o branco.'

Fora deste início surreal cresceu um vínculo extraordinário. Lester tornou-se um dos mais próximos amigos de Jackson. Em 2002, Michael convidou Mark para ser padrinho de seu filho mais novo, Prince Michael II (Blanket). Ele também perguntou se ele poderia tornar-se padrinho da filha de Lester.Uma cerimônia no Four Seasons Hotel, em Las Vegas, teve lugar no ano seguinte:

'A cerimônia não era religiosa, mas estava tão bonita! Michael era uma pessoa muito espiritual e tinha solicitado que a sala fosse decorada com rosas brancas. Depois voltamos para o quarto de hotel e pedimos pizzas. Michael amava junk food* (lanches rápidos).

Em março de 2007 ele voltou para Cheltenham conosco. Foi a primeira vez que ele esteve aqui. Nós assistimos DVD e as crianças jogaram os jogos de computador. Eu acho que nós pedimos pizza do Pizza Hut para o almoço (ele adorava pedir Pizza Hut na Inglaterra...) e à noite pedimos peixe com batatas fritas, na loja local. Michael amava peixe, batatas fritas e ervilhas com ketchup lotsof'.

Era o seu prato favorito. Onde quer que fosse, em qualquer restaurante, ele pedia peixe e batatas fritas. Todo mundo imagina que ele teria algum tipo de dieta macrobiótica estranha, mas ele não era assim. Eu nunca tinha visto Michael tomar uma aspirina ... ele costumava beber muita água mineral.

A coisa que as pessoas nunca entenderam sobre o Michael é que ele era muito esperto em criar ilusões. A coisa com o véu era apenas um ato. Ele costumava dizer-me: 'eu faço isso para criar uma ilusão. Eu sou um ilusionista.' Jackson tinha visões tradicionais e pode ser ofendido facilmente:

'Nós vimos Billy Elliot, e Michael estava bastante chocado com a sua linguagem. Ele disse que não teria levado as crianças, se já o tivesse conhecido antes. Ele foi muito firme com seus próprios filhos. Eles não foram estragados.'

Como um amigo de longa data, Lester foi uma das poucas pessoas autorizadas a ver o Jackson real: 'Ele era muito mais normal do que as pessoas perceberam. Nós íamos sair para jantar ou tomar um café e ele observava as mulheres passando e dizia: 'Ela é tão bonita, ela tem um ar agradável'. Ele tinha olhos para a beleza.'

Jackson buscou o apoio do seu amigo nos momentos mais difíceis da sua vida. Era Lester quem estava com ele quando ele assistiu ao documentário de Martin Bashir, que levou ao seu julgamento de 2005 por abuso sexual.

E foi Lester, que se juntou a Jackson no Barein depois que ele foi inocentado de todas as acusações: 'Nós estávamos juntos em Miami, quando ele viu o programa. Michael estava mudo. Ele não gritou. Eu nunca o ouvi levantar a sua voz em toda a sua vida, mas ele estava muito transtornado. Acima de tudo, ele parecia confuso com tudo aquilo.'

Lester disse que não viu nada no documentário que o deixasse chocado, nem mesmo a famosa cena em que a cantor apareceu segurando a mão de Gavin Arvizo, 12 anos, paciente de câncer, que mais tarde acusou Jackson de abuso: 'Esse era Michael. Ele não via nenhum problema com ele. Ele adorava crianças. Ele se via como o Flautista de Hamelin.

Em Neverland, havia uma enorme pintura a óleo, cobrindo uma parede. Nela estava Michael como o Flautista de Hamelin levando centenas de crianças de todas as cores, raças, tamanhos.


Algumas eram deficientes. Michael estava dançando e essas crianças estavam em uma fila enorme por trás dele. Ele sempre me disse que escreveu as suas canções para o grupo etário de dez a 14 anos. Ele nunca faria nada para prejudicar ninguém e eu não acredito que alguma coisa acontecesse com Gavin Arvizo.

Quando eu pensava sobre o que Michael fez com que a família, me fez ficar doente pensando em como essa família poderia fazer isso com Michael. Esses eventos deram experiência a Michael, tornando-o mais afastado e recluso.


Nos últimos anos, porém, Jackson levantou-se e estava pronto para olhar para a frente. É esta, na minha opinião, a verdadeira tragédia. 'Quando eu vi ele em março, foi o melhor que eu vi em muito tempo. Ele estava sempre ao telefone. Michael era absolutamente afiado como uma navalha, muito focado. É o melhor que eu o conheço há muito tempo.





Lisa, Harriet, Michael e Lucy Lester
No Bahrein

Ele disse que não podia esperar para voltar ao palco e que seus filhos estavam indo para vê-lo - era um dos principais motivos para ele fazer os shows. A perda é grande demais, mas eu não sou o único. É uma perda para o mundo inteiro. Ele disse que convidaria minha filha Harriet para subir ao palco com ele quando ele cantasse sua canção Dirty Diana.

Mark Lester e Harriet (15) afilhada de Michael Jackson
Ele estava realmente animado. Eu lhe perguntei como seria o show, mas ele não queria nos dizer muito: 'eu quero que seja uma surpresa. Você vai se surpreender com isso.' Queríamos sentar na frente e ele disse que poderíamos ter toda a primeira fila. Minha memória de Michael é de um homem gentil, generoso, amoroso. Um grande pai, um grande amigo, uma pessoa realmente única e especial.'