Depoimento de Dick Zimmerman (02)


Dick Zimmerman foi o fotógrafo de Michael em
três sessões exclusivas no decorrer de 12 anos

¨Durante os anos de 1982-1994, tive o privilégio único de ter três sessões exclusivas retratos com Michael. A primeira foi para o álbum Thriller, o segundo foi para a sua narrativa sobre o álbum ET de Steven Spielberg. O terceiro foi o casamento com fotos exclusivas com ele e Lisa Marie, que foram finalmente distribuídas em todo o mundo.

Durante esses anos, senti-me muito afortunado por ter tido algumas conversas muito pessoais e conhecer a um nível de intimidade que me deu idéias sobre Michael e que me impressionou profundamente.
Michael Jackson foi um artista brilhante, um artista criativo. Passamos muitas horas juntos criando e quero falar durante os anos que trabalhei com ele. Eu estou compartilhando esses pensamentos.¨

O primeiro encontro

Quando me encontrei com Michael Jackson em um estúdio de gravação em Beverly Boulevard, em Hollywood, a gravadora CBS disse-me que havia um outro fotógrafo na corrida para o projeto. Michael queria conhecer pessoalmente os candidatos antes de decidir com quem iria  trabalhar com o pacote da capa do álbum.

Agora eu sei, depois de trabalhar uma quantidade substancial de tempo com Michael em outros projetos, ele precisava de alguém que estivesse no topo da sua profissão; não foi egoísta, e ele era confiável e criativo. Mais importante, ele precisava de alguém para tratá-lo com gentileza e consideração e que não o ameaçasse ou ofendesse.

Minha primeira impressão de Michael quando ele lenta e cuidadosamente passou pelas portas do estúdio onde a reunião aconteceria era que ele era mais alto e mais magro do que eu esperava. Seu aperto de mão era muito delicado, com apenas um aperto, e eu estava muito consciente de devolvê-lo.

Enquanto conversávamos, Michael me indagou suavemente com sua dúvidas sobre meus gostos e desgostos. Eu percebi que ele levantava questões pelas quais estava me avaliando. Foi então que eu percebi o quanto era importante para Michael trabalhar com o tipo exato de pessoa com o qual ele se sentisse confortável. Nosso encontro durou cerca de 45 minutos e nos despedimos com uma despedida cordial.

A chamada

Três dias depois, recebi um telefonema da CBS dizendo que tinha terminado uma fase e agora Michael queria vir e ver meu estúdio e ver a qualidade das minhas fotografias. Houve uma batida na porta muito macio. Michael queria saber o que era real e acessível, e também queria evitar qualquer coisa que poderia criar-lhe um potencial inconveniente para ele. Obviamente, eu passei e recebi a confirmação, dois dias depois à CBS. Michael tinha me escolhido para fazer as honras, e a sessão de fotos do álbum estava prevista para duas semanas.

O Dia

O dia da sessão chegou. Eu contratei uma das melhores lojas de estilistas de moda em Los Angeles para entregar uma variedade de roupas, e começou o árduo processo de seleção de roupas para a cobertura. Após uma hora de testes com os figurinos, Michael não conseguiu encontrar nada que lhe agradasse. Comecei a entrar em pânico.

Seus olhos brilharam quando viu o terno branco que eu usava. Ele disse: "Este é o visual que eu gosto, não temos nada parecido com isso?"

Nós não. O tempo foi fugaz. Eu estava preocupado em ter tempo suficiente para executar minhas idéias para a capa. Eu mencionei que tínhamos a mesma altura e porte e se ele gostaria de usar a minha roupa. Isso era exatamente o que ele queria. O terno parecia ter sido feito para ele. ( No futuro eu viria a leiloar esse terno na Sotheby's . Eu estava preocupado com a minha segurança e a de minha esposa. )

Nós tínhamos decidido antes da reunião que Michael teria um filhote de tigre na imagem, por isso tivemos uma seleção que ele escolheu. Escolhemos um filhote de seis semanas de idade, mas Michael foi muito cuidadoso em não deixá-lo chegar perto de seu rosto devido a um possível arranhão. Ao longo da sessão, eu tinha que pegar Michael e esquecer o risco possível e focar em mim mesmo e minha direção.

Durante os intervalos Michael ficou na frente de um espelho de corpo inteiro e ficava praticando as poses. Tive o privilégio de tê-lo ao vivo na frente daquele espelho, aquele que viria a se tornar uma Lenda. Era fascinante, porque ele tinha uma forma tímida e moderada em toda a sessão fotográfica, mas na frente do espelho, a dança era elétrica e foi a primeira vez que eu percebi que eu estava testemunhando algo muito especial.

Para o almoço, pediu uma refeição especial trazida de um restaurante vegetariano na Terceira Avenida, que era seu favorito na cidade. Na verdade, alguns meses após  Michael contratou o chef daquele restaurante como seu chef pessoal.

A filmagem durou cerca de 6 horas, com três cenários diferentes e sem problemas particulares fora do comum. Fiquei muito impressionado com a diligência de Michael que eu tinha alguém de sua companhia de produção, com um contador para contar cada clique da câmera para ter certeza de que cada tabela seria apresentada a ele após a conclusão.

Ele falou com elegância em seu profissionalismo constante e detalhado. No final do dia nos despedimos, e concordamos em nos reunir nos próximos dias para analisar os resultados. Cerca de quatro dias depois, as fotos estavam prontas e nos encontramos no estúdio de gravação em Beverly Boulevard. Michael estava no meio de completar uma das músicas, então eu configurei a minha mesa  para mover os slides e poderia vê-los todos de uma vez

Capa do álbum

Michael deixou o estúdio e ele estava com um humor muito bom. Ele olhou para os slides e estava muito animado e satisfeito com o que viu. Ele disse: "Não são tão bons aqui, como eu posso tomar uma decisão?" Ele me disse para esperar um instante, depois correu de volta para o estúdio. Após um momento, e saiu com Quincy Jones, que estava produzindo o álbum e foi, obviamente, muito respeitado por Michael. Quincy olhou para os slides e com um sorriso confiante, sem dúvida, ele disse: "Esta é a sua casa, Michael"

Fiquei impressionado em sua totalidade por esta decisão, porque ele foi mais rápido do que eu já vi alguém selecionar uma transparência definitiva para nada, e foi uma boa escolha. Michael estava muito feliz. Quincy estava feliz. A CBS estava feliz. Eu estava muito animado e, a julgar pelo fato de que continua a ser o álbum mais vendido da história, posso dizer sem dúvida que foi a escolha certa e o mundo era feliz.

Tornou-se um ícone artístico. Quem poderia imaginar que o clique da câmera criaria a imagem que se tornou inesquecível na história?

A seguir estão alguns dos meus pensamentos e observações pessoais, gostaria de compartilhar. Como ter tido a oportunidade de estar perto de Michael em algumas conversas muito particulares, nós trabalhamos juntos e conversamos de vez em quando, durante esses 12 anos. Eu sinto que tenho um sentido de quem ele realmente era.
Veja o ensaio aqui 

Em um restaurante 

Dois ou três meses após o álbum Thriller ser lançado, era o número um nas paradas e Michael foi o número um como celebridade no mundo da música. Minha esposa Patty e eu estávamos jantando em  um restaurante em Hollywood. Este restaurante é especialmente popular entre celebridades e era o restaurante favorito de Michael, como era para a maioria dos vegetarianos. Percebemos que Michael estava sentado neste restaurante em um canto.¨ Olá ¨ eu queria dizer, mas eu não iria incomodá-lo enquanto comia.

Após uma hora do jantar, eu senti um toque suave no ombro. Eu me virei e vi que era Michael. Em vez de atravessar a porta que estava perto de sua mesa do outro lado da sala, tinha mudado seu caminho por entre as mesas para vir e dizer ¨Olá!¨. Nós apertamos as mãos com muita sinceridade, e com seu modo calmo e tímido, disse: "Obrigado por criar a minha bela capa para o meu álbum".

Eu fiquei impressionado que este homem, a maior celebridade do período, tinha saído do seu caminho para atravessar a sala lotada. Pessoalmente para me agradecer. Todos os olhos do restaurante estavam sobre nós, mas eu não me importei.

Retratos do casamento

Fizemos a sessão na Trump Towers, em uma suite de Donald Trump. Na verdade, eles fecharam a 5th Avenue, em frente ao prédio porque não tem espaço suficiente na calçada para os fotógrafos. A rua encheu-se de fotógrafos. Eles tiveram de me esgueirar no meio do elevador de serviço. Após termos feito isso, eu estava preocupado com minha vida. Estas fotografias já valeriam muito dinheiro. Fechamos um laboratório inteiro de modo que poderíamos produzir as imagens em segredo.

Mais tarde, à noite, após eu ter criado as fotos exclusivas do casamento de Michael e Lisa, voltei para a sala de Donald Trump no Trump Towers, onde Michael e Lisa estavam hospedados. O objetivo era passar as fotos com o Michael. Era quase meia-noite, o técnico me perguntou se eu poderia esperar alguns minutos por Michael. Cerca de meia hora após ele chegou.

Desci do quarto mal iluminado e esperei, e notei um homem encostado a uma coluna no salão principal. Ele tinha um bigode e barba. Ele ficou me olhando o tempo todo. Achei que era um guarda de segurança, e eu perguntei a ele aonde Michael estava e quanto tempo isso levaria. Quando cheguei a cerca de dois metros dele, um leve sorriso veio no rosto seguido de uma risada. Era Michael disfarçado. Ele estava  apenas me observando. Isso lhe dá uma idéia de suas piadas e do seu lado brincalhão.

ET- o Extraterrestre


Fotografado por Zimmerman
Como Michael foi contratado por Steven Spielberg para contar a história do ET, de Steven Spielberg, Michael insistiu para que eu também fosse contratado para criar a capa do álbum, seu interior e a foto do cartaz. Naquela noite, após a sessão terminar, nos reunimos para discutirmos os detalhes. Levou algumas horas.

Michael abriu uma garrafa de vinho para ele e para mim. Depois de passar o filme e, em seguida, para relaxar e se sentir confortável, ele passou a ser muito honesto comigo no que diz respeito aos meios de comunicação e negatividade atual em relação a si mesmo. Ele tinha acabado de dar uma entrevista exclusiva com Diane Sawyer em uma excursão de seu complexo em Neverland, e senti que ele foi muito honesto com ela.

Ele disse que mesmo depois que foi ao ar, encontrou uma forma de degradar. Com lágrimas nos olhos, disse: "Eu realmente não sei mais o que fazer. Eu não sei como lidar mais com a mídia. Tudo o que eu estou dizendo isso me faz sofrer e ficar mal. Eu não sei o que dizer ou o que fazer " Ademais, o que me impressionou mais sobre esse encontro foi a sua profundidade.. foi a declaração mais importante para mim.

Michael foi muito mal interpretado. Eles falam sobre ele ser um pedófilo. Posso lhes dizer que não aconteceu. Ele era muito infantil. Eu achava que ele era suave como uma borboleta. Tudo que ele falava era sobre as futuras gerações de crianças, sobre o ambiente, a qualidade do ar. Seu problema era que ele tinha muitos seguranças ao redor dele. Muitas pessoas empurrando-o em todas as direções, e com segundas intenções.¨

Fonte: Thriller dickzimmerman.com / Popeater