O Fantasma da Ópera (01)


Michael Jackson estava interessado em estrelar uma versão
cinematográfica do musical O Fantasma da Ópera

¨Eu conheci o Michael quando ele veio para ver O Fantasma da Ópera em Nova York,  quando tinha acabado de abrir, em 1988. Ele estava claramente interessado na peça. Viu-o várias vezes e costumava vir nos bastidores, muitas vezes sem a comitiva que o acompanhou em torno de uma vida mais agitada.

A história começou com ele. Eu acho que ele tinha uma ligação com o músico da estória, aquele perfil torturado. Ele gostou da ideia de alguém que trabalha através da música e ter uma garota como uma musa muito intrigante - e amou que havia ilusão no show.

 Michael tornou-se interessado em aplicar o personagem do Fantasma em si mesmo, em uma versão cinematográfica do espetáculo. Nós conversamos muito sobre isso, mas era de forma informal e, no momento, eu senti que era demasiado cedo para se tornar um filme. Eu senti que o seu interesse em O Fantasma da Ópera era porque ele estava interessado em fazer algo teatral de si mesmo.

Ele era um ser altamente teatral. Eu me lembro dele me dizendo que tinha visto a peça Cats e como estava feliz porque a dança estava lhe proporcionando um retorno ao teatro. Ele certamente falou muito sobre o teatro, e quando ele passou em Londres, ele foi ver Oliver!. Claro, ele era um grande artista, mas ele encontrou a encenação toda de musicais extraordinários.

Vendo clipes de Thriller nas notícias esta semana lembrou-me do dançarino extraordinário que ele era. Ele realmente trouxe a dança e encenação ao mundo pop, através de seus vídeos e shows. Ninguém antes dele tinha feito nada muito parecido. Ele estava à frente do seu tempo com tudo o que ele fez.

Eu o vi algumas vezes em concertos de Thriller e foi provavelmente o melhor palco de eventos que eu já vi. Da minha perspectiva musical de teatro, pude ver que ele estava trazendo uma visão completamente nova sobre a dança para o palco. Uma tremenda quantidade do que ele estava fazendo, então você vê em musicais agora.

Musicalmente, Michael também foi diferente de todos antes dele. Foi inteligente em tomar o pop e usá-lo em formas originais, desenvolvendo-o teatralmente. É uma influência que está em toda parte hoje. Lembro-me de ouvir um álbum de Justin Timberlake e na audição notei a influência de Michael.

Os jovens ainda continuam ouvindo a sua música, porque muitas das suas canções são clássicas. Na história do pop, Thriller possivelmente se destaca mais que Sargent Peppers dos Beatles, está entre os melhores álbuns de todos os tempos. Da mesma forma, eu seria absolutamente capaz de colocar a Michael como o maior artista de todos os tempos. Eu vi a maioria das bandas de rock de topo, eu vi várias vezes Elvis, mas nos shows de Michael, seu carisma foi consumado. Muitos poucos cantores de rock tem essa qualidade.

Todo mundo estava tão ansioso para ver o que Michael ia fazer quando ele voltou para Londres. Do que eu estava ouvindo, ele estava indo para ultrapassar as fronteiras daquilo que eu já tinha visto em uma arena de rock. As dívidas, todos os processos em tribunal, e os problemas em que se meteu, foi tudo tão triste. Mas você pode provavelmente dizer já que sua música transcendeu tudo isso. Nada o vence. No final, a música sempre vai sobreviver.¨

Andrew Lloyd Webber 
Andrew Lloyd Webber é um compositor e produtor musical britânico oriundo de uma família de músicos, e por muitos considerado um dos compositores teatrais de maior renome do fim do século XX.

É autor de obras que tiveram grande êxito tanto na Broadway como em West End. Durante a sua carreira, produziu quinze musicais, dois filmes, entre outras obras, tendo acumulado ainda um grande número de honras e prêmios.

Fonte: http://www.telegraph.co.uk