Matéria publicada na L'Uomo Vogue / edição 2007


Edição L'Uomo Vogue - Outubro 2007 

Deixe-me apresentar, senhoras e senhores, eu sou um escritor, e minha atribuição é mostrar-lhes o que aconteceu no ensaio em que o Mago da L'Uomo Vogue fotografou o Rei do Pop, Michael Jackson, agradecimentos a Bruce Weber e editora Rushka Bergman , para o 25° aniversário de lançamento de Thriller, o álbum mais bem sucedido e o mais vendido no mundo inteiro.

14 de Setembro de 2007. De L.A. a New York, aqui estou. O porteiro abre a porta e Rushka Bergman -cabelos longos estilo jet-black, com óculos da Vintage anos 60 - sai e me dá boas-vindas com um cumprimento típico do europeu do leste: "Como você está, querido?"

Eu quero saber tudo o que aconteceu antes de minha chegada ao Four Seasons Hotel, poucos minutos antes de Michael Jackson.

22 de Agosto, Rushka fala a seu agente, Marek, sugerindo o ensaio fotográfico com Michael Jackson, a pretexto de se comemorar o 25° Aniversário do álbum Thriller. Prepara uma carta para o agente de Jackson, Raymone K. Bain. Nós veremos o que acontece em seguida.

2 de Setembro, Broadway, estava bem em frente ao Angelika Theater quando o telefone tocou. Era Raymone para confirmar o ensaio. "Oh meu Deus! Meus sonhos se tornaram verdade. Michael Jackson estará disponível nos 14.15.16 de setembro.¨

5 de Setembro. Felizmente para nós, Weber, que tinha trabalhos marcados para os 6 meses seguintes, estará disponível naqueles três dias. "Eu estava nervosa. Ele é como um deus a mim, então pensei, quem melhor do que ele para fazer ensaios de moda. Isso foi o bastante para me acalmar". É trabalho do editor de moda contratar o fotógrafo, cabeleireiro e maquiado e planejar as fotos.

Às vezes, essa parte é mais importante do que a escolha das roupas. "Para alguém que goste do meu trabalho, que conhece Engels e Marx, esta é a parte fácil. Michael ama o visual da Uomo Vogue, com camisas elegantes, clássicas, brancas e jaquetas pretas. Seu favorito é Roberto Cavalli, eles são grandes amigos... mas eu gosto de misturar e combinar. Esse é meu trabalho, realizar o que está na minha mente¨, disse Rushka.

06-13 de Setembro. Todos estavam confirmados. "Eu passei a semana inteira no telefone. Eu comecei com 300 looks de 62 estilistas, 178 pares de sapatos. Michael ama jaquetas militares do Burberry. Eu tinha pego roupas de cada estilista do mundo, Paris, Londres, New York, Milan. Ninguém disse não para nós. Para começar, eu usei uma camiseta incrível com¨paetês¨ que custava 8 libras! O Rei do Pop teve as melhores roupas do planeta!"

14 de Setembro, Four Season Hotel. Um dia antes do ensaio, Rushka estava nervosa, mas concentrada. Nós estamos em um táxi. Conosco, 20 cremalheiras de roupas. Nós pegamos tudo, exceto peles (de animal), Michael não gosta delas. Nós andamos pelo hotel, todos estavam lá ainda. Nós mesmos verificamos a segurança das jóias, eram 2 milhões em diamantes! "Eu vi o Michael pela primeira vez. Ele é sexy. Meu coração disparou. Depois que eu terminei, ele me disse: 'Rushka, eu gostei de tudo que você escolheu, por favor, Me ajude a me vestir?'

Michael veste um tamanho pequeno, como um modelo, Dior é perfeito para ele. Todos os outros requereram o ajuste mínimo. "Agora é a minha vez, eu tenho que deixar todos satisfeitos, o Michael Jackson, a revista, Weber, os estilistas, tudo sem comprometer meu estilo, minhas escolhas", diz Rushka. Uma vez de volta ao seu apartamento, ela se concentra nos looks para o ensaio. Mas uma vez na cama... Era duro dormir "Por toda a noite, me mantive acordada. Milhões de pensamentos em minha cabeça. Às 8 da manhã eu me preparei e fui para o set.

15 de Setembro, 10 da manhã, no set. Enquanto Kabuki faz a maquiagem e Bruce prepara tudo, Rushka começa dividir as roupas: jaquetas, calças, acessórios, sapatos. O primeiro look foi o escolhido para a copa: Terno Dior Homme, sapatos Prada: tudo preto! Colar JACOB&CO.... "Era uma parceria completa, enquanto eu selecionava algumas roupas, ele as colocava. Eu disse-lhe que este era o melhor, para mim poderia começar", diz Rushka. 3hs da tarde, Música de Mozart no fundo.

Uma energia positiva pairava no set, todos estavam concentrados, mas felizes ao mesmo tempo. É maravilhoso quando você tem pessoas que gostam do que fazem e estão tentando fazer algo acontecer... se a energia deles for verdadeira, algo acontece, não importa quanto tempo você espera. Mais cedo ou mais tarde, o momento mágico acontece. E aconteceu quando nós pusemos Thriller para tocar, todos começaram a dançar e então... De repente... "Hello".

Ele entrou no set; Michael Jackson posou na frente da câmera, olhou para nós e nos mostrou a dança que o fizera famoso! Era mágico. Após esse primeiro momento, não parou. Profissional, gênio, ele foi ele nos levando pela mão através de todo o ensaio. Deixou-nos entrar em seu mundo. E quando Jackson estava dançando, Bruce estava disparando os flashses. Um outro gênio!". 10hs da noite "Depois de 5 looks e centenas de fotos, nós terminamos o ensaio. Michael levantou-se e me disse: ¨Eu amo você, Baby". Então apertou minha mão e agradeceu todos, e eu no meio de todos. Nós o aplaudimos por aquilo que pareceu durar uma eternidade."

16 de Setembro. Um dia após o ensaio, Rushka se sente como uma pessoa diferente. "Eu senti que aprendi algo, como se algo tivesse acontecido em minha vida, algo que eu nunca esquecerei. Como se eu soubesse o que eu iria fazer para o resto da minha vida. Nada mau por uns dias de trabalho."

Veja também o ensaio fotográfico de Michael para a Luomo.

Transcrição do artigo de Roberto Croci & Weber.
Fonte: MJJ Forum